Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal vivo na Noruega e queria pedir a vossa opinião. Não estou a par de todos os impostos cobrados na venda de imóveis em Portugal. Comprei uma casa a um ano atrás por 100,000 e agora tenho a possibilidade de vender por 175,000 e visto que os meus planos de retornar a Portugal mudaram drasticamente queria perguntar se vale a pena fazer este negócio.

    -Eu dei 20% do valor ao banco e paguei todas as despesas da escritura. Qual a taxa máxima que eles me podem cobrar por pagar o crédito antecipadamente?

    - Quanto vou ter que pagar ao Estado sendo residente no estrangeiro e a casa está registrada como segunda habitação?

    Vale a pena vender? Quanto me vai sobrar? ( vou ter tb que pagar 5% a imobiliária que faz o negócio). Será que vou conseguir recuperar o valor já investido e mais algum?

    Agradeço de antemão quaisquer informações que me possam facultar para ajudar na minha decisão
  2.  # 2

    As mais valias são algo complexas mas considere como referencia uns 28% da metade da mais valia

    175000 (venda) -100000 (compra) - 8750 (comissao) - 1000 (outras despesas) = 65250 de mais valia

    conta para impostos metade das mais valias = 32625

    O imposto que vai pagar na sede de IRS vai depender das suas circunstancias mas será por volta de 28% ou seja
    32625 * 28% = 9135

    Em numeros redondos pagará cerca de 10 mil euros de imposto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia30
  3.  # 3

    Muito obrigado Luis! So queria pelo menos recuperar o investimento que fiz
  4.  # 4

    Colocado por: Livia30Muito obrigado Luis! So queria pelo menos recuperar o investimento que fiz


    O valor que coloquei é apenas uma referencia, pode ser mais ou menos, apenas dá uma ideia dos valores envolvidos. Há outras coisas a ter em conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia30
  5.  # 5

    Colocado por: LuisPereiraHá outras coisqas e ter em conta.

    Como o IVA da comissão
    :-))
    Concordam com este comentário: LuisPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia30
  6.  # 6

    obrigado. Como funciona isso do IVA da commissão pago isso sobre o valor do honorário?
  7.  # 7

    Veja as contas que o Luis lhe apresentou. É mais ou menos isso só falta a penalização do banco pela liquidação antecipada do empréstimo, penso que é 0,5% do capital em divida.
    Peloa valores que apresenta acho uma boa opurtunidade de se livrar desse apartamento com um bom ganho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia30
  8.  # 8

    Para esses valores, e dado o que indicou, e com a incerteza do que aí vem, eu avançava, certamente vai ter um bom lucro.

    O IVA da imobiliária é 23% sobre os 5%. O que se traduz em 10762€. Esse valor depois desconta para fins de mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia30
  9.  # 9

    Obrigado pelos comentarios. Sou muito grata
  10.  # 10

    Mas se tem uma imobiliária a ajudar eu não deixava de lhes cobrar esse trabalho e que apresentassem as continhas todas
  11.  # 11

    Colocado por: Livia30( vou ter tb que pagar 5% a imobiliária que faz o negócio)


    Não encontra uma imobiliária que cobre menos de percentagem?
  12.  # 12

    Colocado por: primaveraNão encontra uma imobiliária que cobre menos de percentagem?

    Depois de vendido?
  13.  # 13

    Colocado por: Picareta
    Depois de vendido?

    Mas já foi vendido? Não tinha entendido isso
 
0.0157 seg. NEW