Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      RRoxx
    • 9 setembro 2020

     # 21

    Colocado por: rjmsilvaLendo melhor, a sua insinuação tem uma certa graça, digna da melhor poesia de andaime.


    O que eu me rio com estas picardias de forum. poesia de andaime... o que esta gente se lembra.

    Voltem lá ao tema, o homem tem uma fachada em IPê maltratada, essa porra nem deveria de ser mexida por curiosos. Se tem ipê é porque gosta, não faz sentido ir trocar de material para imitações que podem nem resultar.

    Tente descobrir as marcas do que foi aplicado antes, não vale a pena ir a correr comprar produtos que depois podem nem ser compatíveis. Em principio terá sempre de actuar mecanicamente sobre o existente.
    Concordam com este comentário: Belhinho
    •  
      Mk Pt
    • 9 setembro 2020 editado

     # 22

    É por isto que não recomendo aplicar madeira no exterior.
    É muito giro na foto (em novo), é giro na casa dos outros (em novo), mas ter madeira exterior na nossa habitação requer manutenção bastante regular, ainda mais estando próximo do mar.

    É engraçado para a vista e para parecer bem, mas ao fim de uns anos a maioria das pessoas vai arrepender-se por meter madeira no exterior.
    A maioria das pessoas nem se dá ao trabalho de 1x por ano verificar/limpar caleiras e entupimentos na entrada dos tubos de queda, quanto mais andar a tratar madeira a cada 2/3 anos, com o gasto de € que isso representa.

    Isto não é critica ao ruben02 ou outra pessoa em particular, é apenas constatar que soluções que requerem manutenção elevada é algo que a grande maioria das pessoas não quer despender nem tempo e nem dinheiro, mesmo que no inicio (em fase de projecto/casa nova) não tenham noção disso mesmo.


    Colocado por: ruben02
    Assim, pedia aos entendidos para aconselharem qual a melhor solução para ter a madeira de ipê em bom estado durante o maior período de tempo possível.

    Eu aconselho a estudar alternativas, falar com o arquitecto, e retirar a madeira e colocar materiais/revestimentos duráveis.

    O gasto que vai ter agora será dinheiro (e tempo/chatices) que vai poupar no futuro.

    Por melhor material que aplique e mais dinheiro que gaste para tratar essa madeira, no intervalo entre pinturas exteriores da casa (estimando que a pintura dura 10 anos), vai ter que montar andaimes e tratar a madeira pelo menos 2 vezes, e isto é já a contar com bons materiais/tratamento feito à madeira.
    Isto se não quiser ter a madeira nesse aspecto 'vergonhoso' com que já está.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Pedro Barradas
  1.  # 23

    Colocado por: JoelMsó em portugal é que a madeira no exterior é um problema... porque não se sabe escolher madeira...

    https://www.russwood.co.uk/cladding/weathering/


    E preciso aceitar a madeira o resto é fácil, as pessoas querem comprar um produto que dure 500 anos e sem manutenção , isso não existe.
  2.  # 24

    Colocado por: ruben02Viva,

    Possuo uma moradia há 8 anos com um enorme painel de parede em ipê assim como o revestimento das varandas.
    Neste tempo, a madeira já foi tratada 3 vezes, as duas primeiras com intervalo de 1 ano recorrendo a um produto à base de óleo que nunca aguentou muito tempo. O último tratamento foi feito há 4 anos com um produto à base de 2 componentes. Este, manteve a madeira com bom aspeto durante cerca de 3 anos. Não sei especificar as marcas de nenhum deles.
    Como se pode ver nas fotos, as partes viradas a oeste (mais soalheiras) estão secas e esbranquiçadas. As partes mais protegidas, inclusivé o painel, estão em bom estado. Moro a cerca de 1,5km da praia.
    A opção por madeira foi por motivos estéticos e sabia que necessitaria de alguma manutenção. No entanto, pensava que os produtos existentes garantiriam um grande espaçamento entre manutenções. Será o "grande espaçamento" os tais 3 anos que o último produto aguentou ? :)
    Assim, pedia aos entendidos para aconselharem qual a melhor solução para ter a madeira de ipê em bom estado durante o maior período de tempo possível.

    Obrigado a todos.
    Ruben Vasconcelos
      IMG_8776.jpg
      fotografia2 (Medium).JPG

    Se fosse eu raspava/ lixava e dava liquido para proteger madeira exterior.
    Depois passava a dar só liquido na primavera e no outono. Vai ver que essa madeira ganha vida.
    Nao há belrza sem trabalho. Isso é como os decks. Tem de dar tratamento duas vezes ao ano. Caso contrario é para deitar fora.
  3.  # 25

    O problema é o acesso à madeira, não é muito fácil.
  4.  # 26

    Colocado por: rjmsilvaO problema é o acesso à madeira, não é muito fácil.

    Pois.
  5.  # 27

    portem-se bem mas é... falem de construção, ou não, mas deixem-se de mer#as

    por acaso escapou-me esse comentário, mas se tivesse visto teria o banido... O topico em questão foi apagado pelos vistos por isso nao deixem que isso transborde para cá .. quem fez esse comentario devia era tomar o facto de o tópico ter sido moderado como aviso.

    mas vou ficar de olho.
  6.  # 28

    agora se houver mais input relacionado com o tópico em questão agradecia, senão podem parar por aqui
    • sbcnv
    • 16 setembro 2020 editado

     # 29

    Colocado por: ruben02Viva,

    Possuo uma moradia há 8 anos com um enorme painel de parede em ipê assim como o revestimento das varandas.
    Neste tempo, a madeira já foi tratada 3 vezes, as duas primeiras com intervalo de 1 ano recorrendo a um produto à base de óleo que nunca aguentou muito tempo. O último tratamento foi feito há 4 anos com um produto à base de 2 componentes. Este, manteve a madeira com bom aspeto durante cerca de 3 anos. Não sei especificar as marcas de nenhum deles.
    Como se pode ver nas fotos, as partes viradas a oeste (mais soalheiras) estão secas e esbranquiçadas. As partes mais protegidas, inclusivé o painel, estão em bom estado. Moro a cerca de 1,5km da praia.
    A opção por madeira foi por motivos estéticos e sabia que necessitaria de alguma manutenção. No entanto, pensava que os produtos existentes garantiriam um grande espaçamento entre manutenções. Será o "grande espaçamento" os tais 3 anos que o último produto aguentou ? :)
    Assim, pedia aos entendidos para aconselharem qual a melhor solução para ter a madeira de ipê em bom estado durante o maior período de tempo possível.

    Obrigado a todos.
    Ruben Vasconcelos
      IMG_8776.jpg
      fotografia2 (Medium).JPG


    A madeira vai sempre criar patina. Eu deixaria cinzento, aliás o arquitecto já devia ter feito em conta isso ficar cinzento.

    E como os edifícios em nova Iorque os telhados serem ao início castanhos mas depois ficarem verdes. A estátua da liberdade idem. A cor verdadeira e castanha, o verde e a patina do cobre.

    Relativamente a produtos, o CUTEK EXTREME e talvez o melhor, para hidratar isso e proteger mas mesmo assim 3 anos e o melhor que consegue.

    Sendo superfície vertical, diria que consegue uns 5-7 anos, mas só se levar pigmento semi sólido, mas aí para que o ipê se vai esconder com pigmento.

    Mas fosse eu, aplicaria apenas óleo transparente de forma a impermeabilizar e deixava ficar a patina. Mais barato e não precisava andar a fazer manutenção tanta vez. O ipê mesmo não estando protegido e tão denso que aguenta 50 anos a vontade ainda para mais superfície vertical.

    Eu acho bonito ipê com patina
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      0b7bcefb6a18ceb52d5b185d63ec0931.jpg
    •  
      Mk Pt
    • 16 setembro 2020

     # 30

    Colocado por: JoelMNão vai resolver o problema da maadeira que colocou, mas para futuros Do que queiram colocar madeira que não necessite de tratamento / manutenção, ficam aqui vários exemplos.
      IMG_20200916_095940-01.jpeg


    Preço m2 disso, para aplicar em Portugal?
  7.  # 31

    Também acho que se calhar, com as condicionantes todas, o ideal será afinal, assumir a coisa e fazer isto:

    Colocado por: sbcnvMas fosse eu, aplicaria apenas óleo transparente de forma a impermeabilizar e deixava ficar a patina. Mais barato e não precisava andar a fazer manutenção tanta vez. O ipê mesmo não estando protegido e tão denso que aguenta 50 anos a vontade ainda para mais superfície vertical.
  8.  # 32

    Sem dúvida. Até da para ter as duas coisas. Deixa cinza e um dia quando se fartar, trata novamente e até parece que instalou uma nova, e não e preciso lixar, basta um ácido oxslico e fica como novo
 
0.0225 seg. NEW