Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um dos estores eléctricos aqui de casa em curto circuito. Uma das ripas saiu do lugar e danificou bastante os fios elétricos. A minha dúvida tem mais a ver com a instalação dos estores e com a qualidade da mesma... Como prevenir que uma situação semelhante volte a ocorrer neste ou noutro estore? Obrigado desde já pela atenção.
      IMG_20200908_112747.jpg
      IMG_20200908_124258.jpg
      IMG_20200908_124313.jpg
  2.  # 2

    Porque isso está mal feito, a passagem de cablagem está no pior sitio possível.

    O estore não têm culpa nenhuma.

    Tem de refazer as ligações e alterar a passagem de cablagem no ponto de contacto com os estorees.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jah345
  3.  # 3

    Onde é que os cabos devem então passar? Já é o segundo estore que me entra em curto circuito, o eletricista põe as culpas no tipo dos estores e vice versa...
  4.  # 4

    Colocado por: Jah345Onde é que os cabos devem então passar? J


    Quem passou os cabos?
  5.  # 5

    Colocado por: Nelhas

    Quem passou os cabos?


    Foi o eletricista.
  6.  # 6

    Colocado por: Jah345
    Foi o eletricista.


    Pergunte-lhe se quando passa cablagem entre vãos de portas, também os passa de forma a ficarem cortados se fecharmos a porta com força.
    Ou se espera que nunca ninguém a feche.

    Ai é igual.
  7.  # 7

    Havia aí um tópico que falava de umas peças para prender as réguas dos estores umas às outras criando um travamento.. mas as tais peças acho que são quase impossíveis de encontrar.
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpiresHavia aí um tópico que falava de umas peças para prender as réguas dos estores umas às outras criando um travamento.. mas as tais peças acho que são quase impossíveis de encontrar.


    Só cortou porque o cabo tá passado a maneira da deixa andar Lda.
  9.  # 9

    Colocado por: Nelhas

    Só cortou porque o cabo tá passado a maneira da deixa andar Lda.

    Tem algum exemplo de como deveria estar?
    Pelas fotos dá-me a entender que as réguas dos estores deslizaram e foram apanhar o cabo.. mas eu também não percebo nada do assunto, já mexi muitas vezes em estores, mas dos antigos e manuais.
  10.  # 10

    Colocado por: rjmpires
    Tem algum exemplo de como deveria estar?
    Pelas fotos dá-me a entender que as réguas dos estores deslizaram e foram apanhar o cabo.. mas eu também não percebo nada do assunto, já mexi muitas vezes em estores, mas dos antigos e manuais.


    Tive aqui um amigo a olhar para isto e também me falou na possibilidade de pôr umas réguas, para não deixar deslizar as ripas dos estores. Daí ter ficado na dúvida se quem deu barraca foi o gajo dos estores, que não acautelou a dança das ripas na parte superior, ou o eletricista, que deixou os cabos demasiado compridos. Provavelmente os dois deviam ter feito um serviço mais profissional.
    • Nelhas
    • 9 setembro 2020 editado

     # 11

    Os cabos devem sempre ser passados e colocados de forma a não interferir com aquilo que servem.

    E isso é trabalho do electricista.
    Não é para aqui chamado o homem dos estores.

    Conforme coloco na foto, e sem ter acesso ao sitio para melhor analise, a cablagem devia ter sido passada ou no fundo falso aparente que existe dando somente entrada na zona de funcionamento do estore em comprimento mínimo para ligação, ou de forma a não estar sujeito aos batentes das laminas.

    Sempre em posição superior de forma a contornar as réguas.
      IMG_20200908_1127472.jpg
  11.  # 12

    Concordo que o cabo não me parece estar colocado da melhor maneira, no entanto, a julgar pela foto, parece que se estivesse a passar pelo furo lateral, da forma como está essa régua o resultado ia ser o mesmo.
    Concordam com este comentário: mica, rjmpires, RRoxx
  12.  # 13

    Colocado por: NelhasOs cabos devem sempre ser passados e colocados de forma a não interferir com aquilo que servem.

    E isso é trabalho do electricista.
    Não é para aqui chamado o homem dos estores.

    Conforme coloco na foto, e sem ter acesso ao sitio para melhor analise, a cablagem devia ter sido passada ou no fundo falso aparente que existe dando somente entrada na zona de funcionamento do estore em comprimento mínimo para ligação, ou de forma a não estar sujeito aos batentes das laminas.

    Sempre em posição superior de forma a contornar as réguas.
      IMG_20200908_1127472.jpg

    Só se o cabo passasse no centro do motor é que não era apanhado pelas réguas mas infelizmente os motores não trazem o cabo preparado para isso.
  13.  # 14

    Colocado por: rjmpiresSó se o cabo passasse no centro do motor é que não era apanhado pelas réguas mas infelizmente os motores não trazem o cabo preparado para isso.


    Pela foto, bastava o cabo passar por trás e tirar as medidas exactas ao ponto de ligação.
    Abrir furo exactamente onde o cabo liga.

    Coloca o centro no sitio com as pontas do cabo ja passadas.
    Ou faz um ponto de ligação do motor as costas de fundo falso com tampa embutida e liga lá, ficando com acesso para intervenção.

    Existem 7000 maneiras de fazer aquilo de forma correcta , com mais ou menos imaginação e trabalho.

    O que está nas fotos é uma vergonha de trabalho.
    Concordam com este comentário: STUNTMAN
  14.  # 15

    Na minha opinião a culpa é do empreiteiro .Isto é falta de coordenação. O electricista quando põe o tubo só lá está a caixa e não faz ideia onde ficará o motor só sabe de lado fica. Na maior parte nem chega a conhecer o gajo dos estores. Se houver coordenação de obra decente estas coisas não acontecem.
  15.  # 16

    Colocado por: Jah345Boa tarde,

    Tenho um dos estores eléctricos aqui de casa em curto circuito. Uma das ripas saiu do lugar e danificou bastante os fios elétricos. A minha dúvida tem mais a ver com a instalação dos estores e com a qualidade da mesma... Como prevenir que uma situação semelhante volte a ocorrer neste ou noutro estore? Obrigado desde já pela atenção.
      IMG_20200908_112747.jpg
      IMG_20200908_124258.jpg
      IMG_20200908_124313.jpg
    Meu caro, o problema resulta da má aplicação do estore. O que não pode acontecer de forma alguma é esse desajuste das laminas. O enrolamento e vice versa tem de acontecer em todo o curso sem qualquer movimentação lateral das lâminas, até porque se encrava dentro das calhas provoca esforço e queima do motor.
    Normalmente o que provoca o deslizamento das láminas é o eixo mal nivelado isto se não houver empenos.
    Se não corrigir, até pode meter uma chapa lateral a proteger o cabo elétrico, mas o estore vai continuar a funcionar mal.
    Um dos sintomas deve ser ruído de contacto em operação. Seja nas calhas seja dentro da caixa, com lâminas fora do sítio o funcionamento não é silencioso. Ora confira lá nos que estão a funcionar bem e já agora espreite para dentro da caixa com o estore a funcionar para verificar o equilíbrio.
    • Anaa
    • 21 setembro 2020

     # 17

    E isto deve-se a quê? Uns estão assim a descer/subir "desequilibrados" outros têm réguas "coladas".
      IMG_20200921_091530.jpg
      IMG_20200921_091948.jpg
    •  
      RRoxx
    • 21 setembro 2020 editado

     # 18

    Normalmente isso é mau nivelamento, pode ser na soleira ou nas calhas, ou então alguma peça que prende algures e faz torcer as laminas.

    Tem algum som estranho associado (tipo metal a estalar ou a ranger)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anaa
    • Anaa
    • 21 setembro 2020 editado

     # 19

    Colocado por: RRoxxNormalmente isso é mau nivelamento, pode ser na soleira ou nas calhas, ou então alguma peça que prende algures e faz torcer as laminas.

    Tem algum som estranho associado (tipo metal a estalar ou a ranger)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anaa


    Ranger e estalar sim, como nunca tive estores eléctricos não sei qual é o som normal mas efectivamente achei muito barulho e até mesmo alguma "resistência" a descer

    Se for desnível das soleiras será mais complicado...
  16.  # 20

    Ranger e estalar é normal até certo ponto
 
0.0233 seg. NEW