Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      RRoxx
    • 11 setembro 2020

     # 21

    BIM para moradias de comum mortal... enfim pode ser. Não era suposto usar canhões para matar mosquitos pois não?
  1.  # 22

    Colocado por: andrediasNão é uma exigência, tal como referi acima apenas algo que gostaria de explorar um pouco mais, quase por curiosidade, por me parecer que eventualmente se tornará mais comum.
    neste momento é extremamente comum, diria que se nao estiver nos 50% de gabinetes a usar BIM de uma forma ou outra não andará longe. (vou incluir o sketchup neste lote por ser uma ferramenta que embora nao seja bim tem a componente 3d)

    Colocado por: andrediasais costumam trabalhar e que também já usam BIM. Isto permitiria detetar e ajustar qualquer incompatibilidade que surja.
    um bom arquitecto/coordenador faz isso sem o BIM, mas está correto no que diz que facilita certs tarefas..

    eu gosto de usar bim.. mas também gosto de trabalhar no estirador.. ou com x-actos e cola .. e no final do dia se servimos bem o cliente e fizermos um bom trablhao tanto vale com que ferramento o fizemos
    • NLuz
    • 11 setembro 2020

     # 23

    Colocado por: antonylemosconheço um excelente arquitecto que nunca pegou em cad e continua a trabalhar no estirador, produz obras de elevadíssima qualidade.. esse preconceito que vc tem sobre o 2D, e mesmo sobre o trabalhar no estirador (coisa que eu ainda por vezes faço dependendo do projecto) está errado.. a prova está no facto de esse tal arquitecto já ter um pritzker no bolso e um sem numero de prémios internacionais...


    Não tenho nada contra o 2D, mas o presente e o futuro não passa por aí...

    Sou um apaixonado pela fotografia, gosto, faço fotografia mas sempre com máquina digital.
    Não volto para o analógico, a relação custo/tempo/ benefício já não compensa 😉

    Agora conheço fotógrafos que continuam no analógico e fazem trabalhos fantásticos, mas cada vez mais se vao extinguindo.
    Como os Dinossauros 😀
  2.  # 24

    Colocado por: RRoxxBIM para moradias de comum mortal... enfim pode ser. Não era suposto usar canhões para matar mosquitos pois não?
    um gabinete que estehja a funcionar com bim nao vai usar cad por ser uma casa pequena ou grande..
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, NLuz
    •  
      CMartin
    • 11 setembro 2020 editado

     # 25

    Acham que pode haver despersonalização da arquitectura ("residencial"), passando do estirador para trabalhar em programas como BIM ? Acham que se pode perder alguma coisa, pelo caminho, nesta mecanização ?
  3.  # 26

    Colocado por: antonylemose o sistema como se trabalha cá não permite tal coisa.. quem pagaria? cá o costume é projecta-se a arquitecta e submete-se entretanto trabalha-se nas especialidades.. quem iria andar a corrigir depois a estrutura uma vez aprovada para refletir as especialidades.?

    esta forma de trabalhar para mim nuca fez muito sentido mas é o prato do dia. os DO com pressa e tal... no final a coordenação é mesmo só no termo..

    Existindo um projeto de execução, é feito esse trabalho. Numa primeira instância submete-se o projeto de licenciamento das especialidades de engenharia, depois em execução é tudo coordenado e compatibilizado e todos os projetos corrigidos para refletir essas alterações. Só nessa altura é que são elaborados os mapas de quantidades e condições técnicas.

    Claro que isto envolve tempo, e os donos de obra têm de estar dispostos a pagar por esse tempo e não querer entrar em obra 1 semana depois de aprovados os projetos na Câmara. Mas assim há efectivamente uma maior garantia de as coisas serem bem pensadas e realizadas.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 27

    Colocado por: CMartinAcham que pode haver despersonalização da arquitectura ("residencial"), passando do estirador para trabalhar em programas como BIM ?
    não, o BIM até permite uma liberdade de expressão elevada.. mais que o uso de CAD. possivelmente menos que o desenho à mão.. mas nada é perfeito.



    Colocado por: fredcunhaExistindo um projeto de execução, é feito esse trabalho.
    falou bem, existindo um PE... mas o normal é não haver.
    Concordam com este comentário: NLuz
    •  
      RRoxx
    • 11 setembro 2020

     # 28

    Mas estamos a falar de Bim em que lá está tudo, desde a estrutura á tubagem aos acabamentos ou só para fazer uns 3D's que depois nao dizem nada?

    BIM sim sr, se for usada em junção com todas as especialidades e quando se justifica.

    Obviamente quanto mais pormenorizado e compatibilizado o projecto melhor. Acho que sim, agora depois disso só falta os arquitectos fazerem mapas de quantidade bem definidos sem uma unica linha a dizer "a estudar com empreiteiro" ou "caso seja possivel" ou equivalentes.
  5.  # 29

    Colocado por: RRoxxsó falta os arquitectos fazerem mapas de quantidade bem definidos sem uma unica linha a dizer "a estudar com empreiteiro" ou "caso seja possivel" ou equivalentes.
    na verdade a maioria (eu incluido) nao têm pachorra pra isso... para isso servem os medidores orçamentistas
  6.  # 30

    Colocado por: RRoxxagora depois disso só falta os arquitectos fazerem mapas de quantidade bem definidos sem uma unica linha a dizer "a estudar com empreiteiro" ou "caso seja possivel" ou equivalentes.

    Como se os engenheiros naõ façam a mesma coisa ou pior.. com omissões brutais quanto aos trabalhos dependentes da especialidade em concreto..
    A"boca" tem de ir para ambos os lados... e valores globais nas especialidades, é mato...remetendo para as peças de projecto... porra!!! depois anda aqui o escravo a emiufrar aquilo para ver se há o minimo de omissões possiveis e as decorrentes reclamações...
    quanto ao equivalente, para obras publicas é um dos dados adquiridos.
    •  
      RRoxx
    • 11 setembro 2020

     # 31

    Não pode é ser o empreiteiro a definir.

    Até se podem fazer os BIMS que se quiserem, é mais giro, depois se só entra o porco e continua a não sair o chouriço não vale de nada.

    Quantas vezes nem a porra de um mapa de vãos desenham...
  7.  # 32

    Colocado por: RRoxxQuantas vezes nem a porra de um mapa de vãos desenham...

    Desenhar a´te desneham..ate com desenhos a mais.. mas o fundamental, a definição das características tecnicas, vidros, ferragens e etc que os vão deveter.. está quieto. Muitos nem sabem o que es~tao para a li a meter... nem seuer compatibilizado muitas vezes com a acustica, com a SCIE, termica, etc... Bom mas não estamos a falar de moradias.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  8.  # 33

    Colocado por: antonylemos
    falou bem, existindo um PE... mas o normal é não haver.
    Concordam com este comentário:NLuz

    Obviamente que falar em projetos em BIM sem projeto de execução... É simplesmente stand-up comedy.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  9.  # 34

    Colocado por: fredcunha
    Obviamente que falar em projetos em BIM sem projeto de execução... É simplesmente stand-up comedy.
    Concordam com este comentário:RRoxx
    sim, e não. na verdade o BIM tem mais valias que nao existem no formato 2D.. é muito parecido com trabalhar com maquetas.. e tem a vantagem de nao perderews tempoo em desenhar cortes e alçados.. se já tiveres uma boa biblioteca é bastante prático.. mas tambem por outro lado não estás a tirar proveito do potencial todo do programa... mas como qq ferramenta, se servir o propósito não vejo mal nisso. eu posso ter um martelo de carpinteiro e somente usá-lo para arrancar pregos.

    quantos daqui que usam autocad aproveitam a 100% o potencial do programa? apostava que ninguem. eu uso muito e devo usar 10% tem tanta coisa que nunca usei e menus que nunca abri tal como no Revit..
  10.  # 35

    Vi agora que tinham adicionado um tópico não igual mas algo semelhante.

    Sou arquiteto, de santa maria da feira, e trabalho em BIM. Procuro também contatos de empreiteiros e engenheiros que trabalhem em BIM, nomeadamente, em Archicad também perto desta zona geográfica.
  11.  # 36

    empreiteiros que lidam com BIM quase de certeza vão usar solibri ou programas similares para ler a informação e não archicad!


    É isso também que procuro saber, no outro tópico colocado, outros tipo de softwares de gestão de obras que se estão a utilizar por engenheiros e empreiteiros.
  12.  # 37

    Colocado por: JoelM

    o mais comum é o solibri porque faz a junção de todos os modelos BIM (arquitectura e engenherias) e faz controlo de colisões automáticamente!


    Faz também orçamentação?
 
0.0205 seg. NEW