Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal!
    Tenciono adquirir um imovel o mesmo tem licença de utilisação de serviços (é um escritorio) mas pretendia alterar para habitaçao, isso é possivel???? Como procedo?
    Posso alias viver no escritorio, pois tem condiçoes de habitabilidade, isso não é um problema, mas será ilegal aos olhos da lei???
    E para arrendar (seja como escritorio seja como habitação), também será possível??
    Desde ja o meu obrigado pela vossa atenção!!!
  2.  # 2

    Tem que obter a aprovação e 100% dos condóminos do edifício.
    Depois contratar um arquitecto para instruir o processo na Câmara Municipal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberti
    • NLuz
    • 14 setembro 2020

     # 3

    Possível é...mas tb difícil, então e dependendo da câmara pior.

    Já lhe responderam acima os primeiros passos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberti
    • size
    • 14 setembro 2020

     # 4

    Colocado por: albertiBoas pessoal!
    Tenciono adquirir um imovel o mesmo tem licença de utilisação de serviços (é um escritorio) mas pretendia alterar para habitaçao, isso é possivel???? Como procedo?


    -Obter o acordo unânime dos condóminos prédio.
    -Projecto de Arquitectura
    -Licenciamento do Projecto
    -Obras de adaptação
    - Nova Licença de utilização
    -Escritura de alteração da propriedade horizontal
    -Novos registos na Matriz
    -Novos registos na Conservatória

    Parece-me ser tudo :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberti
  3.  # 5

    Colocado por: size-Projecto de Arquitectura

    E especialidades

    Colocado por: sizeParece-me ser tudo :)

    Coisa pouca
    :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberti
  4.  # 6

    O actual escritório está num prédio em propriedade horizontal?
    É em que piso, no r/c?
    Por acaso tem alguma planta do imóvel? Já dava para ajudar um bocadinho mais.
  5.  # 7

    Obrigado a todos, essas dicas são muito úteis!!!!
    E se uma pessoa viver num escritorio ou numa loja durante uns tempos, isso é ilegal???
    Obrigado!!!
    Bem- haja
    • size
    • 14 setembro 2020

     # 8

    Será ilegal utilizar um espaço como habitação, se, para tal não tiver as devidas condições sob licenciamento.
    Mas, se colocar uma cama para dormir, ninguém irá fiscalizar isso...
    Concordam com este comentário: alberti
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulo_pereira, alberti
  6.  # 9

    E já agora, tendo a LAU de serviços, pode prestar serviços de aluguer para estadia de estudantes? Fazer 2 ou 3 estúdios com sofá/cama e secretária, uma copa e uma IS...
    • size
    • 15 setembro 2020

     # 10

    Colocado por: RUIOLIE já agora, tendo a LAU de serviços, pode prestar serviços de aluguer para estadia de estudantes? Fazer 2 ou 3 estúdios com sofá/cama e secretária, uma copa e uma IS...



    Por analogia, poderemos também alterar o interior de uma oficina e arrendar como alojamento a estudantes.
    Como se vai adquirir o estatuto de habitação para tal espaço ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  7.  # 11

    Colocado por: RUIOLIE já agora, tendo a LAU de serviços, pode prestar serviços de aluguer para estadia de estudantes? Fazer 2 ou 3 estúdios com sofá/cama e secretária, uma copa e uma IS...


    lolol. obviamente que não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • RUIOLI
    • 15 setembro 2020 editado

     # 12

    Colocado por: Pedro Barradaslolol. obviamente que não.


    As residências de estudantes que estão a fazer por Lisboa que nem cogumelos, qual é a utilização que possuem na LAU?

    Uma que conheço era um edifício de escritórios....
  8.  # 13

    Não sei... hoteleiras, Escolares, habitacionais? depende do enquadramento da residencia...

    olhe leia aqui:
    https://casa.sapo.pt/noticias/maior-residencia-universitaria-da-u-hub-vai-surgir-na-alta-de-lisboa/?id=26641
  9.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasNão sei... hoteleiras, Escolares, habitacionais? depende do enquadramento da residencia...


    Habitação?
    Comércio?
    Serviços?

    Pelo que me disseram, estava como serviços, continua após as obras como serviços...
  10.  # 15

    habitacional... leia o artigo.. ate a as minutas do arrendamento seguro para fins de resisdencia universitaria temporária, mencionam que a LAU terá de ser para fins habitaconais.
 
0.0180 seg. NEW