Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Já conseguiu instalar o shelly 1, tenho um no meu portão e além do shelly tenho um sensor magnético que me permite saber se o portão está aberto ou fechado ligado no shelly e também o interruptor de parede para usar inloco.
    • eu
    • 26 fevereiro 2021

     # 22

    Boas,

    Finalmente comprei um Shelly EM para medir os meus consumos elétricos. Fiz a instalação, mas agora os valores de consumo aparecem com valores negativos.

    Não troquei as cores dos fios dos sensores e instalei os sensores com a seta no sentido que julguei correto, ou seja a seta no sentido de fora (do fornecedor) para dentro (para a rede da casa).

    O que fiz errado? Isto tem alguma influência na medição ou a única diferença é o sinal de menos (-) ?

    Se trocar a ordem dos fios dos sensores, resolve o problema? (não é fácil agora trocar o sentido dos sensores, pois estão numa zona muito complicada do quadro elétrico.
  2.  # 23

    Pois, a ligação da pinça está invertida, vira-a.
    Ou tens produção fotovoltaica superior ao consumo?
  3.  # 24

    deduzo que não tenhas confundido o +- (vermelho/preto) e que também não tenhas painéis fotovoltaicos.
    se assim for pode a pinça vir de fabrica invertida. é trocar o sentido...
    • eu
    • 26 fevereiro 2021 editado

     # 25

    Não, não troquei as cores. Verifiquei agora mesmo, o vermelho está no positivo e o preto no negativo. Também (ainda) não tenho painéis fotovoltaicos, mas com os consumos "em vazio" que estou a observar, acho que rapidamente os vou colocar.

    A minha questão é: se em vez de trocar o sentido das pinças (porque é uma trabalheira) trocar os dois fios (ligo o vermelho ao negativo e o preto ao positivo) o efeito não será o mesmo?
    • eu
    • 26 fevereiro 2021

     # 26

    Outra coisa que me está a intrigar é o fator de potência. Este valor não me parece normal.


    • eu
    • 26 fevereiro 2021

     # 27

    Isto leva-me à seguinte pergunta: aquele valor de 358W é a potência ativa, certo?

    É a potência que realmente é medida e cobrada pelo operador, certo?
  4.  # 28

    358W é a conta que o medidor faz com a tensão e corrente medidas no momento.
  5.  # 29

    Colocado por: euOutra coisa que me está a intrigar é o fator de potência. Este valor não me parece normal.


    O fator de potência varia entre -1 e 1, portanto, é normal esse valor. O ideal dizem será um valor perto de 1
    • eu
    • 26 fevereiro 2021 editado

     # 30

    Colocado por: rjmpires358W é a conta que o medidor faz com a tensão e corrente medidas no momento.

    Sim, mas se a tensão e a corrente estiverem desfasadas ( o que acontece com cargas indutivas ou capacitivas ) as contas não são lineares.

    Mas já descobri que de facto aquele valor é a potência activa.

    Quanto ao factor de potência, eu tenho que verificar o que está a provocar este valor tão baixo. Desconfio que será uma placa de indução.
    • eu
    • 27 fevereiro 2021

     # 31

    Bastou trocar a ordem dos fios (colocar o vermelho onde o manual diz para colocar o preto e vice-versa) para resolver esta questão.

    Portanto, trocar os fios faz o mesmo que inverter o sentido das pinças.

    Fica aqui esta informação, pode ser útil a alguém que tenha o mesmo problema.
    • eu
    • 3 março 2021 editado

     # 32

    Estou aqui com um "problema" estranho, tanto na app Shelly como no portal Cloud.

    Na view diária de consumos tudo parece estar bem, mas quando passo por exemplo para a view semanal, os consumos dos dias anteriores não aparecem corretos, aparecem valores mais baixos que aqueles que tinham sido vistos na view diária.

    Será um bug, ou está-me a escapar alguma coisa?

    Edit: agora parece que já aparecem bem, deve ter sido um bug qualquer na cloud deles que entretanto corrigiram.
  6.  # 33

    Colocado por: euSerá um bug, ou está-me a escapar alguma coisa?


    Também reparei nisso. Julgo ser apenas por causa de como são calculadas as médias.
    A média é calculada para cada intervalo, e os picos das views com mais resolução tendem a ser amortecidos.

    Eu estou a enviar os dados para uma InfluxDB e fazer os meus gráficos em Grafana e acontece o mesmo.
    • eu
    • 3 março 2021 editado

     # 34

    Pronto, já percebi a coisa.

    Na view diária, como mostram as últimas 24 horas e não o consumo daquele dia, o consumo total que é mostrado engloba períodos de dois dias diferentes.

    E em certas horas, o consumo das últimas 24 horas é superior ao consumo tanto do dia anterior como do dia em questão.
    • eu
    • 22 março 2021

     # 35

    Afinal sempre havia mesmo um bug na visualização dos consumos dos últimos dias.

    Após várias mensagens para o apoio da Shelly, eles lá conseguiram resolver o problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  7.  # 36

    Boas , nao queria comecar um topico novo pode ser que voces me ajudem

    Alguem na zona de Sintra que faca instalacao de Shelly? alguma recomendacao ?

    Coisa simples , instalacao de Shelly para os estores e algums Shelly 1 nas pomadas electricas no interior da casa para as luzes do exteriores, shelly para um portao electrico e para as luzes da piscina.

    Eu por norma instalo mas nao vivo em Portugal.


    Antonio
  8.  # 37

    Ja resolvi a situacao , agora so falta o electricista treinar em casa com os Shelly que lhe enviei hoje.


    Antonio

    Colocado por: AntonioconceicaoBoas , nao queria comecar um topico novo pode ser que voces me ajudem

    Alguem na zona de Sintra que faca instalacao de Shelly? alguma recomendacao ?

    Coisa simples , instalacao de Shelly para os estores e algums Shelly 1 nas pomadas electricas no interior da casa para as luzes do exteriores, shelly para um portao electrico e para as luzes da piscina.

    Eu por norma instalo mas nao vivo em Portugal.


    Antonio
  9.  # 38

    Colocado por: AntonioconceicaoJa resolvi a situacao , agora so falta o electricista treinar em casa com os Shelly que lhe enviei hoje.


    Antonio



    Qualquer eletricista curioso, entende isso perfeitamente.

    Eu dei ao meu os meus para montar com o esquema de ligações e ele montou tudo certinho!

    Penso que o portão não será dificil de fazer tambem.
    Concordam com este comentário: Antonioconceicao
 
0.0210 seg. NEW