Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Pretendo iniciar obras de restauro em casa anterior a 1950, cujas paredes exteriores são em pedra (cerca de 50cm), estando atualmente rebocadas. A casa esteve inabitada e fechada vários anos, sem terem sido executadas obras de manutenção. Após uma 1ª análise, apresenta infiltrações sobretudo na parede da frente e a estrutura de madeira do telhado a precisar de intervenção/substituição total, assim como substituição da caixilharia. O resto serão arranjos interiores.
    Agradecia a vossa ajuda/opinião sobre melhor forma de solucionar as infiltrações, nomeadamente que solução escolher tanto para o telhado para ter melhoria ao nível do isolamento, quer ao nível das paredes exteriores - capoto VS solução pelo interior (caixa de ar +lã mineral +pladur)? A solução pelo interior terá sempre a desvantagem da perda de espaço (casa é pequena - tem 82m2), por outro lado poderia permitir colocar a pedra à vista no exterior (aconselham?).
    Obs.: A ideia não é efetuar alterações estruturais, não sendo exigível projeto/licença (apenas meras autorizações/comunicações à Câmara, como seja para ocupação de via).

    Agradeço desde já a quem puder deixar o seu contributo.
      FF7.jpg
  2.  # 2

    picar esse reboco todo, rever a cobertura e caleiras... Essa casa era diferente, nota-se ali uma porta entaipada, nota-se pela condensação. tem as caleiras entupidas e com ervas a nascer.
    O estado da estrutura da cobertura, so vendo...
    arranje um eng. ou um arquitecto para fazer uma visita técnica e avaliarem as necessidades, fazem um caderno de encargos com as obras essenciais e as menos . depois pede cotação a diversos empreiteiros, todos pro igual , apara a mesma coisa, sem invenções. é assim que deverá proceder, isto mesmo sem projectos e licenças.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa de Sonho
  3.  # 3

    Não existem soluções padrão nem umas melhores que outras, por vezes existem condicionantes que inviabilizam esta ou aquela solução.
    O ideal é ter um mini caderno de encargos feito por alguém que visite a obra e se inteire de todas as condicionantes
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa de Sonho
  4.  # 4

    Agradeço desde já os vossos comentários. Essa visita técnica e elaboração do "mini" caderno de encargos ficará por quanto, conseguem apontar-me um valor? Estava a pensar levar lá o pedreiro que executou a minha moradia, para ouvir a sua opinião...
  5.  # 5

    Colocado por: Casa de SonhoEstava a pensar levar lá o pedreiro que executou a minha moradia, para ouvir a sua opinião...

    Esses normalmente sabem, mas estão formatados para más praticas e orçamentam de acordo com o que lhes dá mais jeito fazer, ou simplesmente porque não sabem mais do que aquilo.

    valores não sei, olhe eu aqui, uma visita técnica inicial, com duração de 2 horas são 180€ + preço dos km (0,36) + IVA. o resto podem ser mais 600, mais 1000, depende da complexidade.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa de Sonho
  6.  # 6

    Tente um técnico da sua zona que tenha experiência de obra e seja isento de quaisquer interesses comerciais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa de Sonho
  7.  # 7

    Parece-me bem a sugestão de consulta a um técnico/eng/arq.

    No entanto, estive a trabalhar nas alterações interiores, e anexo esboço. A vermelho são as alterações.
    Atualmente a casa só tem um WC e não tem acesso interior à garagem.
    Como disse atrás não pretendo alterar estruturalmente a casa.
    Agradeço vossos comentários/sugestões.
  8.  # 8

    Porque não inverter a localização das divisões de forma a ficar com o casso à garagem pela zona de cozinha sala e não pela zona dos quartos?
  9.  # 9

    Porque não quero alterar portas/janelas. E tenho porta de acesso ao logradouro pela atual cozinha.
  10.  # 10

    Colocado por: Casa de SonhoPorque não quero alterar portas/janelas.

    Ok, mas assim fica esquisito e pouco prático.
    O unico impedimento é mesmo esse acesso ao logradouro?
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Ok, mas assim fica esquisito e pouco prático.
    O unico impedimento é mesmo esse acesso ao logradouro?


    Percebo a sugestão mas atualmente o acesso à garagem é feito pela rua (via portão) ou pelo logradouro (sendo o acesso a este pela porta da cozinha), o que em termos de praticidade e comodidade não é o desejável. Não querendo alterar a estrutura da casa, não posso abrir outra porta para o logradouro e fechar a atual.
    Anexo imagem da atual configuração e foto da parte de trás para elucidar melhor.
  12.  # 12

    Já agora uma outra questão...a fachada da casa tem um murete que cobre parcialmente o telhado (como podem constatar na 1ª foto que juntei no inicio da discussão). Têm sugestões para melhorar o aspeto da fachada, dentro das condicionantes que já referi (sem alterar estruturalmente/sem necessidade de projeto)? Penso que fica estranho tanta altura acima das janelas.
    Quer opte por pedra à vista ou não, acho que vai ficar sempre esquisito aquele murete.
    Será fácil obter autorização junto câmara para eliminar o murete?
    Caso opte por manter o reboco da fachada, estava a pensar colocar faixa de granito à volta das janelas (penso que se diz cantarias) para dar uma graça.

    Obs.: Relativamente aos post's anteriores, não há mais comentários/sugestões sobre o esboço divisões?
  13.  # 13

    Arquitecto e resolve o problema com ele.
  14.  # 14

    Colocado por: Casa de SonhoParece-me bem a sugestão de consulta a um técnico/eng/arq.

    No entanto, estive a trabalhar nas alterações interiores, e anexo esboço. A vermelho são as alterações.
    Atualmente a casa só tem um WC e não tem acesso interior à garagem.
    Como disse atrás não pretendo alterar estruturalmente a casa.
    Agradeço vossos comentários/sugestões.


    Não sendo nenhum expert na matéria, parece-me bem a configuração que desenhou face à atual...coloca a sala ao lado da cozinha e ganha um 2o wc. O acesso interior para a garagem rouba-lhe espaço (prolongamento do corredor) mas sem dúvida uma mais valia. Não querendo mexer na estrutura, parece-me que melhora a casa
  15.  # 15

    Colocado por: Casa de SonhoJá agora uma outra questão...a fachada da casa tem um murete que cobre parcialmente o telhado (como podem constatar na 1ª foto que juntei no inicio da discussão). Têm sugestões para melhorar o aspeto da fachada, dentro das condicionantes que já referi (sem alterar estruturalmente/sem necessidade de projeto)? Penso que fica estranho tanta altura acima das janelas.
    Quer opte por pedra à vista ou não, acho que vai ficar sempre esquisito aquele murete.
    Será fácil obter autorização junto câmara para eliminar o murete?
    Caso opte por manter o reboco da fachada, estava a pensar colocar faixa de granito à volta das janelas (penso que se diz cantarias) para dar uma graça.

    Obs.: Relativamente aos post's anteriores, não há mais comentários/sugestões sobre o esboço divisões?


    Pinte com uma cor que contraste bem com o granito que pensa colocar nas janelas e talvez na faixa inferior castanha que possui atualmente, em vez de pintado, coloque aqui também umas lajetas de granito.
 
0.0139 seg. NEW