Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!
    Construí recentemente uma pérgola recorrendo a barrotes madeira 7x7 autoclave. As paredes do páteo obrigaram a uma projecção relativamente exclusiva daí ter optado por ser eu a "desenhar" e construir a mesma.

    Chegado agora à cobertura, pese embora inicialmente tivesse pensado em lona para toldos, comecei a ter ideias que pudessem também conferir um aspecto mais rústico e pessoal à estrutura, e daí veio a ideia de cobrir a mesma com ripado de madeira do género que se utiliza para tectos falsos.

    Entendo logo inicialmente que terei que lidar com o problema do empeno, aplicar um correcto "bondex" e adiante... mas será realizável numa perspectiva de duração?

    E se forem réguas PVC a imitar madeira?

    Bem hajam.
  2.  # 2

    Pvc em madeira fica mesmo bem...
    Mas quer fechar, fazer uma cobertura a prova de água? Quer fazer uma grelhagem mais densa para proteção solar? Não entendi.
    Qual é a distância entre apoios?


    Relativamente ao acabamento de protecção. Nesse tipo de madeira, o ideal é óleo. Tenho usado com sucesso óleo de motor usado. Fica com uma tonalidade escura /antracite
  3.  # 3

    Barradas, de facto não fica bem, mas só depende se olha de perto ou do outro lado da rua :)
    Aqui confesso que quiçá pela durabilidade e consistência do pvc poderia ser uma ideia, comprometendo um pouco a balança estética.
    A cobertura é para ser á prova de água, ou seja, não um ripado com afastamento que permita entrada de luz. Aliás, a cobertura estanque protegerá também relativamente a estrutura inferior da pérgola e na verdade ela joga com a porta principal da moradia daí querer-se protecção para a chuva.
    Tenho 2,5m por 2,1m, 5 travessas com mais ou menos 60cm entre elas.
  4.  # 4

    Ok. Então meta somente uma placa em policarbonato alveolar...
    Pois com qq desses ripado nunca irá ficar waterproof. Aquilo é para forrar, não para servir de revestimento de cobertura.
  5.  # 5

    E pode fazer isso? Por aqui não se pode. Depois da cobertura fechava-se o resto e lá se tinha uma assoalhada clandestina...
  6.  # 6

    Ok barradas. já contava com essa particularidade da estanquicidade entre elementos mas às tantas usar réguas sem zona de união (sem ser aquelas para revestimento, mas sim placas de madeira) e selar as juntas com silicone dará também uma boa solução. Neste caso mantenho o aspecto da madeira, posso usar réguas um pouco mais espessas se assim entender e porquanto a silicone vá aguentado entre as peças a água aí não passa.
    Agradecido pela dica do óleo.

    Colocado por: leonorbE pode fazer isso? Por aqui não se pode. Depois da cobertura fechava-se o resto e lá se tinha uma assoalhada clandestina...


    Sim, a normativa é aparentemente adaptada de forma fina entre diferentes municipios para fazer face a especificidades de cada zona e "património" a gerir. De qualquer das maneiras também não corro o risco de incorrer nesse procedimento ilegal pois não é mesmo o objectivo, nem tão pouco resultaria estéticamente. Estamos bem de acomodações, felizmente.
    Ainda assim a legislação tornou-se um pouco mais permissiva no que toca a anexos (elementos de escasso impacto urbanístico), desde que não excedam as medidas de 10m2 e 2,20m em altura, portanto fechar pérgolas para construir uma "assoalhada"... bem... cada um é que sabe da sua vida :)
  7.  # 7

    Forra com madeira para deck com 28mm, para ficar com um tecto bonito, por cima impermeabiliza com a chapa de policarbonato,. Ou tela asfaltica com xisto colada a frio...Ou rubson 3000 com tela de vidro...
  8.  # 8

    Epah! Assim já estou quase no caminho descrito pela leonorb :)
    Barradas, para uma pérgola de exterior a servir de alpendre de entrada da casa talvez se torne muito "pesado" de aspecto, direi eu. Mas sim, isso isolaria.
    A minha ideia era o aspecto rústico visivel por cima e por baixo da madeira. Sabendo de antemão que se ela levar directamente com o sol, a chuva e o nevoeiro bem típico desta zona saloia, o mais provável é ter algum trabalho daqui a uns anos a trocar as peças de topo da cobertura, mas é um compromiso que terei de aceitar.
    Não me tinha lembrado dessas peças para deck. Vou ver a oferta disponivel e às tantas...
  9.  # 9

    No final pranto aqui imagens, não só para inspirar os users mas também para exemplificar técnicas, materiais e a experiência que tive ou estou a ter com os mesmos, retornando assim ao fórum as alvíssaras pela discussão.
  10.  # 10

    Podes colocar Bamboo em cima! Eu sigo uma página no Facebook que meteu a foto de uma e eu acho que ficou incrível
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fagulhas1971
    •  
      nunos7
    • 21 setembro 2020 editado

     # 11

    A "pérgula" tem inclinação?
    Se queres algo rústico, olha aqui esta foto :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fagulhas1971
      Screenshot_12.png
  11.  # 12

    Colocado por: TicMicPodes colocar Bamboo em cima! Eu sigo uma página no Facebook que meteu a foto de uma e eu acho que ficou incrível
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fagulhas1971


    É verdade que também pensei em bamboo mas pela necessidade de estanquicidade entre elementos e um pouco por não ser nativo da zona acabei por me virar mais para madeira madeira... o que aponta para a sugestão do nunos7:

    Colocado por: nunos7A "pérgula" tem inclinação?
    Se queres algo rústico, olha aqui esta foto :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fagulhas1971
      Screenshot_12.png


    ... onde aproveito o tom mais "desportivo" para discutirmos como poderia a cobertura da imagem não empenar tanto? Tipo de madeira, fixações, suportes. Nenhuma destas premissas deve ter sido considerada no exemplo mas a ideia de facto está lá, resta saber se é viável numa perspectiva de longevidade.

    Não tenho tanta inclinação. A altura do telhado e a "habitabilidade" da zona inferior obrigou-me a um ângulo de apenas 5% mas a ideia de ripa sobre ripa, tal qual o jogo de telha, era capaz de resultar visualmente muito agradável com a escolha certa de madeira...
  12.  # 13

    Se usares madeira com medidas pequenas (imagina tipo uma telha mas em madeira) em q uma cobra metade da outra e assim sucessivamente, é capaz de ficar algo engraçado e não empena...

    Depois se "queimares" a madeira e depois aplicares um óleo, acredito q até venha a durar uns anitos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fagulhas1971
  13.  # 14

    Bem, para que nos entendamos melhor sobre o objecto, as imagens mostram o que está feito e fresquinho, e como as chuvas já andam de rabo alçado é daí que vem esta vontade de colocar cobertura :)

    Como disse anteriormente, madeira autoclavada pinho 7x7cm, apoios conforme mostrado fixos com bucha química e varão roscado de 10mm (não boto muita confiança nos suportes de poste, as soldaduras foram feitas lá pró oriente e o aspecto diz tudo), alguns esquadros para ajudar na montagem e na tolerância. Como vêm aproveitei quase tudo até ao beirado, ficou cerca de 2cm entre a parte mais baixa do mesmo e o topo da estrutura... Se seguir o exemplo do nunos7 não vai ser fácil "encavar" ali a primeira telha, terei que inventar um remate.
      IMG_20200921_120946.jpg
      IMG_20200921_120747.jpg
      IMG_20200921_115408.jpg
  14.  # 15

    antes tem de aplicar uma caleira de recolha de aguas...
    Na sua situação por cima não se ve nada qual é o problema de meter a tela de xito sobre o deck em madeira!?

    Essa cantaria da porta de netrada é invulgar... pena a porta em aluminio...

    Não se pinta o beirado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fagulhas1971
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasNão se pinta o beirado...
    Porquê?
  16.  # 17

    Q raio de "empalme" fez na pergula!
    Para colocar o q eu disse tem q coloca rumas ripas entre os barrotes para ter suporte onde pregar as "telhas de madeira" se optar por "telhas" se optar por tábuas corridas não necessita de mais nada e colocar e aparafusar/ pregar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fagulhas1971
      Screenshot_13.png
  17.  # 18

    de castanho!? quanto mais se pinta, mas refem se fica das coisas...
    •  
      RRoxx
    • 21 setembro 2020

     # 19

    Colocado por: nunos7Q raio de "empalme" fez na pergula!


    É um parafuso na direção do veio XD.

    Essas zonas que o Nuno assinalou necessitam de um cachorro.

    Faça uma calha na zona do beiral para tirar as águas do tardoz da pergula.

    As ferragens são galvanizadas? acho isso um erro..
  18.  # 20

    Sim Barradas, está prevista a caleira mas possivelmente um ramal na zona anterior da pérgola até para prever que alguma água volte para o lado da cantaria.
    A questão de não se ver nada é relativa. Não se vê dentro do perímetro do páteo mas do lado de fora bastante e como tal não quero quebrar de todo a imagem respeitável de uma edificação de 1901. Já o telhado foi todo reconstruído recorrendo a telha marselha, conforme o original. O teu olho clínico não deixou passar a pintura do beirado, essa decisão foi tomada em obra para optimizar tempo de entrega essencialmente e porque na generalidade o beirado não estava partido, apenas desgastado pelas variáveis climáticas, daí o manter a jogar um pouco com a ideia rústica da casa.

    A cantaria é muito específica sim, por aquilo que apurei foi "desenhada" exclusivamente a pedido do dono original da casa. A porta já cá estava e está previsto em breve (possivelmente agora só no próximo Verão) a substituição por uma de madeira. Até lá dará tempo para definir o tipo e desenho de porta.
 
0.0264 seg. NEW