Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: zedasilvaSó atuam por denuncia e mesmo assim ...

    Pior do que isso, só fiscalizam os estaleiros que fazem a comunicação de abertura de estaleiro, os prevaricadores não tratam de nada relativamente à HSS, são os que se safam.
    Alguns ainda me gozam
  2.  # 42

    Colocado por: PicaretaAlguns ainda me gozam

    Verdade, mas pelo menos aqui na zona já começa a haver o habito da queixinha.
    Por vezes os empreiteiros que foram excluídos de uma proposto por terem valores mais elevados esperam que se inicie a obra para irem a correr fazer denuncias.
  3.  # 43

    O desenvolvimento do PSS que o empreiteiro está obrigado a fazer deve incluir no mínimo os seguintes temas:
    _ Trabalhos relevantes
    _ Trabalhos com riscos especiais
    _ Declaração do diretor técnico
    _ Declaração da entidade executante
    _ Declaração do técnico de segurança
    _ Declaração de aprovação do DPSS
    _ Declarações de aceitação do PSS
    _ Declaração relativa aos trabalhadores imigrantes
    _ Comunicação prévia da abertura de estaleiro
    _ Registo das alterações aprovadas
    _ Organograma e definição de funções
    _ Política de qualidade, ambiente e segurança
    _ Horários de trabalho
    _ Pedidos de realização de trabalhos extraordinários e respetivas autorizações
    _ Plano de controlo de subempreiteiros
    _ Controlo de subempreiteiros
    _ Apólices de seguros de acidentes de trabalho e comprovativos de validade
    _ Apólices de seguros de responsabilidade civil e comprovativos de validade
    _ Condicionalismos existentes no local
    _ Cronograma de trabalhos
    _ Planos de mão-de-obra e equipamentos
    _ Fichas de procedimentos de segurança
    _ Projeto de estaleiro
    _ Plano de acessos, circulação e sinalização interna no estaleiro
    _ Plano de sinalização temporária na via pública
    _ Controlo de equipamentos
    _ Plano de proteções coletivas
    _ Materiais com riscos especiais
    _ Fichas de dados de segurança
    _ Plano de manutenção e prevenção
    _ Registo de não conformidades e ações corretivas
    _ Registo de trabalhadores
    _ Registo de distribuição de EPIS`s
    _ Fichas de aptidão médica
    _ Plano de formação
    _ Registo de formação de acolhimento
    _ Registo de formação
    _ Registo de acidentes de trabalho
    _ Resumo mensal da situação de acidentes de trabalho
    _ Plano de emergência
    _ Plano de contingência da empresa
    _ Plano de contingência da empreitada
    _ Avaliação de riscos

    Acham que o empreiteiro da froguenete e dos gajos a recibos verdes tem preços para cumprir isto tudo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  4.  # 44

    Colocado por: zedasilvaDessas 520h 120 são obrigatoriamente em contexto de trabalho, ou seja, restam 400h.Como os conteúdos são disponibilizados ao ritmo do formando, é fácil eu justificar que faço 12h de formação por dia. O que dá pouco mais de 1 mês de formação. Isto tudo pela módica quantia de 449€


    Esses cursos são uma aberração! Um familiar próximo fez um, os formadores ganhavam menos de 5€ à hora, os formadores que eram mais facilitistas estavam sempre safos, aqueles que queriam aprofundar mais eram pior avaliados pelos alunos e eram trocados por outros menos exigentes, o que interessava era a reputação de que o curso se fazia facilmente, porque isso era uma vantagem competitiva em relação aos outros do mercado, igualmente com preços baixos e no mesmo esquema. Saem do curso nunca tocaram num sonómetro, num luximetro, num medidor de radão... tocaram apenas em teclas, podia ser um curso dual e dar também acesso a técnico de informática.

    Agora pergunto: Com tanto facilitismo na formação e com formados à pazada, como querem estes profissionais ser bem pagos no mercado?

    Alguém que tire um MBA na Católica ou na Nova BS, que é bastante caro, recupera o investimento num ano, mas a partir daí o retorno é enorme. Alguém que tire um curso destes recupera o investimento num mês, mas a partir dai o retorno são migalhas.

    Entre fazer uma PG em Cibersegurança que custa 5000 € e uma PG SST que custa 500€, eu não tenho dúvidas de qual seria o meu investimento.

    A área da SST tem uma visão estratégica mediocre, quantidade em vez de qualidade, o resultado do que vemos por ai é reflexo desta estratégia...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 45

    Colocado por: RRoxxe só se houver um cartaz branco (ou de outra cor) na frente da obra. As obras ilegais não estão abrangidas pela legislação das condições de trabalho. enfim, Portugal no seu melhor. Isto das obras ilegais devia era de doer nos bolsos dos Donos de Obra.. digo eu.


    Isto é outra aberração! Ás vezes sorteiam as obras onde fazem inspeções, com base nas Comunicações Prévias que receberam... penalizam quem cumpre minimamente. A preocupação devia ser essas obras do mercado paralelo.

    Uma vez para um estudo académico pedi à ACT para me dizer o número de acidentes graves ou mortais, de 3 anos, em obras com CSO e PSS e DEPSS e... e naquelas que nada tinham. Acham que obtive resposta? Eu continuo super curioso... Talvez não interesse saber.
  6.  # 46

    Colocado por: Picareta
    Pior do que isso, só fiscalizam os estaleiros que fazem a comunicação de abertura de estaleiro, os prevaricadores não tratam de nada relativamente à HSS, são os que se safam.
    Alguns ainda me gozam


    Então é melhor não comunicar! :D

    A sensação que que me dá, que não sou da área, é que há regras, técnicos e licenças a mais. Resultado ninguém cumpre!

    Levando tudo à letra, na minha zona ninguém construía habitação própria. Aqui é pratica corrente, entregar a estrutura ao empreiteiro (que dá o alvará) e depois tratar os acabamentos (serralharia, capoto, carpintaria, pladur, etc, etc.) directamente com as empresas das respectivas especialidades. Em teoria, não se pode fazer isso.
  7.  # 47

    ISSO não é verdade. apareceram aqui numa obra, no meio do alentejo ( mas quase ao lado de um Pingo Doce). Ainda por cima com DFO+ CSO nomeado, ninguem tratou de nada... não sei o que entretanto aconteceu.
  8.  # 48

    Colocado por: Pedro BarradasISSO não é verdade. apareceram aqui numa obra, no meio do alentejo ( mas quase ao lado de um Pingo Doce). Ainda por cima com DFO+ CSO nomeado, ninguem tratou de nada... não sei o que entretanto aconteceu.

    Pode ter sido uma denuncia, ou então foi um caso excecional.
  9.  # 49

    fiscalização do ACT ainda não tive, mas no primeiro mês a fiscalização da camara foi lá 3 vezes e depois desapareceu. Ou ficaram com muito trabalho ou viram que ali não dava para multar.
  10.  # 50

    Colocado por: PicaretaPode ter sido uma denuncia, ou então foi um caso excecional.


    Ora, passaram pela vila.. olha ali uma obra... mesmo à mão de semear.
  11.  # 51

    Colocado por: Pedro Barradasolha ali uma obra... mesmo à mão de semear.

    Por norma é mais ou menos isso.
    Depois implicam com pintelhiçes
    Ultimamente têm-me implicado com as avaliações riscos.
    _ Ai porque o sr. CS validou uma avaliação riscos que não incluía os riscos biológicos, em espacial a possibilidade de contaminação pela COVID 19
    É uma manhã de trabalho só para tratar disso
 
0.0179 seg. NEW