Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Considere também o que disse o user SrR. Diminuir as necessidades energéticas da casa, ou seja, aumentar o isolamento cria o mesmo efeito. Ainda por cima está aí um programa do governo para apoiar, se for elegível.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelus
  2.  # 42

    Colocado por: jorgealvespode optar por bomba de media ou alta temperatura que deve rondar um pouco mais que a opção B.
    sendo muito mais pratica de utilizar e com os ajustes correctos é a que consome menos energia.


    Com a beneficio do fundo ambiental para as bombas de calor(2500€)a opção que apontou pode ser interessantee mais simples.

    Tenho 79 elementos nos radiadores e 3 toalheiros, qual era a dimensão e marca de bomba que recomenda?

    Obrigado
  3.  # 43

    Colocado por: miguelusCom a beneficio do fundo ambiental para as bombas de calor(2500€)a opção que apontou pode ser interessantee mais simples.
    cuidado pois o fundo é escasso para tanta demanda

    Colocado por: miguelusTenho 79 elementos nos radiadores e 3 toalheiros, qual era a dimensão e marca de bomba que recomenda?
    convém ser uma bomba que faça pelo menos 65ºC em permanência com um delta de 15ºC, existem muito poucas a fazer isto, uma delas é a Altherma HT (que esta em campanha até 01\2021)
  4.  # 44

    Colocado por: jorgealvescuidado pois o fundo é escasso para tanta demanda

    convém ser uma bomba que faça pelo menos 65ºC em permanência com um delta de 15ºC, existem muito poucas a fazer isto, uma delas é a Altherma HT (que esta em campanha até 01\2021)


    Pois eu percebo que possa ser escasso, mas será assim tão difícil estar apto para receber se me candidatar até ao final desta semana ou inicio da próxima?
    O que até agora sempre foi uma intenção de substituir vai passar a uma obrigação porque a minha caldeira a gasóleo avariou no sábado e não quero reparar por isso vou ter de tomar uma decisão até ao final desta semana.
  5.  # 45

    Colocado por: miguelusbeneficio do fundo ambiental para as bombas de calor

    Colocado por: jorgealvescuidado pois o fundo é escasso para tanta demanda

    Pode preparar já toda a documentação e submeter apenas no início do próximo ano (ou quando começarem os incentivos do próximo ano)
  6.  # 46


    Pode preparar já toda a documentação e submeter apenas no início do próximo ano (ou quando começarem os incentivos do próximo ano)



    Também é uma opção, vou tentar telefonar a linha de duvidas e esclarecer se caso não tenha acesso este ano ao fundo se automaticamente passa para o ano seguinte ou se tenho de concorrer outravez.
  7.  # 47

    Colocado por: miguelusvou tentar telefonar a linha de duvidas e esclarecer se caso não tenha acesso este ano ao fundo se automaticamente passa para o ano seguinte ou se tenho de concorrer outravez.

    Depois diga aqui o que lhe disseram
  8.  # 48

    Tentei ligar mas não atendem, mandei email. No entanto noutro topico aqui do forum(https://forumdacasa.com/discussion/72641/6/programa-de-apoio-a-edificios-mais-sutentaveis/#Item_10) existe outro user com a mesma duvida e esta foi a resposta por parte do fundo ambiental.


    1º - Sobre o cabimento para 2021 ( Não adianta adiar para 2021 )

    "Apesar de estar prevista uma dotação de 1,75M€ para 2020 e 2,75M€ para 2021, o processo de submissão e da avaliação das candidaturas decorre de forma contínua entre 7 de setembro de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Durante este período, as candidaturas serão avaliadas por ordem de submissão e o pagamento ocorrerá até esgotar a dotação prevista. Assim, as candidaturas apresentadas em 2020, mas que já não tenham cabimento na dotação desse ano, transitam automaticamente e pela mesma ordem de entrada, para avaliação na dotação prevista para 2021"
  9.  # 49

    Caros preciso das vossas opiniões, uma vez que os orçamentos e equipamentos a usar não são nada coerentes entre diferentes vendedores.

    Dados:
    Moraida isolada, area 200m2, ano construção 2006, 10 radiadores(marca roca) com o total de 78 elementos, boa exposição solar a casa com isolamentos normais(aqui n percebo mto, certificação B-)

    Tenho recebido propostas para bombas de calor sempre na ordem dos 9500€ com iva chave na mão.

    Agora algums recomendam colocar duas bombas de calor outros apenas uma com 16KW(Solius Therma Inverter) com 60ºC e depois qdo falo com outros vendedores alguns dizem que as bombas de 60Cº n vão funcionar na minha instalação, vai gastar muita electricidade. Outros recomendam apenas 11Kw com bomba da calor da Baxi e a ultima proposta q recebi foi de uma bomba de calor da Vaillant que têm 75ºC de saída relativamente recente que custa o mesmo que as outras mas parece ser melhor.

    Ora bem isto é uma salgalhada para mim, sinto que cada um recomenda o produto onde têm mais margem e pronto, critica o produto do concorrente sempre com as típicas abordagens "se você quiser eu coloco essa marca/modelo mas depois não venha falar comigo qdo chegarem as contas de electricidade", será que estas pessoas foram beber conhecimento a fontes tão diferentes?! Por isso gostava de ter a vossa opinião para o dimensionamento da bomba de calor e marca da bomba tendo em conta que a Daikin Alta temperatura está fora da equação por ser muito cara.
  10.  # 50

    Colocado por: miguelusDaikin Alta temperatura
    mas se esta a comparar maquinas de baixa temperatura não seria importante também considerar a Altherma equivalente de baixa temperatura???

    Colocado por: miguelus10 radiadores(marca roca) com o total de 78 elementos
    para 78 elementos não adianta ter maquinas com mais de 10Kw pois os radiadores não vão ter mais capacidade.


    agora tem que dizer qual é a sua localização pois o equipamento vai ter que garantir essa capacidade á temp mínima do local.
  11.  # 51

    Colocado por: jorgealvesmas se esta a comparar maquinas de baixa temperatura não seria importante também considerar a Altherma equivalente de baixa temperatura???

    para 78 elementos não adianta ter maquinas com mais de 10Kw pois os radiadores não vão ter mais capacidade.


    agora tem que dizer qual é a sua localização pois o equipamento vai ter que garantir essa capacidade á temp mínima do local.


    Boa questão, nunca me colocaram a hipótese de uma Altherma de baixa temperatura, a casa está localizada em Gondomar.

    Aliás a proposta que recebi para 11Kw é deste modelo: BAXI Platinum BC i Plus V200 Integra de 11 KW monofásica

    Agora explique-me a razão de propostas de potências tão dispares e a maior parte sempre nos 16Kw? São apenas manobras de marketing certo? É verdade que a uma BC apenas com 10/11Kw para a minha casa vai estar sempre a trabalhar no máximo e como consequência gastar mais electricidade?
  12.  # 52

    Colocado por: miguelusAgora explique-me a razão de propostas de potências tão dispares e a maior parte sempre nos 16Kw?
    simples, porque não existe mais potente...

    Colocado por: miguelusÉ verdade que a uma BC apenas com 10/11Kw para a minha casa vai estar sempre a trabalhar no máximo
    os radiadores usam 10Kw no maximo dos maximos, portanto dai para cima é deitar dinheiro ao lixo.

    Colocado por: migueluscomo consequência gastar mais electricidade?
    o contrario será mais correcto, o consumo de energia será exatamente o mesmo pois este está somente dependente do uso e do imovél, já a maquina quanto mais pequena for mais eficiente, logo uma maquina menos potente mas ajustada á sua realidade e instalação vai ser menos gastadora.

    isso são questões a debater com quem lhe fizer as propostas pois somente no local se podem aferir de todas as condicionantes.

    ps: cuidado com as potencias pois existem equipamentos em que em situação de temp. mais baixas apresentam uma degradação acentuada da potencia e disponibilidade da mesma.
    ter também em atenção que habitualmente somente uma maquina de alta temperatura consegue ser tirar uma e colocar outra sem alterar mais nada nem ter que adicionar equipamentos e acessórios extra
  13.  # 53

    Colocado por: miguelusAltherma de baixa temperatura
    a Altherma 3 faz diretamente 65ºC com potencias até aos 19Kw com temp ext até -15ºC.

    a Altherma 3 H HT faz 70ºC com potencias até 12Kw temp ext -25ºC

    a Atherma HT faz 80ºC com potencias até aos 16Kw a -25ºC
  14.  # 54

    Colocado por: jorgealves
    ter também em atenção quehabitualmentesomente uma maquina de alta temperatura consegue ser tirar uma e colocar outra sem alterar mais nada nem ter que adicionar equipamentos e acessórios extra


    Esqueci-me de referir, eu tenho recebido propostas para bombas de Calor fazer AQS e radiadores ao mesmo tempo talvez por isso recomendam mais do que 10Kw ou é igual?

    Já que fala no máximo de 10Kw para 78 elementos, vou contar outra história:
    Um vendedor da zona de Gaia propôs um bomba de calor só para AQS+ outra só para radiadores, e caso a utilização dos espaços aquecidos não fosse total na moradia, ele disse que 8Kw chegavam, q não valia a pena gastar muito dinheiro na BC disse-me para investir em isolamento e melhorar a capacidade da casa de reter o calor.
  15.  # 55

    Colocado por: jorgealvesmas se esta a comparar maquinas de baixa temperatura não seria importante também considerar a Altherma equivalente de baixa temperatura???

    para 78 elementos não adianta ter maquinas com mais de 10Kw pois os radiadores não vão ter mais capacidade.


    agora tem que dizer qual é a sua localização pois o equipamento vai ter que garantir essa capacidade á temp mínima do local.


    Sr Jorge, já tenho previsto colocar caldeira pellets para aquecimento por radiadores mas ainda me encontro na dúvida se é a melhor solução, devido ao custo da caldeira (4,2k)e ao custo dos pellets. Quando falo em bombas de calor dizem logo que os pellets é melhor. É mesmo??
    Quanto me ficaria uma bomba de calor para aquecimento para 10 pontos de radiadores com 85 elementos na totalidade?
    E aconselharam me caldeira pellets com 24kw de potencia
  16.  # 56

    Colocado por: rial089Pode preparar já toda a documentação e submeter apenas no início do próximo ano (ou quando começarem os incentivos do próximo ano)

    PODE submeter já. os deste ano transitam automaticamente para o proximo
  17.  # 57

    Colocado por: miguelusdisse-me para investir em isolamento e melhorar a capacidade da casa de reter o calor.

    um bom conselho
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  18.  # 58

    Colocado por: RuipsmQuando falo em bombas de calor dizem logo que os pellets é melhor. É mesmo??
    a nível de consumo são muito semelhantes, a bomba quando bem instalada e configurada é mais prática pois não tem mais trabalho com limpezas nem combustível.
    No entanto quer as boas caldeiras a pellets quer as boas bombas de calor são bastante mais caras que essa bitola, sem grande rigor diria que uma bomba de calor ronda os 6500€
  19.  # 59

    Colocado por: jorgealvesa nível de consumo são muito semelhantes, a bomba quando bem instalada e configurada é mais prática pois não tem mais trabalho com limpezas nem combustível.
    No entanto quer as boas caldeiras a pellets quer as boas bombas de calor são bastante mais caras que essa bitola, sem grande rigor diria que uma bomba de calor ronda os 6500€


    Pois eu apesar de ter tudo preparado para a caldeira a pellets (não tenho gás natural) ainda não "fechei" o negócio com a empresa de climatização pois penso na questão do transporte /armazenamento dos sacos a pellets, trabalho que dá. Mas 6500€ por uma bomba de calor é muita "pasta".
    Concordam com este comentário: ricat
    • SrR
    • 23 outubro 2020

     # 60

    Colocado por: Ruipsm

    Pois eu apesar de ter tudo preparado para a caldeira a pellets (não tenho gás natural) ainda não "fechei" o negócio com a empresa de climatização pois penso na questão do transporte /armazenamento dos sacos a pellets, trabalho que dá. Mas 6500€ por uma bomba de calor é muita "pasta".
    pode sempre optar por um depósito ou silo maior para as pellets
 
0.0260 seg. NEW