Iniciar sessão ou registar-se
    • tyui
    • 22 setembro 2020

     # 1

    Olá amigos boa tarde

    que opinião têm sobre um veículo hibrido - diesel por ex. Suv (Peugeot 3008 2.0 Hdi Hybrid-4 Allure) e fiquei a pensar...

    A bateria eletrica tem autonomia para cerca de 50km. Não me apetece andar sempre a carragar a mesma.

    Estes veiculos funcionam só com gasoleo mesmo quando a bateria eletrica está descarregada?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Porque não compra só a gasóleo?
    Questões fiscais?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
  2.  # 3

    Colocado por: tyuiEstes veiculos funcionam só com gasoleo mesmo quando a bateria eletrica está descarregada?


    claro que sim.

    apesar de terem bateria para 50km o normal nos carros hibridos é o motor electrico auxiliar o motor de combustão em momentos de esforço reduzindo assim o consumo e as emissões.

    por exemplo, precisa de fazer uma ultrapassagem e em vez de puxar pelo motor de combustão para ganhar velocidade para fazer a ultrapassagem, entra em ação o motor electrico, dando aquele boost necessário para aumentar a velocidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
    • tyui
    • 22 setembro 2020

     # 4

    Colocado por: BelhinhoPorque não compra só a gasóleo?
    Questões fiscais?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tyui


    Não compro só a gasóleo porque tenho ideia que o preço hibrido/gasoleo vai dar quase ao mesmo.
    Poe outro lado este Suv (seminovo) com tração integral encontra-se mais facilmente na versão hibrido/diesel do que apenas diesel.
    • tyui
    • 22 setembro 2020

     # 5

    Colocado por: pauloagsantos

    claro que sim.

    apesar de terem bateria para 50km o normal nos carros hibridos é o motor electrico auxiliar o motor de combustão em momentos de esforço reduzindo assim o consumo e as emissões.

    por exemplo, precisa de fazer uma ultrapassagem e em vez de puxar pelo motor de combustão para ganhar velocidade para fazer a ultrapassagem, entra em ação o motor electrico, dando aquele boost necessário para aumentar a velocidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tyui


    Desculpe a minha "ignorância" no assunto mas pensava que primeiro a viatura consumia a partir da bateria eletrica e depois começava a gastar gasoleo.
    Neste caso, por ex. podemos percorrer 200 km a baixa velocidade e a bateria eletrica continuar com carga máxima... certo?
  3.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosapesar de terem bateria para 50km o normal nos carros hibridos é o motor electrico auxiliar o motor de combustão em momentos de esforço reduzindo assim o consumo e as emissões.


    Não sei como é o software no Peugeot, mas normalmente esse não é o uso eficiente de um híbrido.

    A bateria serve para trajectos curtos de cidade e o motor a combustão para AE. O motor a combustão não entra enquanto há carga na bateria, podendo esta ir acumulando com travagem regenerativa.

    Trancando o uso da bateria na AE, usa-se apenas o motor de combustão, pois não é minimamente eficiente usar o eléctrico. Só se for para fazer arranques mais rápidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
    • zed
    • 22 setembro 2020

     # 7

    Colocado por: tyuiNão me apetece andar sempre a carragar a mesma.

    Se não vai carregar a bateria para que quer acartar 340kg a mais para aumentar os consumos e reduzir o tamanho da bagageira?

    Colocado por: tostexNão sei como é o software no Peugeot, mas normalmente esse não é o uso eficiente de um híbrido.

    Este é um PHEV, tem alguma autonomia citadina em modo eléctrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
  4.  # 8

    Colocado por: zedEste é um PHEV, tem alguma autonomia citadina em modo eléctrico.
    Roubaram a tecnologia á empresa do grupo Mitsubishi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
  5.  # 9

    Quando andei no ano passado á procura de um usado pesquisei esses Peugeot 3008 PHEV mas fui desaconselhado porque me diziam que os motores diesel não funcionavam muito bem com os elétricos. A verdade é que poucas marcas apostaram nos diesel/eléctrico. Actualmente já marcas de topo estão a fazê-lo, não sei o que mudou.
    Tambem tenho ideia que nos PHEV as baterias não carregavam em andamento, só ligado á corrente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
    • cmsh
    • 23 setembro 2020

     # 10

    Colocado por: CarvaiQuando andei no ano passado á procura de um usado pesquisei esses Peugeot 3008 PHEV mas fui desaconselhado porque me diziam que os motores diesel não funcionavam muito bem com os elétricos. A verdade é que poucas marcas apostaram nos diesel/eléctrico. Actualmente já marcas de topo estão a fazê-lo, não sei o que mudou.
    Tambem tenho ideia que nos PHEV as baterias não carregavam em andamento, só ligado á corrente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tyui

    As baterias carregam em andamento mas não é muito aconselhado fazer isso porque o consumo do motor a combustão aumenta um pouco.
    A Mercedes já tem há bastante tempo, vários modelos PHEV com motores diesel e funciona bem o sistema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
    • smart
    • 24 setembro 2020 editado

     # 11

    Hum..
    Quando a bateria perder a capacidade ou em caso de avaria, o motor trabalha só a diesel ou tem de levar bateria nova? E nesse caso quanto custa? E...se a manutenção não for na marca como acontece frequentemente em carros usados, perde ou não a garantia da bateria, e novo Qt custa o carro a mais e ... outros conseguem mexer nele ou fica vinculado ao fabricante?
    São algumas questões, para as quais deve ser procurada resposta...

    https://www.razaoautomovel.com/2018/01/nao-ha-hibridos-diesel

    https://www.planetcarsz.com/index.php/artigo/psa-deixara-de-lado-seu-sistema-hybrid4
  6.  # 12

    No caso da toyota os híbridos tem 10 anos de garantia na bateria, MAS segundo uma amiga minha que tem um Yaris, obriga a manutenções na marca, que não são baratas...
    A minha opinião (vale do que vale) é que os híbridos plug-in são mais para quem faz muitas voltas curtas e carrega todos os dias a bateria, e que apenas ocasionalmente precisa de mais autonomia (e aí usa o motor de CI). Mas neste perfil de utilização um eléctrico parece fazer mais sentido e provavelmente custa o mesmo, porque os hibridos plug-in são caros...
    Concordam com este comentário: ruicarlov
 
0.0180 seg. NEW