Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite caros foristas
    Estou a juntar 2 apartamentos de forma a criar um espaço maior para a minha familia, dado as caracteristicas do meu agregado familar.
    Estou a aproveitar para renovar a rede de água, dado que vou instalar um painel solar no piso acima.
    A entrada de água vai ocorrer apenas por um apartamento, mas ideia é que os sistemas sejam rapidamente independentes caso necessário, daí introduzir válvulas de corte.

    A minha pergunta para vocÊs é se dada a planta em anexo, se existe algo que vos choca ao nível dos diâmetros das tubagens.
    Vou correr tubos MULTICAMADA entre divisoes de diâmetro de 25mm, reduzindo depois sempre que existe uma divisão da linha.

    A planta tem indicado nas linhas o comprimento do tubo e o seu diâmetro.

    De notar a instalação de um AQUARETURN com o objectivo de reduzir o desperdício de água na WC2 dado que está muito distante.
    A minha dúvida é se a bomba circuladora deste equipamento é suficientemente forte para recircular água numa distancia tao grande.

    Um pequeno comentário da vossa parte seria muito útil...
    Obrigado
  2.  # 2

    amigo e que tal perder o amor a uns 200-300€ e mandar elaborar um projecto de aguas para isso?

    Onde está o circuito de retorno da agua quente!?
    Se o equipamento de produção de agua quente ficar localizado na outra cozinha, pare-me que ficaria numa posição mais central face os pontos de consumo...
  3.  # 3

    O aquareturn faz a recirculação pela linha de água fria.

    O painel solar só pode ficar naquele ponto indicado.
  4.  # 4

    Colocado por: vpalmeiraO aquareturn faz a recirculação pela linha de água fria.

    Valerá a pena isso...
    https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/agua/noticias/aquareturn-poupa-agua-mas-gasta-mais-energia-a-aquece-la
  5.  # 5

    Obrigado pela resposta Pedro
    Já tinha lido esse artigo.
    Não preciso comprar o aparelho pois já o tenho de algum tempo atrás, embora nunca esteve em funcionamento.
    Dado que não tenho custos com o equipamento, parece uma boa solução.
    Dada a distância dessa casa de banho, calculei um desperdício de 17 litros de água até chegar a água quente.
    Parece uma economia importante se colocar o aparelho.
  6.  # 6

    Colocado por: vpalmeiraParece uma economia importante se colocar o aparelho.

    Talvez faça as contas. mas se já o tem, não perde nada em experimentar.
  7.  # 7

    Colocado por: Anonimo06082021O circuito de retorno ja nao serve?

    Quer usar o aparelhometro, James... Já o tem.
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo06082021Entao para isso nao precisava de vir ao forum

    quer também que lhe comnfirmemos o dimensionamento da rede!!!
    • SrR
    • 23 setembro 2020

     # 9

    Eu metia a rede de retorno na mesma
    • SrR
    • 23 setembro 2020

     # 10

    Colocado por: SrREu metia a rede de retorno na mesma
    e para alem disso conseguia controlar melhor a recirculação
  9.  # 11

    Colocado por: SrREu metia a rede de retorno na mesma


    Qual seria vantagem relativamente a este sistema do aquareturn?
    Ou são equivalentes?
    • SrR
    • 23 setembro 2020

     # 12

    Poderia colocar uma bomba controlada como quiser, automático, relogio, temperatura, para alem de poder colocar o retorno de maneira a cobrir quase toda a tubagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vpalmeira
  10.  # 13

    Tubagem de 25mm para o painel solar parece bem ou seria melhor de 20mm?
 
0.0168 seg. NEW