Iniciar sessão ou registar-se
    • frei
    • 23 setembro 2020

     # 1

    Boa tarde,

    Estou na fase de pedido de licenciamento, alvarás, agua, electricidade, etc...

    No meu terreno tenho um poço de agua, estava a equacionar não solicitar para já aos serviços municipais a ligação da água, apenas da electricidade.

    É possível, ou é requisito obrigatório o pedido de ligação da água nesta fase?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Colocado por: freiÉ possível,

    É!
    Desde que o empreiteiro aceite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frei
  2.  # 3

    Colocado por: freiEstou na fase de pedido de licenciamento, alvarás, agua, electricidade, etc...

    Que fase é essa?
  3.  # 4

    Pedido de licenciamento e ramais normalmente têm meses de desfasamento! Pede-se o licenciamento, tem-se a licença de construção e depois sim, pedem-se os ramais de água, esgoto e electricidade.

    Se puder use a água do poço. A preço da água para obras (no meu caso) é 4.80 €/m3! Brutal! A mesma companhia fornece-me água para outra casa (consumo) a 40 centimos o m3!

    Peça a construção do ramal de água e esgoto ao mesmo tempo mas não faça logo contrato para ter água. Mas vai precisar para fazer o teste de canalização.

    E como tira a água do poço para fazer a obra? Ao balde ou motobomba? O construtor tem paciência para tal? É que conte com muito tempo até ter electricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frei
    • frei
    • 23 setembro 2020

     # 5

    Colocado por: Picareta
    Que fase é essa?


    Estou na fase de levantamento da licença de construção junto dos serviços municipais.. Pagar e levantar licença.
    A questão que coloquei é porque tenho um poço com agua e não queria para já fazer contrato de abastecimento de agua, pois é mais um despesa e queria evitar.
    • frei
    • 23 setembro 2020

     # 6

    Colocado por: Casa da HortaPedido de licenciamento e ramais normalmente têm meses de desfasamento! Pede-se o licenciamento, tem-se a licença de construção e depois sim, pedem-se os ramais de água, esgoto e electricidade.

    Se puder use a água do poço. A preço da água para obras (no meu caso) é 4.80 €/m3! Brutal! A mesma companhia fornece-me água para outra casa (consumo) a 40 centimos o m3!

    Peça a construção do ramal de água e esgoto ao mesmo tempo mas não faça logo contrato para ter água. Mas vai precisar para fazer o teste de canalização.

    E como tira a água do poço para fazer a obra? Ao balde ou motobomba? O construtor tem paciência para tal? É que conte com muito tempo até ter electricidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:frei


    A ideia era apenas solicitar a electricidade para obra, e como tenho um motor eléctrico era para puxar a agua com o motor.
    Obrigado.
  4.  # 7

    Colocado por: frei

    A ideia era apenas solicitar a electricidade para obra, e como tenho um motor eléctrico era para puxar a agua com o motor.
    Obrigado.

    Se estiver disposto a atrasar a obra uns 4 ou 5 meses até ter electricidade. No meu caso, usando gerador, quando finalmente tive edp já estavam a começar o telhado! Pode é combinar com o construtor e paga o uso do gerador para ligar a seu motor electrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frei
    • frei
    • 24 setembro 2020

     # 8

    Colocado por: Casa da Horta
    Se estiver disposto a atrasar a obra uns 4 ou 5 meses até ter electricidade. No meu caso, usando gerador, quando finalmente tive edp já estavam a começar o telhado! Pode é combinar com o construtor e paga o uso do gerador para ligar a seu motor electrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:frei


    O pedido de electricidade para obras demora assim tanto tempo?
    É só burocracia...
  5.  # 9

    Já tem eletricista?
    Já tem as caixas (portilhola + contagem) instaladas?

    Se tiver isso tudo, resta solicitar a ligação junto da EDP distribuição (será necessário licença de construção e ficha eletrotécnica para obras e definitiva).
    Terá de pagar os encargos relativos ao ramal de obras e possivelmente já do ramal definitivo.

    Depois disso a EDP distribuição irá enviar as condições de ligação à rede (tipo de cabo, tipo de vala, etc).
    Se a distancia entre o postes à portilhola for inferior a 30m terá de solicitar à uma empresa credenciada pela edp para a execução do ramal com as caraterísticas técnicas apresentadas pela edp.

    só depois da execução do ramal e entregues os documentos por parte da empresa junto da EDP, é que poderá realizar contrato e por fim ter energia em obra.

    Poderá ainda ser pior, se no seu caso a rede de distribuição não suportar o aumento de potência solicitado. ai o processo será mais demorado e terá encargos muito superiores.

    Se tudo correr bem conte sempre uns 3 meses.

    Colocado por: freiO pedido de electricidade para obras demora assim tanto tempo?
    É só burocracia...
  6.  # 10

    Colocado por: BigmouseSe tudo correr bem conte sempre uns 3 meses.

    3 meses de licença de construção desperdiçados.
  7.  # 11

    Veja se na licença de construção tem indicação do número de polícia (nº da porta). A minha não tinha e foi mais uma coisa a atrasar. É preciso pedir à CM com o devido impresso, esperar, esperar, ligar, para depois retomar o processo na edp distribuição.
    O que o bigmouse descreveu é exactamente o que acontece. E foi simpático porque omitiu os preços. Sobretudo quando comparamos com água e esgoto, que em 2 semanas estão ligados e a custo zero (pelo menos no meu caso).

    Picareta: não concordo, no meu caso a obra avançou mais movida a gerador que com a energia da rede!
  8.  # 12

    Colocado por: Casa da HortaPicareta: não concordo, no meu caso a obra avançou mais movida a gerador que com a energia da rede!

    Porque foi feita sem grua, obra que é obra, tem uma grua :-))
  9.  # 13

    Desde que passei pelo mesmo que a minha recomendação é,logo que escolher o empreteiro pedir,para executar o murete com as caixas, para começar logo a tratar das burocracia.

    No meu caso entre o levantamento da licença e o início das obras foram 3 meses, dava mais que tempo para tratar de tudo.

    Nao esquecer ainda que para fazer o contrato é ligar a energia, precisam de ter o quadro de obra e o termo de responsabilidade pela execução (instalação do mesmo) e mesmo assim se no dia quando forem para ligar o contador é verificarem quem não possuem todas as condições de segurança, não fazem a ligação.
  10.  # 14

    Colocado por: Picareta
    Porque foi feita sem grua, obra que é obra, tem uma grua :-))

    Mas tem um guincho que faz as delícias do meu garoto!😉
  11.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Porque foi feita sem grua, obra que é obra, tem uma grua :-))


    Então não existem geradores que alimentam gruas?

    Eu tenho um de 80kVA para essas situações, embora com energia da rede fica incomparavelmente mais económico.
 
0.0154 seg. NEW