Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Depois de muito acompanhar as discussões no forum chegou (finalmente) a minha vez de colocar algumas dúvidas.
    Sei que este tópico é um pouco antigo mas adquiri recentemente uma moradia para remodelar e durante o estudo que estava a fazer para identificar a localização dos pilares da casa, chegamos a conclusão que todas as paredes (interiores e exteriores) usam estas placas de betão pre fabricado. A nossa ideia inicial para uma solução de reforço térmico seria utilizar capoto. Agora com este tipo de paredes não sabemos se será a melhor opção.

    Apesar da casa não estar habitada reparei que este Verão apesar dos dias de maior calor a temperatura no interior da casa se mantinha muito agradável (de referir que as janelas atuais são de madeira e como tal o isolamento térmico das mesmas não estará a ajudar). Assim o nosso receio prende-se mais com o Inverno e que a casa possa ser muito fria.

    Existirão outras soluções mais eficientes que o capoto para este tipo de construção?
    Obrigado
    Cumprimentos
    Pedro
  2.  # 2

    Pelo exterior, deve rever a selagem das juntas de paineis.
    E efectuar o isolamento termico pelo interior. com geso cartonado fixado em montantes não aderidos ás paredes e la mineral, pelo menos uns 60mm de isolamento.
    Eu acho istoassim é melhor ( já fiz este tipo de intervenção num edifico com esse tipo de construção.)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroLoucao
  3.  # 3

    Obrigado pelo feedback Pedro,
    Quer dizer que pelo exterior não recomenda nenhuma outra solução? É que a moradia é antiga e as áreas das divisões neste momento já não são as melhores. Ou seja, qualquer solução interior irá impactar ainda mais as áreas das mesmas.
    Para eu entender melhor, a não recomendação pelo exterior prende-se com que aspectos?
    Obrigado
    Pedro
  4.  # 4

    Colocado por: PedroLoucaoPara eu entender melhor, a não recomendação pelo exterior prende-se com que aspectos?

    Se for o que eu penso,os paineis "mexem" mesmo que voce não sinta, mexem, dai ter as juntas com material elastico... se aplica ETICS, é um material aderido, está a ver o filme?
  5.  # 5

    Oi Pedro,
    Compreendo.
    Tendo em conta que a moradia já tem alguns anos (é de 1990) será normal essa "movimentação" continue a existir? Ou seja, estava a fazer o paralelismo com as rachas na alvenaria "normal" que aparecem passado alguns anos mas segundo entendo depois deixam de existir. Neste momento no interior consigo identificar umas "rachas" na vertical que deduzo ser exatamente onde os paineis se juntam.
    Cumprimentos
    Pedro
  6.  # 6

    eu já opinei. Agora faça como entender.

    Se quiser meta uma sfotos de fora e de dentro para ter alguma opinião mais informada.
  7.  # 7

    Pode colocar algumas fotos do exterior onde mostre essas placas de betão pre fabricado?
  8.  # 8

    Colocado por: PedroLoucaoserá normal essa "movimentação"

    Sim, sendo um painel de betão e estando exposto ao sol e ao frio há a tendência para dilatar e contrair. Por isso as juntas serem em material elástico.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradaseu já opinei. Agora faça como entender.

    Se quiser meta uma sfotos de fora e de dentro para ter alguma opinião mais informada.

    E eu agradeço. Vou tirar umas fotos e depois faço upload.

    Colocado por: nunos7Pode colocar algumas fotos do exterior onde mostre essas placas de betão pre fabricado?

    Por fora, penso que devido ao acabamento que foi dado, não são visiveis as placas de betão. Somente por dentro, são visiveis as tais "rachas" verticais entre placas e agora com o berbequim removendo o reboco foi visivel ver o ferro e betão.
  10.  # 10

    Colocado por: PedroLoucaoPor fora, penso que devido ao acabamento que foi dado, não são visiveis as placas de betão.

    Mas não deveria de ver a junta de dilatação existente entre a união dos painéis de betão?
  11.  # 11

    Colocado por: nunos7Mas não deveria de ver a junta de dilatação existente entre a união dos painéis de betão?

    deveria...
  12.  # 12

    Bom dia,
    Tal como se pode ver na foto que fiz upload a casa por fora tem este aspeto dai dizer que não se vê as juntas.

    Envio também duas fotos do teste que fizemos no interior.
  13.  # 13

    não vejo ai nada que indicie prefabricação!
    as paredes exteriores soam todas a betão? qual é a espessura total dessas paredes?
    Porque diz que aquilo é um pilar!? parece somente uma argamassa entre o betão e a alvenaria de tijolo.
  14.  # 14

    Isso é tijolo... a 2ª foto do lado esquerdo.
  15.  # 15

    Essa foto é referente ao circulo identificado na foto. Digo ser pilar pois bate certo com o que está presente na planta.

    A casa tem formato de "T" e na zona que tem tijolo o pé alto é inclinado (na foto anterior seria aquela parede branca ao fundo depois da janela e porta) e deduzo ser essa a razão para ser de tijolo.

    Relativamente a grossura das paredes as mesmas têm cerca de 17cm.
  16.  # 16

    olhe isso é uma construção normal em alvenaria e estrutura porticada em BA.
    aplique o ETICS. e não se esqueça de aplicar sobre a laje do tecto( ou em tecto falso) o isolamento termico, é o mais esssencial de todos.
    A fissura que ali tem é decorrente do comportamento entre diferentes materiais.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradasolhe isso é uma construção normal em alvenaria e estrutura porticada em BA.


    Peço desculpa pela pergunta mas estou somente a tentar compreender melhor o tema. Como é feita a estrutura porticada em BA? é feita com paineis também? É que tenho por exemplo uma parede interior que tem cerca de 2 "rachas" verticais que entendi serem entre paineis. posso tentar "descascar" a parede completamente numa destas rachas para ver melhor o que se passa.
  18.  # 18

    Colocado por: PedroLoucaoposso tentar "descascar" a parede completamente numa destas rachas para ver melhor o que se passa.

    Não vale apena...
    e alegrar a rachadela e preencher com material adequado, reparar e pintar.
 
0.0195 seg. NEW