Iniciar sessão ou registar-se
    • snob
    • 3 fevereiro 2021

     # 161

    Colocado por: RUIOLI

    Vou fazer impermeabilização pelo exterior, executada pelo interior :)

    Ou seja, vai ser feita a impermeabilização sobre um isolamento térmico PIR com face betuminosa e depois os muros da cave são betonados contra (com um geotextil pelo meio para proteger a impermeabilização) essa impermeabilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:snob


    Ruioli, poderia especificar o tal isolamento térmico PIR com face betuminosa? para ir investigar...

    obrigado
  1.  # 162

    Colocado por: snobRuioli, poderia especificar o tal isolamento térmico PIR com face betuminosa? para ir investigar...


    https://www.obras360.pt/loja/0010060093te-painel-de-isolamento-em-poliisocianurato-pir-pirmate-bv-veu-betume
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
    • RUIOLI
    • 3 fevereiro 2021 editado

     # 163

    Update, algumas alterações no isolamento térmico e impermeabilização:

    Medidas de Impermeabilização: Dreno perimetral DN 125 c/ geotêxtil, sendo que do lado do arruamento leva dois níveis, um abaixo do betão de limpeza e outro 50m cm abaixo do nível do passeio para apanhar logo as águas de infiltração no passeio. Nos paramentos verticais em contacto com a terra levará tela pitonada com geotêxtil a encaminhar para o dreno. A impermeabilização será por membrana SBS tipo Esterdan 40 aplicada nos paramentos verticais sobre placas de PIR com face betuminosa (https://www.obras360.pt/loja/0010060093te-painel-de-isolamento-em-poliisocianurato-pir-pirmate-bv-veu-betume) e no pavimento sobre o betão de limpeza. Para proteger a membrana SBS da betonagem, levará uma manga plástica ou geotêxtil de 300 g/m2. Numa segunda camada de proteção contra as humidades, como backup ainda que com menos eficácia, o betão levará Pastocrete 05 da SIka e juntas WaterStop da IMPERALUM (ainda a ponderar). Abandonei as membranas EPDM porque isso "afugentava" logo muitos empreiteiros, porque requeria mão de obra mais especializada e seria mais difícil de coordenar disponibilidades, pois dadas as condicionantes não se pode executar o EPDM todo de uma vez. Tenho pena, porque a solução EPDM pareceu-me excelente. Esta ponderação toda da impermeabilização não foi fácil devido às condicionantes locais...

    Medidas de isolamento térmico: Nas paredes levará PIR de 5 cm. A opção pelo PIR é permitir aplicar telas betuminosas ao contrário do XPS, para além de melhor isolamento térmico. Na base, sobre o betão de limpeza e sob o ensoleiramento geral levará XPS 500/700 de 4 cm. Na laje do piso 0, na zona da varanda, levará uma consola isolante (pedi várias cotações, o preço é puxado, um membro qui do FdC deu-me uns contatos e um deles faz importação e o preço já é mais simpático, até podia ser eu a comprar online à marca, mas prefiro que ele faça e ganhe a sua %).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
    • snob
    • 3 fevereiro 2021

     # 164

    As membranas SBS são aplicadas com maçarico?
    Na minha zona tenho reparado que alguns empreiteiros subcontratam a parte da impermeabilização de fundações a empresas especializadas, provavelmente devido à mão de obra especializada e rapidez de execução...
    Ruioli, se possível, pode colocar uma imagem da "consola isolante" que pretende.
    obrigado
  2.  # 165

    Colocado por: snobRuioli, se possível, pode colocar uma imagem da "consola isolante" que pretende.


    https://www.cortartec.eu/corte-termico-em-estruturas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  3.  # 166

    A que preço está isso nos dias de hoje ?
  4.  # 167

    Colocado por: callinasA que preço está isso nos dias de hoje ?


    Cerca de 300€/m, estou à espera da confirmação de outro fornecedor a 185€/m.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMBS
  5.  # 168

    Boa noite Ruioli.
    Espero que já tenha iniciado a construção e que as coisas estejam bem alinhavadas.
    Eu estou também em processo de escolha de empreiteiros para construção de moradia em terreno em declive, a adicionar de que irei que ter uma "piscina de terra" para poder nivelar o terreno. Não tenho conhecimentos de construção civil, para além do estudo que vou fazendo neste forum e em sites especializados...Por outro lado, tenho prazos relativamente apertados por causa de mais valias do apartamento que vendi e por isso estou um pouco apreensivo. Gostaria de lhe perguntar se o contrato que fez com o empreiteiro contempla multas e se foi fácil eles aceitarem isso? Acha que poderia ser possível enviar-me um choca desse contrato para que talvez eu pudesse utilizar também?..e eventualmente contacto de empreiteiros que lhe tenham parecido serios? ([email protected])
    agradecia imenso se o pudesse fazer
    Obrigado!!
  6.  # 169

    Colocado por: Filipe R SantosBoa noite Ruioli.
    Espero que já tenha iniciado a construção e que as coisas estejam bem alinhavadas.
    Eu estou também em processo de escolha de empreiteiros para construção de moradia em terreno em declive, a adicionar de que irei que ter uma "piscina de terra" para poder nivelar o terreno. Não tenho conhecimentos de construção civil, para além do estudo que vou fazendo neste forum e em sites especializados...Por outro lado, tenho prazos relativamente apertados por causa de mais valias do apartamento que vendi e por isso estou um pouco apreensivo. Gostaria de lhe perguntar se o contrato que fez com o empreiteiro contempla multas e se foi fácil eles aceitarem isso? Acha que poderia ser possível enviar-me um choca desse contrato para que talvez eu pudesse utilizar também?..e eventualmente contacto de empreiteiros que lhe tenham parecido serios? ([email protected])
    agradecia imenso se o pudesse fazer
    Obrigado!!


    Já lhe respondi.
  7.  # 170

    RUIOLI

    há alguma razão técnica para estar a isolar tanto termicamente as superficies enterradas? é que por natureza tudo que está abaixo do solo já por si tem boa eficácia termica.
    quanto ás impermeabilizações tambem não compreendo tanto zelo, será que o terreno é propicio a grandes águas? nivel friático elevado? isso pode ser resolvido de um só gesto , uma manta betonitica por exemplo e não precisa de andar a resolver juntas water stop e trlas de impermeabilização.
    • RUIOLI
    • 13 março 2021 editado

     # 171

    Colocado por: marco1há alguma razão técnica para estar a isolar tanto termicamente as superficies enterradas? é que por natureza tudo que está abaixo do solo já por si tem boa eficácia termica.


    Vou cumprir o standard Passivhaus, e o estudo indica XPS 4cm na envolvente da cave, mas vou colocar PIR 5 cm por uma questão de optimização de materiais e processos, o PIRMATE B permite colar tela diretamente no isolamento térmico, o que otimiza o número de etapas de construção. O facto de usar a de 5cm, é porque tenho um terraço onde vou usar o de 5 cm, e evito andar a comprar várias espessuras, até porque só vendem à embalagem e duas chegam para os meus gastos, com espessura diferentes teria de comprar 3 embalagens e tinha muito desperdício.

    Colocado por: marco1quanto ás impermeabilizações tambem não compreendo tanto zelo, será que o terreno é propicio a grandes águas? nivel friático elevado? isso pode ser resolvido de um só gesto , uma manta betonitica por exemplo e não precisa de andar a resolver juntas water stop e trlas de impermeabilização

    O zelo vai da experiência de cada um, já tive muito más experiências em caves que deram emulsão betuminosa, tela pitonada e toca a andar, no interior não tenho espaço para andar a fazer paredes duplas com caleiras de escoamento. No lote do meu vizinho do lado o nível freático não é muito elevado, mas uns lotes ao lado passa uma linha de água subterrânea e há proximidade ao rio, a diferença de cotas ao rio é de cerca de 12m. Quanto às mantas bentoniticas, um colega meu já teve um pincel numa obra de um parque de estacionamento, que para alem de não ter conseguido impermeabilizar na totalidade, ainda deu uns stresses estruturais, tiveram um prejuízo enorme a fazer impermeabilizações negativas e a parte estrutural não conseguiram resolver (até se conseguia, mas era uma pipa de massa). Além disso, num dos lados a cave tem 1,6m e os novos donos querem passar para 2,4m e essa operação vai implicar de certeza muitas vibrações e alguns movimentos da estrutura, o que pode danificar a impermeabilização. Resumindo, quero correr poucos riscos, que depois para resolver são um pincel...agora doi menos na carteira.
    • RUIOLI
    • 18 março 2021 editado

     # 172

    Bem, hoje é um dia especial, chegou o oficio com o diferimento da Licença de Obras e um anexo das taxas a pagar... alguns pontos importantes:
    - os projetos de especialidades foram submetidos a 10.02.2021, demorou pouco mais de 1 mês e muitos telefonemas a fazer pressão;
    - Os projetos de águas e esgotos só foram enviados para os SIMAR no dia 15 deste mês... parece que os SIMAR estão com atrasos na análise dos projetos e assim a CM não fica com o processo parado à espera da aprovação dos SIMAR, acredito é que só façam os ramais com os projetos aprovados, mas parece-me uma medida inteligente por parte da CM;
    - As taxas em setembro do ano passado eram 700 e tal euros e agora quase 1000€, se não fosse o desconto de 80% por ser em ARU, eram quase 5000€. Assumindo que a casa não cresceu enquanto o processo estava na CM, aumentaram as taxas bastante de 2020 para 2021.

    Agora falta encontrar empreiteiro, dos que tenho na shortlist, os que tenho preferência ainda não tenho orçamento... tenho de mandar entregar um leitão e uma grade de minis na casa deles no fim de semana, para ver se ganham motivação e fazem o orçamento... ou então pego nos orçamentos que recebi e mando um valor para cima da mesa, para ver se pegam...
    Concordam com este comentário: NTORION, Dav82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  8.  # 173

    Entendo que começa a apertar o prazo mas não te precipites.
    Não pesco nada disso mas as ligações e licença de construção pedem-se antes mesmo de ter construtor definido?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  9.  # 174

    Colocado por: RUIOLIBem, hoje é um dia especial, chegou o oficio com o diferimento da Licença de Obras e um anexo das taxas a pagar... alguns pontos importantes:
    - os projetos de especialidades foram submetidos a 10.02.2021, demorou pouco mais de 1 mês e muitos telefonemas a fazer pressão;
    - Os projetos de águas e esgotos só foram enviados para os SIMAR no dia 15 deste mês... parece que os SIMAR estão com atrasos na análise dos projetos e assim a CM não fica com o processo parado à espera da aprovação dos SIMAR, acredito é que só façam os ramais com os projetos aprovados, mas parece-me uma medida inteligente por parte da CM;
    - As taxas em setembro do ano passado eram 700 e tal euros e agora quase 1000€, se não fosse o desconto de 80% por ser em ARU, eram quase 5000€. Assumindo que a casa não cresceu enquanto o processo estava na CM, aumentaram as taxas bastante de 2020 para 2021.

    Agora falta encontrar empreiteiro, dos que tenho na shortlist, os que tenho preferência ainda não tenho orçamento... tenho de mandar entregar um leitão e uma grade de minis na casa deles no fim de semana, para ver se ganham motivação e fazem o orçamento... ou então pego nos orçamentos que recebi e mando um valor para cima da mesa, para ver se pegam...
    Concordam com este comentário:NTORION
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta


    Está quase!!

    Não te esqueças... Eles andam ai! :)

    Vai com calma e pondera bem! Não é nada que não saibas, mas... Nunca é demais reforçar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  10.  # 175

    Boa sorte RuiOli 😎 não tarda nada já começa o buraco!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • RUIOLI
    • 18 março 2021 editado

     # 176

    Colocado por: Dav82não tarda nada já começa o buraco!


    Se o teu Big Construtor estivesse para ai virado, podia agora começar duas obras praticamente na mesma rua...tens de lhe dar o toque :) Eu prometo que não vou ser esquisito com a marca dos tubos :)
  11.  # 177

    Colocado por: jcfcidNão te esqueças... Eles andam ai! :)

    Vai com calma e pondera bem! Não é nada que não saibas, mas... Nunca é demais reforçar!


    Livra! Todo o cuidado é pouco :)
  12.  # 178

    Colocado por: JotaPEntendo que começa a apertar o prazo mas não te precipites.
    Não pesco nada disso mas as ligações e licença de construção pedem-se antes mesmo de ter construtor definido?


    A licença está a pagamento, quando tiver o construtor submeto a papelada dele, pago a taxa e tenho a licença... mas até lá, tenho de encontrar um que se enquadre no que pretendo, sendo o primeiro critério a honestidade, há por ai com cada artista...
  13.  # 179

    Colocado por: RUIOLIlicença está a pagamento, quando tiver o construtor submeto a papelada dele, pago a taxa e tenho a licença..

    Agora tem 1 ano para a levantar!
    Boa (dores de cabeça) sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • Fcbp
    • 18 março 2021

     # 180

    Boa sorte!!
    Contabilizando tudo demora menos construir a casa em si, do que todo o processo burocrático
    Concordam com este comentário: RUIOLI
 
0.0466 seg. NEW