Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Antes de mais peco desculpa pela falta de acentuacao e pontuacao, nao e desleixo da minha parte mas o computador nao tem certos acentos.
    Sigo regularmente o forum e fiz varias pesquisas acerca deste topico mas nao encontrei nenhuma discussao que me ajudasse na minha duvida.
    Recentemente adquiri um lote de terreno de 1150m2 numa urbanizacao e estou na muito inicial fase de iniciar o projecto de arquitectura. O lote e relativamente direito, a area de implantacao e de construcao e mais do que a necessaria. Pretendo 2 pisos, segundo o alvara do loteamento, a area do piso superior tem de ser no maximo 40% da area de implantacao.
    A questao e que nao me consigo decidir se sera melhor optar por garagem ou cave.
    O arquitecto que ira fazer o projecto "gosta" de caves, pois todas ou quase todas as casas que projectou tem cave.
    Pretendo garagem/cave para 2 carros, uma mota, umas bicicletas, um pequeno ginasio, lavandaria e arrumos habituais.
    Eu tenho a ideia que iria usar mais uma garagem do que cave, pelo mais facil acesso, mas pode ser uma ideia errada.
    Tambem tenho uma ideia que cave sairia mais caro do que garagem, ja me disseram isso e ja me disseram que era igual.
    Agradecia conhecer a vossa opiniao acerca de qual seria a melhor opcao, ja tive algumas opinioes mas todas bastante contraditorias.
    Obrigada desde ja
  2.  # 2

    Colocado por: mpinheiroa area de implantacao e de construcao e mais do que a necessaria


    garagem com ligação à casa, para não andar à chuva e ao frio no inverno.

    para mim caves só se a area de implantação for pouca ou o terreno propicio a fazer cave.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosgaragem com ligação à casa, para não andar à chuva e ao frio no inverno.


    Em termos de custos ha muita diferenca entre cave ou garagem?
  4.  # 4

    A cave não deve ser considerada por razões estéticas mas sim por condicionantes do lote.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  5.  # 5

    Em termos de custos entre cave e garagem ha muita diferenca?
  6.  # 6

    Para mim Caves só em terrenos inclinados ou com cota firma muito baixa
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  7.  # 7

    Para saber se compensa fazer cave deve primeiro fazer uma sondagem para saber a cota do firme.
    Essa cota é fundamental para calcular os custo de uma solução ou de outra.
    Concordam com este comentário: mpinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilvaPara saber se compensa fazer cave deve primeiro fazer uma sondagem para saber a cota do firme.
    Essa cota é fundamental para calcular os custo de uma solução ou de outra.
    Concordam com este comentário:mpinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mpinheiro


    Tambem ja tinha pensado nisso, senao ate como e que os empreiteiros conseguem dar um orcamento correcto se nao conhecem esse factor? Quem pode prestar esse servico? Uma empresa de engenharia?
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaPara saber se compensa fazer cave deve primeiro fazer uma sondagem para saber a cota do firme.
    Essa cota é fundamental para calcular os custo de uma solução ou de outra.


    se tiver pedra a 1m de profundidade a cave vai ficar carissima, mas mesmo que seja apenas terra e o preço seja o ela por ela, uma cave é sempre um espaço fechado, sem luz natural e ventilação ao contrario de uma garagem. Por isso para mim a garagem é sempre melhor do que uma cave, porque pode ter luz natural e ventilação.
    Concordam com este comentário: mpinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
    • eu
    • 26 setembro 2020

     # 10

    Se puder construir uma garagem grande, não há qualquer dúvida que será melhor que cave.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro, JCoimbra
  10.  # 11

    A sondagem pode ser feita com 1/2 h de uma Bobocat.
    O seu arquitecto sabe analisar o terreno encontrado para verificar a que cota anda o firme.
    Este deveria ser um procedimento recomendado por ele e não por um fórum de Internet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  11.  # 12

    Em Portugal por norma os arquitetos deslocam se ao terreno para perceberem as limitações do mesmos ou são mais de olhar para o levantamento topográfico e bota para frente?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  12.  # 13

    Colocado por: DjdasaEm Portugal por norma os arquitetos deslocam se ao terreno para perceberem as limitações do mesmos ou são mais de olhar para o levantamento topográfico e bota para frente?

    Felizmente já se vão encontrando bons profissionais que sabem diferenciar a arquitectura da escultura e outras artes de criação do belo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
  13.  # 14

    Ainda bem que já se vão encontrando bons profissionais! Coloquei esta questão porque nas últimas ferias que fiz em Portugal vi cada "aborto" mal feito, casas sem refletir nem um pouco do meu que a rodeia, quer as construções envolventes ou a natureza! Assim de repente lembro de uma casa quase no topo de um monte tinha 3 pisos e cor encarnada um verdadeiro de atentado.
  14.  # 15

    Colocado por: mpinheiroEm termos de custos entre cave e garagem ha muita diferenca?


    Olá. Depende do terreno. É inclinado? Há zonas rochosas? Se fizer cave, são muitos m2 de parede em betão, impermeabilizações, etc. Isso do Arquitecto preferir caves pelos exemplos que viu, não serve de nada. Por vezes, é o projecto de loteamento que define se é cave ou garagem. Num terreno isolado, cada caso é um caso, nuns casos é melhor cave e noutros é melhor garagem.

    Num mundo abstracto, a cave será mais cara, fria, humida, escura e de pior acesso. Nesse contexto, acho melhor garagem.
    Concordam com este comentário: mpinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  15.  # 16

    Colocado por: DjdasaEm Portugal por norma os arquitetos deslocam se ao terreno para perceberem as limitações do mesmos ou são mais de olhar para o levantamento topográfico e bota para frente?


    Depende... do terreno e do projecto ou serviço a realizar. Para um concurso por exemplo, ou se se trata de um terreno numa zona demasiado remota, para uma primeira ideia, muitas vezes começa-se sem visitar o terreno. De resto, diria que "em Portugal por norma" temos bons profissionais, que começam as coisas pelo "principio", visitando o local.
    Concordam com este comentário: coelhinho78
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
  16.  # 17

    Obrigada pelas mensagens.
    No meu caso, o arquitecto nao se deslocou ao terreno porque o conhece bastante bem, o gabinete dele fica na mesma urbanizacao (nao sendo este o motivo porque o escolhi). Reparei que a maior parte das casas do portfolio dele tem cave e mesmo nesta urbanizacao, a maior parte das casas isoladas em terrenos de semelhante dimensao e topologia tem cave.
    Talvez tambem pelo facto de nesta zona muitas vezes as pessoas transformam as caves para alugar no Verao (algo que nao tenciono fazer).
    Nunca me tinha ocorrido anteriormente a questao do firme. Sera certamente algo para lhe perguntar, ate pode ser que ele conheca. Sei que desenhou uma casa a cerca de 50m do meu lote. Esta tem cave mas o terreno e inclinado.
    Percebi que e do consenso geral que caso seja possivel, garagem sera melhor opcao. Tambem acho que prefiro desde que nao me custe o dobro.
    Mais uma vez obrigada pelos esclarecimentos
  17.  # 18

    A única coisa que deve fazer é perguntar-lhe isso. E dizer-lhe que se puder, tem preferência por garagem. Ele tem que fazer a casa em função da sua vontade, do orçamento, da legislação e das condições do terreno, não do portfolio dele.
    Concordam com este comentário: mpinheiro, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
  18.  # 19

    Na minha opinião uma boa garagem é melhor que uma boa cave e muito provavelmente é menos propícia a patologias, também pode utilizar a localização da garagem no terreno para barrar o vento de norte, ou fazer sombra a uma zona de recreação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro, mica
  19.  # 20

    Para mim as vantagens da cave é que dessa forma elimina as possiveis patologias de humidades ascendentes, e claro fica-se com mais terreno disponível, de resto é so desvantagens, eu vou ter cave porque o terreno assim obriga, senao preferia garagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mpinheiro
 
0.0142 seg. NEW