Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei uma moradia do estado novo em Lisboa sabendo já da existência de problema de humidades na cave.
    Estou neste momento a efectuar várias obras interiores, colocação de MDF Hidrofugo sobre uma estrutura de Aço leve, chão novo em betonilha sobre gravilha e manta para proteger eventuais humidades ascendentes vindos do solo, assim como uma caixa de retenção de água com a respectiva bomba.

    Entretanto um dos locais com maior humidade, fundações (imagens em baixo) sobre rocha e pedra continua a ter humidade, penso que ascendente e descendente e também bolor no tecto e nos dias de chuva chega a aparecer à no tecto.

    Fotografias em anexo.

    Entretanto, foi pedido que fosse intervencionado o exterior, neste caso abertura de vala com 2,70 m por 0.70 m de forma a aplicar

    Este sistema,



    Parece que o empreiteiro tem receio de abrir uma vala à volta da casa porque poderá por em causa a estabilidade da mesma, alegando que as terras que estão à volta da casa já estão bastante acamadas e se abrirem poderei ter problemas no futuro, a minha questão é: Faz sentido?

    Entretanto deixo algumas imagens da obra.

    Àgua que aparecia na cave era devido à caixa de esgoto entupida



    Zona na qual tenho humidade ascendente

    Antes da obra

    Antes da obra


    O Estado dela após iniciar obra


    Foto 1


    Foto 2


    Exterior (zona a abrir)
    • zed
    • 26 setembro 2020 editado

     # 2

    .
  2.  # 3

    Começa bem a dizer que comprou uma moradia dos anos 40, depois espalha-se ao comprido com "moradia do estado novo". Quando muito, será desse tempo.
  3.  # 4

    Caro Nuno,

    Parece que não compreendeu, mas o estado novo começou em 1933 e terminou no dia 25 de Abril de 1974, contudo agradeço o seu contributo, apesar de não ter respondido à questão que foi colocada.

    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: zed
    • zed
    • 27 setembro 2020

     # 5

    Se calhar o Nuno desconhece que há moradias que foram construídas pelo estado no tempo do estado novo?
  4.  # 6

    De acordo, Zed, voltando à questão do problema mexer em terras que estejam acamadas é considerado um problema?

    Cumprimentos,

    BA
  5.  # 7

    Colocado por: brainhoDe acordo, Zed, voltando à questão do problema mexer em terras que estejam acamadas é considerado um problema?


    Abre por troços o buraco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brainho
  6.  # 8

    Boa ideia, muito obrigado RUIOLI!
  7.  # 9

    O que parece é que à cota da testa daquele último degrau a parede está assente em terra e não tem suporte de fundação. Se calhar é por isso que o empreiteiro não quer mexer por fora para não correr o risco de ficar tudo “ no ar”.
    Provavelmente o que deveria fazer seria cintar e reforçar essa base pela parte de dentro, fazendo-o por troços e só depois de ter isso bem consolidado intervir pelo exterior.
    Concordam com este comentário: brainho
  8.  # 10

    Boa tarde Kduvidas, sem dúvida que é o problema, é realmente a terra deixa de ser fundação. Caso meta uma tela pitonada no interior da cave na parede que é na realidade terra e de forma que a humidade da parede escorra para o solo e posteriormente para um caixa que escoará a água para o exterior da cave. Será também na sua opinião uma solução viável?

    Cumprimentos e obrigado.
  9.  # 11

    Olá Anonimo15122020, sem dúvida, qual seria o sistema de isolamento, Capoto por exemplo? Obrigado
  10.  # 12

    Colocado por: brainhoCapoto por exemplo?

    Uma simples placa de eps
    Concordam com este comentário: brainho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brainho
  11.  # 13

    Obrigado zedasilva.
  12.  # 14

    Se não quer escavar por fora (honestamente não hoje o porquê, desde que não escave por baixo no alicerce não vai descalçar a casa, mas posso estar a pensar mal), escave por dentro e ponha o dentro a escoar para um poço.

    Há aqui uma casa em construção (se não me falha a memória é do Rui1977) que tem dreno no interior.
  13.  # 15

    Eu não sou construtor puro e duro. Já fiz várias reconstruções por administração direta e aquilo que opino é baseado nessas experiências e outras situações de que me vou apercebendo em obras de remodelação.
    A situação que documenta e a solução que lhe propuseram de intervenção exterior é sem dúvida a mais eficaz, no entanto falta um elemento que está no esquema é que você não tem=a parede de betão armado🤨
    Por isso e pelo que se vê é compreensível a reticência do construtor em adoptar aqua solução.
    A solução que preconiza está longe de ser a ideal, mas com uma boa drenagem do piso, eu complementaria em substituir por troços aquela parte em terra por uma cinta em betão até ao firme e só depois aplicar a tela. Ou seja, basicamente estaria a fazer por dentro aquilo que o aconselham a fazer por fora.
    A caixa de recolha é uma boa ideia e porventura a única viável para escoar as águas acumuladas.
  14.  # 16

    Colocado por: zedasilvaUma simples placa de eps


    Colocado por: Anonimo15122020tem de ser isolamento preparado para estar em zonas enterradas...terá de ser XPS.

    Verdade!
    Erro meu ao selecionar a tecla respetiva
    Concordam com este comentário: brainho
    • nunomp
    • 28 setembro 2020 editado

     # 17

    Colocado por: brainhoCaro Nuno,

    Parece que não compreendeu, mas o estado novo começou em 1933 e terminou no dia 25 de Abril de 1974, contudo agradeço o seu contributo, apesar de não ter respondido à questão que foi colocada.

    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário:zed


    Percebo que foi, de facto, uma minudência. É preferível caracterizar um edifício pelo estilo arquitectónico (modernismo?) em vez do regime político vigente. Adiante :)
  15.  # 18

    Colocado por: Anonimo15122020Mesmo não sendo um espaço habitável (por exemplo arrumos)

    Quantos de nós não tem na garagem ou na cave 53 caixotes de livros e revistas do tempo da escola e da faculdade, que ainda não decidimos deitar fora?
    Um bom isolamento térmico pode ser a diferença entre continuarem lá ou termos efetivamente que deitar aquilo tudo fora.
    Pelo preço que custo o isolamento térmico de uma cave, acho que é sempre uma má opção não o fazer.
  16.  # 19

    Colocado por: AlbertoBrasVentilação da cave de uma forma natural sem haver recurso a janelas. Como sugere fazer?

    Ventilação natural deveria ser obrigatório.
    Porque a grande maioria dos projetistas se está a borrifar para isso e não estão para puxar pela cabeça, inventou-se umas maquinetas.
    Continuo a achar que no ato de conceber o projeto o projetista se deveria preocupar com isso e não estar à espera que umas quaisquer maquinetas depois resolvam a situação
  17.  # 20

    A cave tem 3 janelas, mas bastante pequenas, sendo que já começou a aparecer bolor numa das zonas com menos acesso de ar renovavel, debaixo das escadas, estou a ponderar este tipo de material

    Ventilação descentralizada.



    A minha ideia é tornar a cave uma zona habitável e não apenas de arrumos.

    Relativamente ao XPS terá de ser posto sobre a viga da casa, mas visto que o maior problema está na zona debaixo da viga, certamento que alguma coisa terá de ser feita no exterior.

    Deixo mais algumas imagens em que se percebe perfeitamente a separação entre placa e terra.

    Zona das escadas

    Obrigado!
 
0.0233 seg. NEW