Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos. Em janeiro vou emigrar e estou numa situação que de certo muitos portugueses estiveram. Eu tenho um apartamento com crédito habitação, para os que ja tiveram na mesma situação o que acabaram por fazer? Arrendaram ou venderam? Qual seria a melhor opção?
  2.  # 2

    Se o valor da renda for superior ao valor do crédito e ainda der para pagar a manutenção do apartamento, taxas camarárias e impostos fique com ele e arrende.
  3.  # 3

    Não se esqueça que em qualquer uma das opções, quase de certeza vai pagar mais de IRS comparativamente se estivesse em PT (residente).
    Se de alguma forma conseguir garantir um inquilino honesto e em condições, compensa sempre arrendar e vender daqui a alguns anos, em que o imóvel pode já valer mais.
    • hangas
    • 29 setembro 2020 editado

     # 4

    Colocado por: TrollanskiBoas a todos. Em janeiro vou emigrar e estou numa situação que de certo muitos portugueses estiveram. Eu tenho um apartamento com crédito habitação, para os que ja tiveram na mesma situação o que acabaram por fazer? Arrendaram ou venderam? Qual seria a melhor opção?


    Eu estive nessa situacao ha 6 anos atras. Depois de muito ponderar acabei por deixar o imovel vazio.

    Vender na altura nao compensava pois o mercado estava em baixa.
    Alugar para mim so seria uma possibilidade se o entregasse a uma agencia para gerir o arrendamento por mim, visto que nao teria a possibilidade de estar em cima do assunto.

    Acabei por deixar o imovel vazio, pelo menos inicialmente, para o caso de a aventura pelo estrangeiro nao corresse como esperado ter um plano B.
    Depois acabei por deixar ficar assim porque a prestacao ficou tao baixa por causa da euribor negativa, que nao valia a pena o risco de arrendar, complicacao fiscal etc.
    Concordam com este comentário: rui.fern
 
0.0095 seg. NEW