Iniciar sessão ou registar-se
    • KwiK
    • 29 setembro 2020

     # 1

    Boa noite,

    antes de mais quero pedir já desculpa caso a minha questão não faça muito sentido mas sou um bocado leigo na matéria por isso venho aqui ao fórum na esperança que me consigam tirar as dúvidas que tenho.

    Eu neste momento estou a construir uma moradia. Eu tenho na entrada uma caixa ATI/ITED com ligação a várias tomadas ITED espalhadas pela casa. Tomadas essas com saída de sinal Ethernet para poder ligar um cabo de rede.

    Já confirmei e na rua que estou a construir a moradia tenho FIBRA.

    A minha dúvida são as seguintes.

    Eu neste momento estou fidelizado com a NOS. Como tal não tenho opção de optar por outra operadora.

    O equipamento que tenho neste momento é o NOS FIBRA 5.0 (aquele router redondo que parece uma coluna de som).

    Esse mesmo router tem de ficar dentro da caixa ATI/ITED para depois poder espalhar o sinal pela casa ou pode por exemplo ficar na sala e eles dentro da minha caixa põem alguma mini box que depois envia o sinal e o router pode ficar na sala ligando depois na sala os fios que saem a tomada ited?

    Digo isso porque o router em questão muito dificilmente cabe dentro da caixa devido as suas dimensões e mesmo que coubesse certamente iria comprometer o sinal WIFI. Por outro lado também não quero limitar-me a um router na sala quando tenho ligações ethernet pela casa toda (nomeadamente no escritório) e depois não fazer proveito dos mesmos.

    Obrigado pela ajuda
    Um abraço
    KwiK
  1.  # 2

    mete tudo na sala e depois tem de ser voce a comprar um switch para ter o resto da casa com a rede estruturada.
    Mas tem duvidas dessas pergunte aos projectistas, nomeadamente ao do ITED. tem consigo concerteza copia do projecto ITED, também pode questionar o electricista que es´ta a executar a instalação de telecomunicação.
    Concordam com este comentário: rjmpires
    • KwiK
    • 30 setembro 2020

     # 3

    Bom dia Pedro,

    obrigado pela resposta, a resposta que me dão é para não me preocupar, que vai ficar tudo direito e que vou ter internet em todas as ligações.

    Os projectos estão todos com o arquitecto e o construtor.

    Bem, vou deixar a obra fluir e preocupar-me com outros assuntos, porque este efectivamente é chinês para mim. Resta-me confiar neles, porque como já disse eles já me tentaram explicar mas não percebi. Só quero é que fique bem feito e que não se fiquem a ver cabos e que as tomadas apanhem todas Internet.

    Olhando para tópicos aqui semelhantes (onde até um router colocaram na frente da caixa) fiquei um pouco assustado. Por isso é que decidi questionar-vos para evitar algo semelhante. :)
  2.  # 4

    Pode fazer como diz o Pedro, coloca o router na sala e liga-o à tomada de rede, depois coloca um switch no quadro ITED para repartir o sinal pelas restantes tomadas da casa.
    • KwiK
    • 30 setembro 2020

     # 5

    Sim, acho que já percebi a lógica. Vou fazer isso.

    O Switch convém ter o mesmo número de saídas de sinal como tomadas ITED que terei espalhado pela casa certo? Ou é uma saída que irá alimentar todas tomadas?
  3.  # 6

    No switch tem uma entrada e várias saídas, uma para cada ponto de rede que quiser.
    • KwiK
    • 30 setembro 2020 editado

     # 7

    Pois, foi o que deduzi.

    Como vou ter 8 pontos espalhados pela casa, preciso de ter no mínimo 7 saídas de sinal porque o da sala será o que irá enviar o sinal para a switch que está na caixa.

    Esta deve servir: https://www.pcdiga.com/switch-tp-link-8-portas-gigabit-smart-tl-sg108e?gclid=CjwKCAjw2dD7BRASEiwAWCtCbykc0giXhiNW4xEiZQuJ1n9xiE1vG5zCPSLoggs2OC6fnpNqIwqjExoCFvkQAvD_BwE
  4.  # 8

    Precisas de 1 para ligar ao router e outras tantas quanto o número de tomadas de rede que queiras alimentar.
    Esse dá.
    • EduuM
    • 30 setembro 2020 editado

     # 9

    Bom Dia,

    A solução de colocar na sala e distribuir para um switch dentro da caixa ITED parece ser o ideal no seu caso, vi o link do switch que andou a ver e acho que fica muito melhor servido com este :

    Switch

    O TP-Link que refere é unmanaged (ou seja é um Switch "Cego", entra net e sai net mais nada), na grande maioria dos casos é suficiente. No caso do D-Link que tem acima é Managed, ou seja tem uma consola de gestão do switch web que permite configuração e monitorização de algumas coisas que no futuro podem dar jeito e neste caso tem o mesmo preço :)

    Na imagem é o exemplo do painel web que falo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      WebSwitch.png
    • KwiK
    • 30 setembro 2020

     # 10

    Colocado por: EduuMBom Dia,

    A solução de colocar na sala e distribuir para um switch dentro da caixa ITED parece ser o ideal no seu caso, vi o link do switch que andou a ver e acho que fica muito melhor servido com este :

    Switch

    O TP-Link que refere é unmanaged (ou seja é um Switch "Cego", entra net e sai net mais nada), na grande maioria dos casos é suficiente. No caso do D-Link que tem acima é Managed, ou seja tem uma consola de gestão do switch web que permite configuração e monitorização de algumas coisas que no futuro podem dar jeito e neste caso tem o mesmo preço :)

    Na imagem é o exemplo do painel web que falo
      WebSwitch.png


    Obrigado Eduu, sim parece me interessante para controlar melhor.
    Concordam com este comentário: EduuM
  5.  # 11

    Tenha também atenção no tipo de cabo que vão passar, creio que com as normas iTED já é comum (ou mesmo obrigatório) meterem o Cat6 mas por exemplo eu já pedi ao electricista que está na obra do apartamento para passar Cat6a ... Muita gente descura um bocado estes assuntos porque efectivamente o Cat6 já é mais que suficiente, no meu caso como a diferença não é muita optei por ir um pouco mais a frente, por exemplo cat6 tem uma frequência de transmissão de 250Mhz enquanto que o Cat6a passa para 500Mhz ... A velocidade suportada é de 10Gb em ambos porém o Cat6 numa distancia de cabo mais curta. Em termos de fiabilidade o Cat6a é superior e por exemplo uma bobine de 305Metros de Cat6 deve rondar os 110€, uma de Cat6a deve rondar os 190€ e claro que uma bobine de 305M chega e sobra ... Embora seja quase o dobro de preço por metro, falamos de valores relativamente baixos ...

    Apenas a minha opinião :)
    • KwiK
    • 30 setembro 2020

     # 12

    Colocado por: EduuMTenha também atenção no tipo de cabo que vão passar, creio que com as normas iTED já é comum (ou mesmo obrigatório) meterem o Cat6 mas por exemplo eu já pedi ao electricista que está na obra do apartamento para passar Cat6a ... Muita gente descura um bocado estes assuntos porque efectivamente o Cat6 já é mais que suficiente, no meu caso como a diferença não é muita optei por ir um pouco mais a frente, por exemplo cat6 tem uma frequência de transmissão de 250Mhz enquanto que o Cat6a passa para 500Mhz ... A velocidade suportada é de 10Gb em ambos porém o Cat6 numa distancia de cabo mais curta. Em termos de fiabilidade o Cat6a é superior e por exemplo uma bobine de 305Metros de Cat6 deve rondar os 110€, uma de Cat6a deve rondar os 190€ e claro que uma bobine de 305M chega e sobra ... Embora seja quase o dobro de preço por metro, falamos de valores relativamente baixos ...

    Apenas a minha opinião :)


    Obrigado!! Por acaso não sabia isso. No sábado vai lá o electricista... vou já questionar isso. :)
    Concordam com este comentário: EduuM
 
0.0119 seg. NEW