Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia/tarde/noite a todos.

    Preciso da ajuda de alguém que perceba de lareiras/chaminés.

    Após algumas horas de pesquisa, neste fórum inclusive, diria que já tenho quase todos os princípios básicos e noções acerca de como funcionam as lareiras e as suas chaminés, do que usar no topo de uma chaminé, do que não usar.

    A situação é a seguinte: comprei um apartamento com lareira aberta (sem o chamado "registo" no interior) , há cerca de um ano, prédio com 3 andares, eu moro no 3º ESQ e ultimo andar. (prédio com cerca de 30 anos) Localização: Concelho do Seixal (sul de Lisboa)

    (dimensões da lareira: 80cm largura, 48cm altura, 28cm profundidade, uso um daqueles queimadores para lareira, com gaveta, eleva a lenha mais uns 10cm)

    No inverno passado eu e a minha mulher, quisemos obviamente experimentar a lareira, e por isso comprámos lenha e tudo o que é necessário.

    No principio correu tudo bem, diria que devemos ter gasto uns 100Kgs de lenha até os primeiros problemas começarem a surgir:

    1º: Em dias de vento, começou a sair o fumo todo pela boca da lareira, enchendo a sala e o resto da casa com fumo ao ponto de ter que abrir as janelas todas da casa e tentar tirar a lenha que estava a arder para o lado de forma a ir extinguindo a coisa...(com a frecha na janela da sala aberta, sem exaustor da cozinha ligado, sem extração forçada via "ventax" da WC ligada e por fim fazendo lume na lareira de forma a aquecer bastante aquela zona para o fumo subir)

    2º: Em alguns dias com vento "normal", o fumo e o cheiro a queimado foi parar à sala dos meus vizinhos de baixo no 2º andar, ao ponto de eles ficarem com a sala cheia de fumo, isto em dias em que a minha lareira funcionou bem, sem qualquer fumo, e apenas os vizinhos foram afetados.

    Somos administradores do condomínio, e temos acesso livre ao telhado, por via de escadas internas para o sótão comum, e acesso ao telhado via claraboia no meio das telhas. Houve reunião de condomínio no ultimo fim de semana e ficámos de tentar arranjar uma solução para este problema, a maioria dos vizinhos nem sequer usa lareira, inclusive este ano, os meus vizinhos de baixo já taparam a boca da lareira com uma esponja grande, na outra chaminé dos vizinhos do lado DTO do prédio, os vizinhos do 2º andar fizeram obras à tempos e eliminaram por completo a lareira.

    Logo temos duas chaminés diferentes, uma para o lado esquerdo, outra para o lado direito. Sendo que a minha lareira pertence à chaminé da esquerda.

    NOTA: As chaminés foram limpas por uma empresa à cerca de 2 anos, e praticamente não foram usadas.

    Nessa reunião eu mostrei aos presentes fotos da chaminé esquerda, e as possíveis razões pelas quais eu acho que o fumo volta para trás, parece-me uma chaminé aberta, mal concebida, praticamente encostada à chaminé do prédio vizinho, e com uma pedra (parece mármore) superior danificada, expliquei que iriamos pedir orçamentos junto de empresas especializadas no assunto para resolução definitiva (de forma a que toda a gente do prédio possa acender as suas lareiras sem preocupações).

    Posto isto, já enviei alguns emails a algumas empresas explicando toda a situação e enviando fotos, aqui da zona, e já obtive 3 respostas:

    1º: "Percebi perfeitamente o vosso problema. Recomendo vivamente a colocação de girândolas no topo dessas chaminés."
    Ainda tentei explicar ao Sr. o porquê desta solução não ser de todo aconselhada. O mesmo insistiu que embora não fosse
    resolver a 100% era esta a solução que iria "ajudar bastante"

    2º: Pediu-me o meu contacto, até hoje, ninguém me ligou.

    3º: "Além da limpeza sugerimos uma inspeção de vídeo CCTV para verificar o motivo o qual cai sujidades no andar debaixo"
    Sem se deslocarem ao local ainda, fizeram orçamento de "limpeza 3 chaminés de lareira: 210€ + IVA e inspeção vídeo: 240€ +
    IVA". Mais uma vez nenhuma sugestão acerca do topo da chaminé.

    Acontece que neste momento sinto-me um pouco perdido acerca do que fazer, precisava de alguém que que realmente entendesse do assunto, e parece que os profissionais até agora que contactei, nenhum percebe a 100% do que anda a fazer. Daqui a nada o inverno está ai, e devido às condições climatéricas será muito mais difícil tentar solucionar o problema.

    Solicito, por favor, alguém que me ajude com esta situação... A minha mulher que adora acender a lareira já nem me pode ouvir a comentar com ela as possíveis causas/soluções deste problema :P

    Vou deixar em anexo fotos e um vídeo via Youtube: https://youtu.be/AODLPcnsr0w

    Muito obrigado desde já a atenção dispensada,

    Cumprimentos

    PS: Peço imensa desculpa desde já pela "parede" de texto :D
    PS2: Se for preciso posso adicionar mais fotos, no post inicial não me deixava por mais de 3 fotos.
      5.jpeg
      4.jpeg
      1.jpeg
  2.  # 2

    aiiii,
    Bem a chaminé deve estar sempre acima da cumieira mais próxima, os dutos de fumos devem ser isolados para o fumo não perder a vantagem de estar quente, para não perder o efeito de chaminé.

    Como sou Anti-lareiras, pelo despedício de calor que estas proporcionam.
    Apenas posso recomendar que mude para um recuperador ou salamandra .

    O que vai acontecer, para a salamandra trabalhar, como o fogo está mais restrito a um volume, o fumo saí muito mais quente da sala, numa lareira o fumo vai misturado com uma grande quantidade de ar frio, a saída de fumo está mais fria.

    Fumo quente, menor densidado do ar tende a subir mais rápido.
    Como o fumo está mais quente, subirá melhor em dias de vento.

    O recuperador ou Salamandra, proporcionam também uma saída de fumo mais controlada, se existir retorno este será por um tubo pequeno que é mais dificil do que por essa abertura que apresenta.

    Penso que com a instalação de um destes dispositivos não necessita de fazer mais intervenções.
    r
    Já vi isso acontecer numa lareira, que passou a recuperado , na qual a chaminé estáva a meio da altura máxima do telhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: WaterGun
  3.  # 3

    Boas,

    Desde já obrigado pela atenção em responderes ;)

    Certo, como indicas a chaminé devia estar sempre acima da cumieira mais próxima, que não é o caso nesta situação.

    A questão aqui é, no meu caso, essas recomendações requerem obras, uma vez que as dimensões da lareira, não permitem colocar um recuperador de calor (é muito larga, pouco profunda, no post inicial tem lá as dimensões, e pelo que sei, os meus vizinhos do 2º andar do lado DTO antes de removerem a lareira completamente, pediram orçamento para um recuperador, e foi-lhes indicado que não era possível dado o formato da lareira aberta) e a colocação da salamandra implicaria fazer obras em minha casa (não é de todo uma opção neste momento :D)

    Aqui a minha dúvida principal é: que intervenção na chaminé existente no telhado tem que ser feita! Será que colocando 4 saídas em "H" com tubos de diferentes alturas resolve?

    Já percebi que não vale a pena falar com empresas de chaminés, uma vez que não percebem nada disto!

    Muito obrigado e cumprimentos.
  4.  # 4

    sendo o seu o ultimo piso é relativamente facil de fazer, coloca um tubo unico dentro dessa chaminé e sela cá em baixo, agora isso vai obrigar a obras e se vai fazer obras aconselho a colocar um recuperador.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvessendo o seu o ultimo piso é relativamente facil de fazer, coloca um tubo unico dentro dessa chaminé e sela cá em baixo, agora isso vai obrigar a obras e se vai fazer obras aconselho a colocar um recuperador.


    Pois, o objetivo era mesmo não ter que fazer obras em casa, pois ai já não é parte comum e teria de ser eu a suportar essas obras.

    O objetivo é ser uma solução geral para todos os andares, valores assumidos pelo condominio, de forma a quem quiser, poder usar a lareira, dai que questionei qual a melhor forma de fazer a obra na chaminé no telhado, se a solução passar por ai obviamente :)

    Obrigado
  6.  # 6

    Boa tarde WaterGun,

    Passa-se o mesmo comigo. Comprei casa à cerca de um ano, e moro no último piso, num prédio com 2 andares. No meu caso, sou eu o prejudicado. Os meus vizinhos do R/CH acendem a lareira a "toda a hora", aliás a primeira vez que demos conta, foi em Agosto e fiquei com a casa cheia de fumo ... Acho que estavam a grelhar carne ..

    Tive exactamente a mesma postura que você. Li de tudo e mais alguma coisa, até que encontrei na internet um limpa chaminés, que me pareceu ser entendido no assunto, mas só serviu para limpar as verbas do condominio.

    Vou optar por instalar um recuperador de calor na lareira, pois já era a minha intenção fazê-lo embora que não fosse para já, mas como tenho um bebé, não me posso " dar ao luxo " de passar mais um inverno a levar com fumos / cheiros.

    Pelo que tenho lido, a colocação do recuperador, só por si, pode não resolver a situação, mas espero que minimize. Caso contrário, tenho de colocar um tubo directo de minha casa até à chaminé.

    Não é fácil conseguir alguém que perceba, e que tenha "vontade" de fazer esse tipo de trabalhos.

    O que minimizou o meu problema, foi ter sempre a janela da sala (onde se encontra a lareira) cerca de 1CM aberta. Mas confesso que é remedeio, e no inverno não se torna agradável.

    Cumprimentos,
  7.  # 7

    Colocado por: NunoAlexandre
    Passa-se o mesmo comigo. Comprei casa à cerca de um ano, e moro no último piso, num prédio com 2 andares. No meu caso, sou eu o prejudicado.

    Boas Nuno, obrigado pelo teu comentário.

    Pois, eu no meu caso, para além de prejudicar os vizinhos do 2º andar, (que neste momento já taparam a boca da lareira deles com uma esponja) também sou prejudicado porque não posso acender a minha lareira devido ao retorno de fumos para dentro da minha casa!
    Também tenho uma pequenita com 4 anos, e a minha mulher é asmática...

    O que eu pretendia era uma solução que fosse comum a toda a gente, para todos poderem usar livremente, as chaminés não estão sequer sujas por dentro...

    Colocado por: NunoAlexandre
    Não é fácil conseguir alguém que perceba, e que tenha "vontade" de fazer esse tipo de trabalhos.

    Tal e qual, até agora ainda nenhuma empresa me deu nenhuma sugestão/orçamento de jeito... Só sabem fazer limpezas, pelos vistos, e não limpam só a chaminé, limpam também o €€ do condomínio como dizes...

    Eu na realidade só preciso de alguém que perceba disto, que me diga o que fazer, porque a partir dai, eu próprio vou comprar os materiais necessários e peço a um pedreiro conhecido para fazer o trabalho, se for o caso de ser necessário um pedreiro.

    A minha ideia será tirar a pedra mármore do topo da chaminé, e colocar 4 tubos metálicos (fazendo a respetiva redução da forma triangular para circular), cada um a diferentes alturas (de preferência mais alto que a chaminé do prédio do lado) e no topo de cada tubo, uma saida em "H" ou algo do género.

    Penso que desta forma deverá resolver o assunto, mas não sei...

    Colocado por: NunoAlexandre
    O que minimizou o meu problema, foi ter sempre a janela da sala (onde se encontra a lareira) cerca de 1CM aberta. Mas confesso que é remedeio, e no inverno não se torna agradável.

    Certo, no caso de ser eu a acender a lareira, é isso que tenho de fazer para a pressão de ar dentro de casa ser favorável à subida dos fumos da queima da lenha, agora no teu caso é mais "ingrato" uma vez que não és tu a acender a lareira...

    Onde andam os bons profissionais deste ramo!?! Parece que são tão raros quanto ouro...
  8.  # 8

    Não querem interpretar as leis da física.

    Ar quente sobe. Fumo é ar quente.

    Se na entrada da chaminé, ( tubo ascendente e vertical) entrar uma quantidade de calor concentrada, no caso do recuperador e salamandra, este ar quente ou fumo , tende logo a subir.
    No inicio tem alguma dificuldade ( dificuldade muito inferior á da lareira ) , uma vez que as paredes da chaminé estão frias e a "roubar " calor ao fumo , ao ar quente.
    Daí as condutas da chaminé serem isoladas, no seu caso, este isolamento não é prioritário uma vez que a chaminé está entre paredes.

    A lareira lança na chaminé uma mistura de ar quente e frio, esta mistura de ar normalmente é mais fria que dos recuperadores e salamandras.

    Criar restrições á passagem do ar.

    Uma salamandra ou recuperador , normalmente tem uma porta ( abre e fecha) um registo de ar no Cinzeiro que abre e fecha e um registo de chaminé ( borboleta ) que não fecha totalmente.
    Contudo estes 3 elementos são elementos que impedem ou reduzem bastante a passagem de ar, ou até impedem a passagem do ar.

    Na Lareira não existe nada disto, é um buraco sempre aberto.
    Logo, o ar vai tentar procurar o caminho mais curto para sair e sai no buraco mais livre e próximo que é o vizinho.

    Vai ser necessário criar uma entrada de ar permanente, para fornecer o fogo de ar/ oxigenio, para este arder, e para o efeito de chaminé funcionar.

    Não é necessário fazer logo um monte de Obras.

    Pretende ajuda na escolha do recuperador salamandra ? Envie uma foto da sua lareira.

    Tem o levantamento da chaminé, ie, esta deve ter um acesso na parte mais baixa para limpeza.
  9.  # 9

    Colocado por: mtavares
    Uma salamandra ou recuperador , normalmente tem uma porta ( abre e fecha) um registo de ar no Cinzeiro que abre e fecha e um registo de chaminé ( borboleta ) que não fecha totalmente.
    Contudo estes 3 elementos são elementos que impedem ou reduzem bastante a passagem de ar, ou até impedem a passagem do ar.

    Na Lareira não existe nada disto, é um buraco sempre aberto.
    Logo, o ar vai tentar procurar o caminho mais curto para sair e sai no buraco mais livre e próximo que é o vizinho.

    Boas,

    Sim garantidamente um registo na lareira iria ajudar bastante, será possível instalar?

    Sei que há lareiras que já trazem um registo de "origem".

    No meu caso, na lareira existente, penso não ser possível instalar um recuperador, uma vez que é bastante larga e muito pouco profunda.
    (dimensões da lareira: 80cm largura, 48cm altura, 28cm profundidade, uso um daqueles queimadores para lareira, com gaveta, eleva a lenha mais uns 10cm)

    Será que alguém me consegue dar uma solução? Os mestres das lareiras aqui do fórum não andam por aqui? :P
  10.  # 10

    Para instalar o recuperador, tira isso tudo fora, deixa so o tubo , coloca a recuperador isola com lâ de rocha ou nao conforme as instruçoes do fabricante e faz uma hotte em Pladur vermelho.

    Isso do fumo , a chaminè é comum ?


    Esta muito baixa
    Concordam com este comentário: mtavares
  11.  # 11

    Colocado por: larkhePara instalar o recuperador, tira isso tudo fora, deixa so o tubo , coloca a recuperador isola com lâ de rocha ou nao conforme as instruçoes do fabricante e faz uma hotte em Pladur vermelho.

    Isso do fumo , a chaminè é comum ?


    Esta muito baixa

    Boas,

    A chaminé, como podes ver na foto em anexo, é comum a todos, portanto ela tem 4 saidas no topo.

    Vídeo: https://youtu.be/AODLPcnsr0w

    Eu não consigo é fazer obras! Senão era o que fazia certamente. Falta de t€mpo, se é que me entend€s. ahahah

    Quero aproveitar mais uns tempos esta lareira, precisava era que funcionasse como deve de ser...
      3.jpeg
  12.  # 12

    Que trabalho que ai está , as chamines sao independentes mas estão todas ao mesmo nivel e na mesma conduta.....
  13.  # 13

    Poderá faltar o chamado pescoço de cavalo na chaminé.
  14.  # 14

    Ob pela contribuição do video da chaminé .

    Essa chaminé está melhor do que o previsto, se defacto cada apartamento tiver um tubo independente .

    Sei que vai doer, mas ter lareira é como andar a cavalo quando toda o mundo anda de carro .

    Já tive esse registo cá em casa, o tal pescoço de cavalo, e os sacos para queimar de limpeza da chaminé.

    A solução é salamandra / recuperador.

    Para demolir é procurar uma marreta de 2,5 Kg.

    Endireita a parede com uma placa de pladur, e coloca uma salamandra com porta lateral e já tem um Mercedes em vez de um Cavalo.

    No sites de anuncios aparecem muitas abaixo dos 150€ para começar com falta de t€mpo , fica 5 estrelas e com um inverno quentinho.
  15.  # 15

    Boas,

    Obrigado pela sugestão, mas no meu caso é-me mesmo completamente impossível fazer obras dentro de casa.

    A sugestão que dás, é exatamente o que vou fazer no futuro quando conseguir remodelar a casa inteira.

    Acontece que o construtor teve a brilhante ideia à 30 anos atrás, de fazer um acabamento em forma de "agua a escorrer", então se demolisse e colocasse pladur a tapar o canto das paredes, ia haver sempre essa diferença entre o aspeto das paredes. (se fizeres zoom na foto em anexo deve dar para ver)

    Vou deixar aqui duas fotos da minha lareira, e uma foto que saquei da net, com uma edição espetacular em paint feita por mim de como acho que podia ficar a terminação da chaminé no telhado, de forma a funcionar melhor.

    Bem como um vídeo do interior da minha chaminé, do famoso pescoço de cavalo... https://youtu.be/4y8ULGiRc_E
    Sendo que este video é filmado por cima do que é visivel na primeira foto no post inicial! Sim... Usei um selfie stick com mais de 1 Metro :D
    Concordam com este comentário: jorgealves
      Screenshot_42.png
      IMG_20201002_193522.jpg
      IMG_20201002_193514.jpg
    • size
    • 3 outubro 2020

     # 16

    Talvez, reformular de outra fórmula a cúpula da chaminé, já que coloca em causa o vento.
    É que, na saída, existem faces de alvenaria de consideráveis dimensões, nomeadamente um tijolo no centro, onde o vento bate, fazer recochete e provocar retrocesso da coluna de ar quente, ou seja, em sentido contrário.
      z.jpeg
  16.  # 17

    Colocado por: sizeTalvez, reformular de outra fórmula a cúpula da chaminé, já que coloca em causa o vento.
    É que, na saída, existem faces de alvenaria de consideráveis dimensões, nomeadamente um tijolo no centro, onde o vento bate, fazer recochete e provocar retrocesso da coluna de ar quente, ou seja, em sentido contrário.
      z.jpeg

    Boas,

    Certamente como está construída no topo não ajuda ao bom funcionamento na extração dos fumos.

    Colocadas todas estas situações referidas nos outros comentários, alguém tem alguma sugestão da alteração necessária a fazer para a saída da chaminé funcionar corretamente? Será através do método que postei acima?

    Remover as pedras do topo, transformar as saídas em forma circular (via betão ou via algum tipo de chapa à medida dos triangulos), colocar tubos metálicos com +/- 1 metro e no topo chapéus em "H" ou outro tipo?

    Obrigado
  17.  # 18

    Colocado por: WaterGunCertamente como está construída no topo não ajuda ao bom funcionamento na extração dos fumos
    o caudal de essas saidas também deixam mt a desejar...enfim, isso era refazer a chaminé toda de raiz.

    pode fazer as alteações que quiser, mas o seu maior problema é que a chaminé devia estar bem acima das construções contiguas. enquanto nao estiver vai sofrer com fumo dentro de casa. depois de estar mais alto ja poderá pensar em chapeus X,Y,Z
      Capturar6.PNG
      Sem Título.jpg
  18.  # 19

    Boas WaterGun,

    O técnico que me irá instalar o recuperador esteve em minha casa, e disse-me que se houver problema com retorno de fumo, provocado por ventos / chaminé deficiente, o problema pode ficar minimizado, mas não resolve. Inclusivamente irei optar por “tentar” entubar o recuperador directo até ao telhado e colocar um chapéu que evite retorno.
    Se não pretender obras devia optar primeiro por esta opção mais “económica”, mas penso que tens de partir o interior da chaminé de forma a retirar o tudo antigo ..

    Segundo percebi, existe um tubo de inox que vai da lareira à laje, e aí encontra uma conduta que poderá ser de diferente diâmetro. Este cenário pode dificultar as coisas, pois terás de passar um tubo mais estreito por dentro desta conduta.

    Cumprimentos,

    Nuno Garcia
  19.  # 20

    Colocado por: antonylemoso caudal de essas saidas também deixam mt a desejar...enfim, isso era refazer a chaminé toda de raiz.

    pode fazer as alteações que quiser, mas o seu maior problema é que a chaminé devia estar bem acima das construções contiguas. enquanto nao estiver vai sofrer com fumo dentro de casa. depois de estar mais alto ja poderá pensar em chapeus X,Y,Z
      Capturar6.PNG
      Sem Título.jpg

    Boas, certo, exatamente, é por ai que pretendia começar, tapar o triangulo da saída da chaminé com uma chapa de metal com o diâmetro do tubo de inox, remover a pedra da chaminé (julgo que não dará para corta-la sem ela ficar em condições), instalar um tubo ai com 1 metro de altura com um chapéu na ponta.

    Penso que desta forma já os fumos vão sair livremente e sem retorno em dias de vento. Exemplo na foto em anexo.


    Colocado por: NunoAlexandreBoas WaterGun,
    O técnico que me irá instalar o recuperador esteve em minha casa, e disse-me que se houver problema com retorno de fumo, provocado por ventos / chaminé deficiente, o problema pode ficar minimizado, mas não resolve. Inclusivamente irei optar por “tentar” entubar o recuperador directo até ao telhado e colocar um chapéu que evite retorno.
    Se não pretender obras devia optar primeiro por esta opção mais “económica”, mas penso que tens de partir o interior da chaminé de forma a retirar o tudo antigo ..

    Pois, no meu caso, obras dentro de casa estão fora de questão, a minha lareira nem sequer tem o tamanho adequado para ser instalado um recuperador... Tinham de ser obras imensas, partir a lareira toda e depois colocar tudo de novo, quando partir tudo, é para colocar uma salamandra por ex... :D
      2020-10-06_10h19_13.png
 
0.0277 seg. NEW