Iniciar sessão ou registar-se
    • GMTba
    • 1 outubro 2020 editado

     # 1

    Boa noite
    Recentemente interessei-me por uma moradia em construção. Os moldes do negócio seriam assim:

    Ponto 1. Supostamente, o construtor era o proprietário do terreno iria vender-me o terreno com a edificação que já la está por um valor X (50k) mais o valor da construção (195k) sendo que o mesmo me falou que trabalhava somente por auto construção e que no momento da escritura o terreno passava para meu nome.
    Ponto 2. Fui ao bpi que me aprovou o financiamento do terreno mais moradia a depender somente do valor da avaliação
    Ponto 3. Aqui começam as dúvidas pois quando íamos assinar o CPCV, pedimos documentos entretanto notei que o registo predial e a certidão permanente estão em nome de uma segunda empresa à qual após ter questionado esse facto que cedeu os direitos de construção e promoção imobiliária à construtora com a qual estou a negociar. Pelo que vejo pelo alvará de construção o projeto está licenciado na câmara e a licença foi renovada este ano até 2022. Poderá essa situação algum problema?
    Ponto 4. Outra dúvida que me surge é que apesar de me terem enviado o alvará de construção quando pedi o projeto de especialidades com a justificativa de que o que era mais importante é o caderno de encargos e o orçamento. Até me perguntaram porque queria o projeto de especialidades. Nesse último ponto também me faz confusão pois o orçamento da obra é de 280k + IVA sendo muito superior ao valor total que iria pagar.

    Podem expressar a vossa opinião com base na experiência? Não encontro muitos posta recentes sobre autoconstrucao no fórum?

    PS: o construtor parece já ser conhecido em vários bancos e na região (Braga/Guimarães)
  1.  # 2

    Se a moradia está em construção, dá apenas um sinal e paga o restante no momento da escritura após a conclusão da obra.
    Só trata do financiamento 2 meses antes da escritura.
    Só assina cpcv com o proprietário do terreno.
  2.  # 3

    Hmm, pelo que penso o modelo de auto construção a ideia é justamente o financiamento através de tranches certo? Penso que foi isso que o GM referiu.

    Mas tb tenho dúvidas sobre o assunto, vou acompanhar
  3.  # 4

    Exatamente.

    Como só tenho capital para a entrada, o sistema sugerido foi auto construção com libertação do capital por tranches.

    Penso que o cpcv será assinado com o construtor com poderes de representação tar o proprietário (que após a escritura serei eu) mas tb fico confuso com o processo, daí meu post
 
0.0064 seg. NEW