Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: SrRVaillant é fixe
    para 210 m² 12kw chega??
  2.  # 22

    Colocado por: NPRP
    14kw para radiante e AQS, + - 5k ???
    A fazer aquecimento e arrefecimento?
    Quantos m2 tem de PRH? E consumos/mês no inverno?

    Esse valor só para a bomba de calor.
    Esta programada para fazer de 17 a 45 graus.
    Tenho cerca de 170m2 climatizados, consumo em 2 meses é de 10kwh, basicamente está em stand-by ainda não precisou de funcionar.
    Consumo no inverno, só quando ele chegar.
    • box
    • 4 outubro 2020

     # 23

    Para 175m2 passo de 15 tenho 2 propostas, uma com bomba de 12kW e outra com uma de 14kW. Propostas apenas para prh. Ando a ver se encontro uma solução integrada para prh + aqs mas por estas bandas os 4 instaladores com quem falei recomendam ter 2 bombas separadas uma vez que não quero painéis solares. No futuro pretendo acrescentar pfv.
    • NPRP
    • 4 outubro 2020

     # 24

    Colocado por: boxPara 175m2 passo de 15 tenho 2 propostas, uma com bomba de 12kW e outra com uma de 14kW. Propostas apenas para prh. Ando a ver se encontro uma solução integrada para prh + aqs mas por estas bandas os 4 instaladores com quem falei recomendam ter 2 bombas separadas uma vez que não quero painéis solares. No futuro pretendo acrescentar pfv.

    Mas mesmo de futuro querendo acrescentar fotovoltaicos, qual seria o inconveniente de apenas uma bomba de calor a fazer climatização + AQS? O porque de ter 2 BC separadas, os instaladores explicaram?
    Concordam com este comentário: mtavares
    • box
    • 5 outubro 2020

     # 25

    O argumento é geralmente que a bc para o prh é demasiado grande para apenas produzir aqs durante a maior parte do ano e que por isso os consumos serão muito grandes (obriga a bc a trabalhar a alta temperatura para aqs). Ou seja iria gastar 5-7k apenas para 1 bc funcionar 4 meses por ano e outra menor durante 12 meses. O outro argumento é que iria ficar dependente de apenas 1 máquina e se avariar... Enfim. Só quero uma máquina. A minha dúvida é se é com depósito de inércia integrada ou não. Ando a pesquisar se alguém tiver sugestões agradeço.
  3.  # 26

    Com depósito de inércia acho que faz mais sentido, principalmente se quer depois aproveitar o fotovoltaico.
    • box
    • 5 outubro 2020

     # 27

    Sim, será com depósito de inércia. Há é unidades interiores com o mesmo integrado e depois existem depósitos independentes da bc
  4.  # 28

    Agora a pergunta para 1 milhão de euros:

    Qual será a função do depósito de inércia
    Será volante térmico? Ou separador hidráulico?
    • NPRP
    • 5 outubro 2020

     # 29

    Colocado por: jorgealvesAgora a pergunta para 1 milhão de euros:

    Qual será a função do depósito de inércia
    Será volante térmico? Ou separador hidráulico?

    Esse milhão de euros vou deixá-los fugir 🏃‍♂️
  5.  # 30

    Eu pessoalmente não vejo qualquer utilidade num volante térmico quando exclusivamente ligado numa bombad calor
    • SrR
    • 5 outubro 2020

     # 31

    Colocado por: jorgealvesAgora a pergunta para 1 milhão de euros:

    Qual será a função do depósito de inércia
    Será volante térmico? Ou separador hidráulico?
    serve para garantir volume e caudal, venha-se a massa faz favor
  6.  # 32

    Colocado por: SrRserve para garantir volume e caudal, venha-se a massa faz favor
    resposta errada pois isso é a função do separador hidraulico, e o volante térmico???
    • SrR
    • 5 outubro 2020

     # 33

    Colocado por: jorgealvesresposta errada pois isso é a função do separador hidraulico, e o volante térmico???
    venha-se a massa
    • SrR
    • 5 outubro 2020

     # 34

    Colocado por: SrRvenha-se a massa
    esta associado ao volume, venha-se a massa
  7.  # 35

    Alguém me sabe dizer a diferença a nivel de consumos e eficiencia da bomba de 12kw para a de 15kw
  8.  # 36

    Colocado por: RicardojAlguém me sabe dizer a diferença a nivel de consumos e eficiencia da bomba de 12kw para a de 15kw

    Têm que dizer os modelos para se ver as fichas técnicas.
  9.  # 37

    Colocado por: rjmpires
    Têm que dizer os modelos para se ver as fichas técnicas.
    a bomba de 12 é uma carrier inverter e a de 14 é LG HM141 MONOFASICAS
  10.  # 38

    Caro ricardoj

    Coloque uma bomba calor pequena, é melhor esta trabalhar em ciclos de trabalho longos do que estar sempre pára arranca.
    Se fizer uma busca pelos classificados online, só encontra bombas calor com grandes potência á venda. E porque ? Porque não funcionam em condições.

    Uma bomba de calor com variação de velocidade, inverter, ainda melhor, não tem picos de arranque eléctricos, e quando a casa estiver quente ou próxima de quente, esta vai abrandar e dar á casa apenas o que ela necessita.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardoj
    • box
    • 5 outubro 2020

     # 39

    Colocado por: jorgealvesEu pessoalmente não vejo qualquer utilidade num volante térmico quando exclusivamente ligado numa bombad calor

    Depois de ler um pouco sobre os conceitos, não percebo este comentário. Se percebi, um depósito de inércia permite melhor resposta às maiores demandas de aqs durante os banhos, por exemplo. Afinal há bc com depósitos integrados. O que diz implicaria que elas tivessem um recuperador, uma painel ou outra qualquer fonte de calor intermitente.
  11.  # 40

    O jorgealves deu-lhe uma opinião baseada no que provavelmente faz nas suas montagens e pensa ser o melhor, outros tantos instaladores têm formas de trabalhar diferentes e também devem ter pisos a aquecer/arrefecer.
    Não há só uma forma de fazer as coisas.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
 
0.0211 seg. NEW