Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estive a pesquisar aqui no forum e também no google, mas não encontrei uma resposta à minha questão.
    Talvez consigam ajudar...

    Acabei de renovar a minha cozinha e na zona da placa e forno deixei ligações tanto para gás como para eléctrico se quiser no futuro alterar para um ou outro.
    A minha ideia é usar placa a gás (já adquirida) e por baixo ter um forno eléctrico de encastre(por adquirir). Existe alguma incompatibilidade por estarem tão próximas as ligações?
    Quando ia para comprar o forno o vendedor disse que poderia haver algum problema relativamente à inspecção...

    Acho estranho porque para a minha placa a gás tive de deixar uma tomada próximo para ligar o isqueiro... a tomada ficou dentro do mesmo móvel onde tenho a saída do gás.

    Desde já obrigado.
    Cumprimentos,
    Joao
  2.  # 2

    Claro que não estou a ver a instalação que aí tem e a mesma é que poderá não estar conforme. Mas falando na generalidade não há qualquer problema de placa a gás com forno elétrico por baixo. Aliás há placas que mesmo a gás requerem electricidade (já vi que referiu isso mesmo).
    • size
    • 4 outubro 2020

     # 3

    Tenho, precisamente, essa solução, sem qualquer problema de incompatibilidade.
    A ligação do gás à placa é que tem ser em tubo de cobre e não mangueira de borracha.
  3.  # 4

    Boas,

    Desde já obrigado pelas respostas.

    Segue abaixo as ligações que tenho.
    Cabo eléctrico mais grosso, penso que seja o de 4mm, com respectivo disjuntor para a placa indução caso queira no futuro colocar. Foi feito um quadro perto da cozinha para alojar todos os disjuntores individuais dos equipamentos da cozinha (frigorífico, placa indução, microondas, forno, exaustor, esquentador).
    Tenho torneira de segurança para o gás da placa e outra para o esquentador. Ambos gás natural.

    Anexo uma imagem para perceber melhor as ligações que tenho.

    Obrigado,
    Joao
      20201004_150908.jpg
    • size
    • 4 outubro 2020

     # 5

    Qual a função daquela torneira que vai ficar atrás do fogão, ao fundo ?
  4.  # 6

    É uma torneira de agua quente que vem directamente dos painéis solares para a máquina lavar loiça.

    Os pontos electricidade, gás e água ficaram descentrados dos móveis, porque inicialmente era para ficar de uma forma e depois optei por outra disposição.
 
0.0114 seg. NEW