Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Precisava de ajuda numa situação que me acontece com o meu sistema de aquecimento de casa. Tenho uma caldeira a Pellets de 18kw ligada a um sistema de radiadores de cerca de 120 elementos. Acontece que a caldeira está na garagem e os radiadores num 2o andar. Está distância origina a que a maioria dos radiadores não aqueçam suficientemente e a caldeira acaba por reduzir o caudal pois começa a retornar água quente e ela acaba por desligar. O que me parece é que a bomba de circulação não tem capacidade para levar água a todos os radiadores. Pensei em adquirir um depósito com serpentina e ter um sistema com bomba de circulação mais potente. Deste modo a caldeira aquece o depósito, e este circuito á parte fazia a circulação aos elementos sem problemas.
    O que acham desta ideia?
    Desde já obrigado a qualquer ajuda.

    Cumps
    João Marto
  2.  # 2

    Não aquecem o suficiente ....

    Já purgou o ar aos radiadores ?
    Se não, só as primeiras filas do radiador aquecem ou nem aquecem, isto se os tubos de entrada e saída de agua do radiador estiverem do mesmo lado.

    Se aquece só a metade superior, então tem caudal a menos no radiador.

    Ainda tem mais alguns passos para identificar o problema que está acontecer.

    Isso do deposito com serpentina deixe ficar em standby.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • SrR
    • 6 outubro 2020

     # 3

    Tem k regular o caudal a esses radiadores e purgar o ar no circuito
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 4

    Bom dia. Não existe ar nos radiadores. Em relação ao causal, todos estão com a torneira aberta no máximo na entrada.
    Daí eu associar a alguma dificuldade da bomba em circular a água convenientemente.
    • SrR
    • 6 outubro 2020

     # 5

    Regular o caudal não significa abrir tudo no maximo, pelo contrário, tem k os regular no passador de baixo, no retentor, comece por fechar os mais próximos da caldeira completamente e abra depois so duas voltas, va fazendo isso em todos, à medida que se afasta da caldeira va abrindo uma volta a mais no fim vai ver tudo a aquecer
    Concordam com este comentário: mtavares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmarto
    • SrR
    • 6 outubro 2020

     # 6

    Colocado por: jmartoBom dia. Não existe ar nos radiadores. Em relação ao causal, todos estão com a torneira aberta no máximo na entrada.
    Daí eu associar a alguma dificuldade da bomba em circular a água convenientemente.
    sabe que a água segue a regra "LDME"
  4.  # 7

    LDME ????
    • SrR
    • 6 outubro 2020

     # 8

    Colocado por: mtavaresLDME ????
    Lei Do Menor Esforço, ou seja vai sempre pelo caminho mais facil, e alem disso é péssima condutora rodoviária, sem sinalização e semáforos ela vai por onde lhe der na gana 🧐
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, jmarto
  5.  # 9

    AHHHHHH boa essa, concordo plenamente .
    • SrR
    • 6 outubro 2020

     # 10

    Uma das maneiras mais simples de minimizar isto é aquando da instalação fazer um retorno invertido, ou regular um a um se for instalação normal
    Concordam com este comentário: mtavares
  6.  # 11

    Bom dia,

    Vou aproveitar este tópico para expor uma situação com a minha caldeira:

    Adquiri em Maio uma Caldeira a pellets de 18W para uma moradia de 2 pisos (11 radiadores, 65 elementos + 3 toalheiros) e em novembro tenho feito uma utilização diária de cerca de 8h.

    Antes da primeira utilização fiz a purga dos radiadores até não terem ar. Tinham bastante ar e reparei que a pressão da caldeira antes da purga estava alta (certa de 2200), após a purga a pressão baixou para cerca de 1100, fiz o acerto com a torneira de água e ficou pouco acima dos 1200 conforme me indicaram.

    Com a utilização reparei que a pressão tem vindo a subir diariamente, após cada utilização verifico a pressão com a caldeira a frio e o valor é sempre superior ao dia anterior.

    10 dias depois desta operação e utilizando a caldeira diáriamente, reparei que a pressão a frio se encontrava nos 1700, decidi purgar alguns radiadores e estes tinham novamente algum ar.

    Após esta purga a pressão baixou novamente para pouco mais de 1200.

    Segundo a empresa de instalação, quando há sobe e desce cria sempre mais bolsas de ar e terei de purgar periodicamente nas zonas mais altas ou colocar purgadores automáticos.

    A minha questão é se é normal os radiadores ganharem ar em tão pouco tempo e se terei de purgar regularmente os radiadores (cerca de 1x por semana), ou se me aconselham a instalar purgadores automáticos.
 
0.0159 seg. NEW