Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: tiagogc

    Obrigado pelo comentário. Até teria cota, porque ficaria escondido pelo teto falso. No entanto a sua solução parece-me ser mais interessante. A zona degradada é de 70cm, na viga em pior estado.

    Caso tenha alguma recomendação de quem poderia fazer o trabalho, podia-me enviar um email por favor (tenho o email no meu perfil). Obrigado
    Não acredito que a degradação de 70cms seja total ou a viga já estaria dependurada. Seja como for o importante é procurar o são e se for o caso alongar um pouco mais a tala.
    Quando a poder valer-lhe, até eu lhe fazia isso, mas a distância não permite (Porto) e não conheço ninguém na sua zona para fazer esse trabalho.
    De qualquer forma, acho que não é coisa demasiado complicada para algum dos profissionais que aí traz a trabalhar fazerem.
    O exemplo já foi ilustrado pelo Vítor Magalhaes, a implementação é fácil. Nem sequer é preciso ser especializado na coisa.
    Lamento não poder ajudar mais.
  2.  # 22

    Colocado por: tiagogcNão são estruturais. O suporte da cobertura é feito por outras vigas, e pelo que consigo ver não existem pontos onde estejam suportadas nestas.
    nesse caso tire tudo fora. se é para meter pladur estude outra solução por exemplo estrutura metalica
  3.  # 23

    Colocado por: antonylemosnesse caso tire tudo fora. se é para meter pladur estude outra solução por exemplo estrutura metalica


    Dado o facto de as vigas estarem 95% em boas condições justifica-se esta solução?

    Se em termos de custos não fosse uma grande diferença poderia considerá-lo. No entanto caso seja uma diferença grande (o que acredito que seja) tenho alguma dificuldade em justificar o custo-benefício.

    Obrigado
  4.  # 24

    Colocado por: tiagogcDado o facto de as vigas estarem 95% em boas condições justifica-se esta solução?
    os 5% que estão podres são os mais importantes
    Colocado por: tiagogc
    Se em termos de custos não fosse uma grande diferença poderia considerá-lo. No entanto caso seja uma diferença grande (o que acredito que seja) tenho alguma dificuldade em justificar o custo-benefício.
    ná são meia dúzia de ripas para pladur que vao fazer muita diferença.. mas você é que sabe
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 25

    Mas o Pladur, não precisa de ser suportado pela estrutura, nem deve neste tipo de estruturas a menos que seja incontornável.

    Tiago, não disse qual a medida do vão mais curto?
  6.  # 26

    Colocado por: antonylemosos 5% que estão podres são os mais importantes

    Sem dúvida


    ná são meia dúzia de ripas para pladur que vao fazer muita diferença.. mas você é que sabe
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Como assim ripas de Pladur? Pensei que estivesse a dizer substituir as vigas de madeira.
    Substituir estas vigas será complicado porque eu não sei se apenas suportam esta divisão do sotão. Ou seja, teria que tirar o tecto do quarto junto deste que tirei para perceber se as vigas continuam ou não. Assim, não sei o comprimento total das mesmas sem fazer obras altamente destrutivas (e caras).

    Já para não falar do custo das mesmas.


    Colocado por: KduvidasMas o Pladur, não precisa de ser suportado pela estrutura, nem deve neste tipo de estruturas a menos que seja incontornável.

    Tiago, não disse qual a medida do vão mais curto?


    O quarto tem cerca de 4.5m x 3m. Estava a pensar fixar os varões roscados que vão suportar os montantes numa ferragem como esta.

    Não recomenda esta aplicação?

    Cumps e obrigado
  7.  # 27

    Colocado por: tiagogc

    O quarto tem cerca de 4.5m x 3m.


    Para esse vão (até 3 metros), veja a solução da pladur para grandes vãos (sin cuelgues). A estrutura do tecto falso é suportada apenas pelo perimetro e não é suspensa à laje ou estrutura que aí tenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagogc
  8.  # 28

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Para esse vão (até 3 metros), veja a solução da pladur para grandes vãos (sin cuelgues). A estrutura do tecto falso é suportada apenas pelo perimetro e não é suspensa à laje ou estrutura que aí tenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagogc


    Porque motivo não é indicado fixar parafusos nas vigas de madeira?

    O esforço das vigas não seria tanto para suportar um tecto de gesso, mas sim o que já suporta do sotão. De referir que removi 700kg de reboco e tabiques que estava preso a estas vigas a servir de tecto. Certo que os tabiques davam algum suporte mas ainda assim as vigas estão em menor esforço que estavam antes.
    •  
      RRoxx
    • 20 outubro 2020

     # 29

    Está a confundir tabiques com fasquiado... tabique é o sistema de parede, o fasquiado era o usado para suportar o estuque ou estafe.

    As fixações à madeira está a pensar de forma correcta se as vigas estiverem niveladas/aprumadas.

    Se não estiverem isso vai ser uma trabalheira e poderá ter de pensar noutra solução (p.e.dupla estrutura de suspensão com calha invertida), mas isso é uma opção sua e que deve ponderar os pros e contras.. Desde que não use buchas expansivas na madeira não deve de ter problemas
  9.  # 30

    Colocado por: RRoxxndir tabiques com fasquiado... tabique é o sistema de parede, o fasquiado era o usado para suportar o estuque ou estafe.

    As fixações à madeira está a p


    Exacto, não estou a confundir, é mesmo ignorância minha porque pensei que fosse o mesmo. Mas é o que diz, são umas ripas pequenas, os tabiques seriam maiores.

    Vou fazer as fixações na madeira com o mínimo de estrago possível (parafusos) e alinhar tudo a laser.
  10.  # 31

    Colocado por: tiagogcComo assim ripas de Pladur? Pensei que estivesse a dizer substituir as vigas de madeira
    sim troca aqueles caibros por calhas metâlicas
  11.  # 32

    Tiago, a melhor solução é como lhe disse uma estrutura autoportante sem suspensão=Calha perimetral que suporta a calha transversal no vão mais curto. Até 3mts não necessita sequer de reforço (2 calhas aparafusadas Costa com Costa).
    É uma solução muito mais estável, pois não está sujeita a oscilações das madeiras e consequente fissuramento.
  12.  # 33

    NB: se vai aplicar alguma manta isolante, logo sobrecarregar a estrutura com peso extra (além do gesso), então convém reforçar as calhas como referi atrás.
 
0.0193 seg. NEW