Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia
    Tenho uma habitação no campo constituída por duas frações comuns e ligadas por jardim.
    Uma casa vizinha (ao lado) tem um muro e uma parede mestre ligada a uma das minha cas.
    Sempre tive interesse de compra.
    A casa está com água e luz mas sem ser habitada à muitos anos.
    Procurei informações aqui na aldeia sobre o dono para possível compra. A única informação que obtive é que o dono tinha falecido.
    Ontem deparei-me com duas pessoas a visitar a casa das quais uma é sobrinho e representante do dono, que afinal ainda está vivo e o outro um possível comprador da casa que está interessado na compra.
    Eu falei com o Sobrinho do dono para adiantar a compra. Hoje contactei para começar o processo de compra e ele informou-me de que já estava apalavrado a compra por parte da outra pessoa.
    Nunca soube que a casa estava para venda pois nunca teve anuncio na propriedade nem nenhum dos donos sendo eu vizinho me informou que iria ser posta à venda e se eu estaria interessado na compra. Só soube, ontem, através deste sobrinho e representante que tinham anunciado a venda no OLX em fevereiro.
    Pergunto se eu tenho algum direito que possa usar e valer legalmente na preferência de compra da casa visto que tenho paredes mestras ligadas ao imóvel em causa. Segundo indicação a casa está não tem a caderneta predial atualizada e não está registada como habitação mas sim "Forno"!
  2.  # 2

    As casas têm licença de utilização?
    Foi realizada propriedade horizontal? O que está referido na certidão predial permanente?
    Tem uma planta? E uma vista aérea?
    Concordam com este comentário: Quilleute
  3.  # 3

    Logo á partida se se tratar de uma propriedade horizontal, não existe direito de preferência.
    Se está registada como “ Forno “ é mais que provável que não tenha licença de utilização/ habitação pois trata-se legalmente de um anexo.
  4.  # 4

    Boa tarde
    Junto envio em anexo fotos
    A vermelho são os imóveis que me pertencem. Sã dua frações. A verde é o imóvel que está em venda o qual já foi apalavrado com um potencial comprador que ficou em ver como está registado e tem interesse de crescer em altura com mais uma andar. Pode o fazer em que condições. Neste momento ele não tem visualização para o meu pátio. Tenho total privacidade.
    Sei que a caderneta não está atualizada e possivelmente não tem propriedade horizontal
      cv-1.jpg
      cv2.jpg
      cv22.jpg
  5.  # 5

    Todos os edifícios têm a sua caderneta verdade? As casas que são suas são apenas um artigo matricial ou 2?

    Não tem direito de preferência uma vez que não se trata de propriedade horizontal.
  6.  # 6

    mesmo que suba nunca pode ter visibilidade para o seu pátio, mas poderá torná-lo sombrio.
  7.  # 7

    Tem que ver bem o que diz no registo predial e cadernetas.
    São artigos distintos?
  8.  # 8

    Pergunta :
    Poderá o regulamento municipal aplicavél precaver algum direito de preferência ?
 
0.0130 seg. NEW