Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 21 outubro 2020

     # 121

    Colocado por: pguilhermeO aumento de potência específica pode implicar aumento de stress de alguns componentes claro

    Se esses componentes forem dimensionados para a potência produzida, não há qualquer problema.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  1.  # 122

    Colocado por: pguilhermeO aumento de potência específica pode implicar aumento de stress de alguns componentes claro (sobretudo se houver aumento de banda de rpm) mas não é linear.

    Um stress desgraçado sofriam os motores dos anos 80 da F1, com 1.5l e turbos que faziam mais de 5.5 bar relativos, produziam, em qualificações, mais de 1400 cv :)

    1.0 turbo com 125 cv não é, só por estes valores, algo preso por arames.
    Concordam com este comentário:eu
    há quem lhes carregue mais uns quantos em cima , o problema a meu ver são que deixam de ser económicos e passam a ser estupidamente bebedouros de gasolina ,deixa de ter o conceito para o que foi projectado e passa a ser um carro potente 😂
    • eu
    • 21 outubro 2020

     # 123

    Colocado por: rafaelisidorohá quem lhes carregue mais uns quantos em cima , o problema a meu ver são que deixam de ser económicos e passam a ser estupidamente bebedouros de gasolina ,deixa de ter o conceito para o que foi projectado e passa a ser um carro potente

    O consumo depois depende do condutor...
  2.  # 124

    Colocado por: pguilhermeUm stress desgraçado sofriam os motores dos anos 80 da F1, com 1.5l e turbos que faziam mais de 5.5 bar relativos, produziam, em qualificações, mais de 1400 cv :)
    ora aí está o que eu dizia ontem , primeiro davam potência e depois afinavam para durar x horas .... Depois levava um motor novo 😂
    Concordam com este comentário: pguilherme
  3.  # 125

    Colocado por: eu
    O consumo depois depende do condutor...
    isso é o que é imputado á nossa mente mas no entanto o carro é que manda , se dependesse do condutor eu queria aprender a andar a fundo sem elevar o consumo ... não é possível pois não ? portanto os carros são mapeados para terem um padrão de condução e 99% das vezes não serve para o dia a dia , quando colocas carros de baixa cilindragem com grande potência por vias de turbos o consumo dispara , a não ser que o condutor seja obrigado a andar nas baixas e em modo passeio quase a dormir ao volante ... e se falarmos em andar de carro cheio porque tem 5 lugares ui ui !
  4.  # 126

    Colocado por: rafaelisidoroquando colocas carros de baixa cilindragem com grande potência por vias de turbos o consumo dispara

    Olhe que não.
    Para ter uma noção, pode investigar para os diversos tipos de ciclo:
    - regime de eficiência máxima
    - regime de potência máxima
    - pedido de injecção e boost... que verá estarem relacionados com o pedal (0-100%), rpm, entre muitos outros factores

    Ao rodar na banda de eficiência máxima, nem interessa quanta injecção ou boost se consegue atingir (potência máx), pois o pedal irá estabilizado num valor qualquer bem abaixo de 100%. Isto é, não "vai a fundo".

    Por outras palavras, a rolar nesta banda, não interessa a potência max que o motor consegue gerar.
    Simples aumento de boost (a determinados regimes e a determinadas cargas de pedal) é a forma mais invisível de aumento de potência, pois nos outros regimes e cargas de pedal, tudo fica na mesma, incluindo o consumo.

    Já com alterações mais profundas poderão haver outras considerações, mas o princípio mantem-se.
  5.  # 127

    Colocado por: rafaelisidoroora aí está o que eu dizia ontem , primeiro davam potência e depois afinavam para durar x horas .... Depois levava um motor novo 😂

    Sem dúvida.
    Mas com uma potência específica de quase 1000 cv por litro, os 125 cv / litro do ecoboost não são tão tenebrosos.
    Aliás, face às rpm que grosso o modo os F1 fazem/faziam, mais se assemelham a motores de moto, que também têm potências específicas muito interessantes, mesmo sendo atmosféricas.

    Para não mencionar que os carros na estrada não andam sempre a debitar potência máxima e já temos muito mais finesse face aos motores de há 40 anos atrás.
    • eu
    • 21 outubro 2020

     # 128

    Colocado por: rafaelisidorose dependesse do condutor eu queria aprender a andar a fundo sem elevar o consumo

    Quem quer consumos baixos não anda a fundo.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  6.  # 129

    Colocado por: pguilherme
    Olhe que não.
    Para ter uma noção, pode investigar para os diversos tipos de ciclo:
    - regime de eficiência máxima
    - regime de potência máxima
    - pedido de injecção e boost... que verá estarem relacionados com o pedal (0-100%), rpm, entre muitos outros factores

    Ao rodar na banda de eficiência máxima, nem interessa quanta injecção ou boost se consegue atingir (potência máx), pois o pedal irá estabilizado num valor qualquer bem abaixo de 100%. Isto é, não "vai a fundo".

    Por outras palavras, a rolar nesta banda, não interessa a potência max que o motor consegue gerar.
    Simples aumento de boost (a determinados regimes e a determinadas cargas de pedal) é a forma mais invisível de aumento de potência, pois nos outros regimes e cargas de pedal, tudo fica na mesma, incluindo o consumo.

    Já com alterações mais profundas poderão haver outras considerações, mas o princípio mantem-se.
    percebi o funcionamente mas o que disse foi motores mais pequenos com aumento de potencia através do turbo vai ter sempre mais consumo perante a realidade da condução , em cima de uma bancada tudo funciona mas nas ruas ... aliás sabes qual é a diferença do consumo anunciado medio entre a marca ( bancada ) e a realidade de um 1000 turbo ford , são mais de 40% de consumo no motor de 125cv , o que eu tenho em mente é que tens um 1000 turbo 125cv ou 140 e só podes andar com 60cv para não fazer mossa na carteira ...
  7.  # 130

    Colocado por: pguilherme
    Sem dúvida.
    Mas com uma potência específica de quase 1000 cv por litro, os 125 cv / litro do ecoboost não são tão tenebrosos.
    Aliás, face às rpm que grosso o modo os F1 fazem/faziam, mais se assemelham a motores de moto, que também têm potências específicas muito interessantes, mesmo sendo atmosféricas.

    Para não mencionar que os carros na estrada não andam sempre a debitar potência máxima e já temos muito mais finesse face aos motores de há 40 anos atrás.
    calma que as ligas de materiais usados tambem eram outras ... eheheeh
  8.  # 131

    Colocado por: eu
    Quem quer consumos baixos não anda a fundo.
    Concordam com este comentário:pguilherme
    a diferença é esta é que não precisas de andar a fundo ... tu precisas é de exigir mais de um 1000 turbo para fazer face por exemplo a um 1.4 turbo ou a 1.6t na questão de consumos .
    Concordam com este comentário: pguilherme
    • eu
    • 21 outubro 2020 editado

     # 132

    Colocado por: rafaelisidoroaliás sabes qual é a diferença do consumo anunciado medio entre a marca ( bancada ) e a realidade de um 1000 turbo ford , são mais de 40% de consumo no motor de 125cv

    Mas isso é válido para todas as marcas e todos os motores. Os consumos anunciados são uma miragem.

    Este site mostra os consumos reais dos vários automóveis: spritmonitor.de

    O consumo médio do Ford Focus 1.0 125 cv está nos 6,6 litros aos 100. (https://www.spritmonitor.de/en/overview/17-Ford/148-Focus.html?fueltype=2&power_s=125&power_e=125&exactmodel=1.0&powerunit=2)

    Não me parece nada mau...

    O Focus com o antigo 1.6 a gasolina, além de ser menos potentes, gasta mais um litro aos 100.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  9.  # 133

    Falar hoje de fiabilidade dos carros recentes, é a mesma coisa que falar da virgindade da Madonna.

    Os carros hoje em dia sao feitos para serem descartáveis... É a única forma de manter a industria de pé. Um consumidor nao pode demorar 10 anos a comprar novo carro como nos anos 80.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  10.  # 134

    rafaelisidoro, se for para andar sempre a fundo, independentemente da potência, então a fórmula é simples: quanto maior a potência, maior o gasto/consumo :)
    Há que definir bem o propósito do carro. Se é para transporte ou se é para corridas. Quem é que anda "sempre a fundo"??

    Posto isto, é normal que aumentando a eficiência (não só dos motores, mas como de tudo o resto) se consiga mais potência para o mesmo gasto, ou a mesma potência com menos gasto.

    Quanto ao usar apenas 60cv de 125, isto é mais notório quanto mais potente é o carro!
    • eu
    • 21 outubro 2020

     # 135

    Colocado por: jamespondeOs carros hoje em dia sao feitos para serem descartáveis... É a única forma de manter a industria de pé. Um consumidor nao pode demorar 10 anos a comprar novo carro como nos anos 80.


    Mas olha que alguns carros dos anos 80 não eram propriamente fiáveis... além de alguns terem um problema que foi praticamente erradicado nos carros modernos: ferrugem !
  11.  # 136

    Colocado por: eu

    Mas olha que alguns carros dos anos 80 não eram propriamente fiáveis... além de alguns terem um problema que foi praticamente erradicado nos carros modernos: ferrugem !


    Plástico nao enferruja...
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 137

    Colocado por: jamespondeUm consumidor nao pode demorar 10 anos a comprar novo carro como nos anos 80.

    O meu vai com 14 anos, mecânica relativamente recente(actual), 300 mil e não se queixa.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 138

    Colocado por: eualém de alguns terem um problema que foi praticamente erradicado nos carros modernos: ferrugem !

    Era bom era...
    Basta ver os que dormem na garagem estrela em Peniche! A ferrugem não os larga...
    • eu
    • 21 outubro 2020

     # 139

    Colocado por: BricoleiroEra bom era...
    Basta ver os que dormem na garagem estrela em Peniche! A ferrugem não os larga...

    O Sal é terrível.

    Mas longe do mar, é raro haver problemas de corrosão.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  14.  # 140

    Colocado por: eu
    O Sal é terrível.

    Mas longe do mar, é raro haver problemas de corrosão.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

    Por isso é que os asiáticos puros de gema made in Japan & Coreia sofrem de corrosão de dentro pra fora alguns precocemente. Vêm de barco pra cá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
 
0.0315 seg. NEW