Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Antes de mais, queria salutar a toda a comunidade deste fórum, que já sigo há muitos anos, e que me valeu imensas vezes.

    Desta vez vejo me obrigado a iniciar um post novo, porque embora tenha visto esta questão levantada em outra discussão, acabou por não ser muito discutida, dai as duvidas subsistirem.

    Após 14 anos a viver na minha moradia com pré instalação de AQC, lá aproveitei o programa do fundo ambiental (do qual espero receber a comparticipação de 1500€ : ) e comprei uma caldeira a pellets, montei os radiadores em toda a casa e lá tenho a casinha quentinha, só falta vir o frio.

    Embora não seja relevante para a minha questão, a caldeira que comprei é uma REDPOD 19kw da solzaima.

    Todos os radiadores tem torneiras termostaticas, a minha duvida é se estas são suficientes para controlar de certa forma o funcionamento da caldeira, pois ao chegar a casa rodo as torneiras até á posição 3 (cerca de 20º) e quando me ausento baixo para a posição 2 (cerca de 18º).
    A caldeira está no modo automatico, com a Temperatura da agua definida para os 65º, depois do arranque, entra frequentemente em modo de modulação, estando largos momentos desligada, principalmente durante o dia, com as torneiras na posição 2.

    Leio muito que um cronotermostato pode ser a melhor ferramenta para conseguir reduzir os consumos, e de facto agrada-me a ideia de poder controlar a caldeira remotamente e criar planos semanais de horários de conforto, mas também que no caso das caldeiras a pellets, que demoram alguns minutos a ligar e a desligar, a utilização de um programador desse género, pode por exemplo, numa situação de rápida alteração de temperatura, dar ordem á caldeira para iniciar novamente, quando ainda nem sequer acabou o ciclo de desligamento.

    Creio que há programadores que possuem uma configuração de intervalo de temperatura para ligar e desligar a caldeira.

    Mas a questão de 1 milhão de dólares para mim, não fazem as torneiras com cabeças termoestaticas, a mesma função? ao preço de ter que as rodar antes de sair de casa e vice-versa, deixando a caldeira sempre ligada durante o dia?

    Ao usar um Cronotermostato com essa tal função, e configurado para não interromper desligamentos e ignições da maquina, não corro o risco, ao longo do dia, de provocar subidas e descidas da temperatura? e mesmo assim reduzir consumos?



    Caldeira também tem um modo de programação, no seu painel controlador, mas não tenho como controlar e definir a temperatura ambiente, somente a temperatura da agua e a potencia da caldeira, e que estranhamente, nesse modo de programação, não deixa selecionar o modo automático?? deixa só escolher entre 1 e 5 de potencia, não consigo perceber se entra na mesma em modulação ou fica o tempo todo a trabalhar no nível selecionado.


    Conto com a vossa experiência para me ajudarem, Obrigado.

    Nuno Miguel.
    • SrR
    • 19 outubro 2020

     # 2

    Basta fazer um programa semanal na caldeira e as cabeças termostacticas fazem o resto
  2.  # 3

    Sim, tenho essa possibilidade, mas dessa forma, o único controlo é tenho na máquina é a temperatura da água e a potência da mesma, teria que escolher desligar por completo a máquina no período fora de conforto, deixando arrefecer a casa muito.

    Se a deixar ligada sempre em modo automático, aí sim vou alternando a regulação das torneiras, é esta opção que sugere?
  3.  # 4

    Mais ninguém ?
  4.  # 5

    Boa tarde.

    Não dá para definir a T ambiente como assim.
    O manual de instruções pode ser uma boa ajuda
 
0.0100 seg. NEW