Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou interessado numa moradia mas estou preocupado com o acesso à garagem (rampa). A cota do passeio é de 3,3m e da garagem é de 1,80m. Tem um desnível de 1,5m e a distância do portão exterior para o portão da garagem é de 4,5m. A rampa é muito inclinada (cerca de 33%). Tenho um carro com 4,5m não sei se consigo entrar na garagem com ele...
    Acho que o para choques dianteiro vai bater no chão da garagem ao entrar, e também como o passeio tem 2 m de largura, vou ter as rodas traseiras na estrada e as dianteiras já estão a descer a rampa e fica-me o carro tipo baloiço. Ainda não dá para testar porque estão agora a começar a betonagem da garagem. Será esta uma preocupação desnecessária ?
    • naar
    • 5 novembro 2009

     # 2

    É, se não quiser colocar o carro na garagem, lol

    Faça um cangalho (uma tábua do comprimento do carro, pregue á esquadria e na vertical duas pequenas a simular os eixos das rodas, respeite a altura do chão ao chassis, respeite o comprimento dos eixos aos para-choques tras/diant.) depois vá á obra simule o pavimento acabado da rampa e passe o cangalho, se a tábua tocar no chão - ainda há mais uns truques, mas fica para depois, não vale a pena estar a stressar já.

    Cump.
  2.  # 3

    Essa rampa não funciona. (final)

    Ou suaviza a inclinação de alguma forma, ou mentalize-se que não a vai utilizar.
  3.  # 4

    dado que tenho uma inclinação de 33%. qual será a inclinação que se pode tolerar ?
    Como posso sauvizar a inclinação ? Entrar com a rampa por dentro da garagem ?
  4.  # 5

    no máximo dos máximos, uma inclinação de 20%, para isso teria que entrar com a rampa para dentro da garagem mas teria que forçosamente que alterar a altura na passagem aos 4.5 m na fachada. Pode ser que não seja complicado.
  5.  # 6

    Colocado por: marco1mas teria que forçosamente que alterar a altura na passagem aos 4.5 m na fachada. Pode ser que não seja complicado.

    Não percebo o que quer dizer com isto .
    • naar
    • 5 novembro 2009

     # 7

    Colocado por: jolupri
    Colocado por: marco1mas teria que forçosamente que alterar a altura na passagem aos 4.5 m na fachada. Pode ser que não seja complicado.

    Não percebo o que quer dizer com isto .


    Repare, se a rampa entrar na garagem na prumada do portão da mesma não terá 2,00mt á verga, terá menos, porque ainda está a descer.
  6.  # 8

    a inclinação máxima para não termos problemas de bater com a frente do carro no chão é colocar 20 % de inclinação?
  7.  # 9

    sergyio

    20% e com cuidado, pois o ideal é abaixo dos 15%.

    jolupri

    se diz que tem 4.5 m do portão á fachada da casa, repare que se descer a 20% desce então nesse ponto da fachada ainda só 90 cm em relação ao passeio e nesse ponto da fachada a laje do r/c tem que permitir passar o carro.
  8.  # 10

    Parcialmente resolvido. O construtor alterou o projecto, subiu a cota, agora o declive é cerca de 20%. Rampa de 4,5m e diferença de cota é de 0,95m.
  9.  # 11

    Espero que esteja consciente que essa alteração tem que ficar registrada no livro de obra e com o acordo do director técnico da mesma e vamos lá ver se não arranja problemas com a camara, pois costumam ser muito rigorosos com as cotas de soleira.
  10.  # 12

    a cota de soleira é assim tão importante para a câmara? é que no meu caso se desse para alterar para uns 50 cm a baixo seria ideal, mas como o lote já tem alvará de loteamento, penso que seria um problema, certo?
  11.  # 13

    sergyio

    o seu caso ainda é mais complicado pois como é num loteamento, isso poderá que dar origem a uma alteração ao mesmo.
    claro está que isto é tudo na teoria pois há sempre "coisas" que não se veem.
    em todo o caso vi uma obra estar parada quase um ano devido a uma alteração de 50 cm da cota de soleira que não foi licenciada e esteve por um fio o embargo da mesma mas, apos a entrada de um projecto de alterações, a coisa lá se resolveu.
  12.  # 14

    pois... é que no meu caso fizeram a cota de soleira tendo como base a cota mais alta do terreno e não a média, o que vai dar uma grande inclinação para descer para a cave, enfim
 
0.0181 seg. NEW