Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Trago aqui uma questão para a qual procurei soluções, mas como não encontrei nenhuma situação igual, decidi pedir as vossas opiniões.

    Eu ando à procura de casa e estou neste momento com interesse num apartamento que tem uma varanda (rectangular) fechada com janelas de alumínio antigas. Num dos lados, tem parede normal (sem janelas). Mas, do outro lado, tem uma janela de vidro fosco (sem abertura). Quando espreitei pelas janelas com abertura para ver a paisagem, vejo que imediatamente ao lado há outra varanda fechada... do vizinho!

    Ou seja, originalmente, eram duas varandas abertas corridas, divididas por uma "meia-parede". Para passar de uma varanda para a outra, bastava saltar por cima do "muro" com cerca de 90cm de altura. Ao fecharem as varandas, colocaram caixilharia com vidro fosco em cima desse "muro" para separar as duas áreas. Portanto, agora são ambas marquises, áreas privadas interiores.

    A minha questão é esta. Temos duas marquises, de apartamentos diferentes, lado a lado, e separadas apenas por um muro baixo e com janela de vidro fosco. O vizinho actual pode ser boa gente. Mas se ele vender a casa e calhar um bando de índios meter-se ali... facilmente partem aquele vidro e entram na minha casa.

    Tendo em conta que a casa é fria e as janelas estão velhas, eu iria colocar janelas novas térmicas, incluindo na marquise. Mas o que poderia fazer naquela divisória com a marquise do vizinho? Poderia colocar uma segunda linha de janelas do meu lado, em cima do "muro" (se houvesse espaço)? Aquela janela que nos divide pertence a ambos? Se o vidro se partir, quem pagaria a reparação? E se, em vez de janela com vidro, eu colocasse, apenas do meu lado, uma divisória opaca de PVC para completar a "meia-parede" até ao tecto e assim proteger mais a minha casa? Uma vez que é uma marquise, ainda será necessário falar primeiro com o condomínio por causa deste tipo de obras?

    Não sei se estou a ser claro. Se não perceberem a situação, por favor, perguntem-me, porque não consigo colocar fotos aqui, lol. E digam-me o que pensam. Obrigado!
    • size
    • 23 outubro 2020

     # 2

    Colocado por: HomelessAndroid

    A minha questão é esta. Temos duas marquises, de apartamentos diferentes, lado a lado, e separadas apenas por um muro baixo e com janela de vidro fosco. O vizinho actual pode ser boa gente. Mas se ele vender a casa e calhar um bando de índios meter-se ali... facilmente partem aquele vidro e entram na minha casa.

    O inverso, também é de admitir. O seu vizinho também pode ter essa preocupação.
    E se não existisse a divisória de vidro, como resguardava a intrusão de estranhos ?

    Tendo em conta que a casa é fria e as janelas estão velhas, eu iria colocar janelas novas térmicas, incluindo na marquise. Mas o que poderia fazer naquela divisória com a marquise do vizinho? Poderia colocar uma segunda linha de janelas do meu lado, em cima do "muro" (se houvesse espaço)? Aquela janela que nos divide pertence a ambos? Se o vidro se partir, quem pagaria a reparação? E se, em vez de janela com vidro, eu colocasse, apenas do meu lado, uma divisória opaca de PVC para completar a "meia-parede" até ao tecto e assim proteger mais a minha casa? Uma vez que é uma marquise, ainda será necessário falar primeiro com o condomínio por causa deste tipo de obras
    Não sei se estou a ser claro. Se não perceberem a situação, por favor, perguntem-me, porque não consigo colocar fotos aqui, lol. E digam-me o que pensam. Obrigado!


    Haverá forma de reforçar a tal divisória, nem que seja com vidro com maior espessura.
    Atenção, à alteração estética que possa surgir com a obra de alteração. Terá que ter acordo do condomínio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HomelessAndroid
  2.  # 3

    size, agradeço o comentário.

    Há pessoas que não se preocupam tanto com estas questões de segurança (ou não gostam de mudanças). Mas, se por acaso o vizinho sentisse o mesmo, penso que poderíamos chegar a um acordo e, por exemplo, retirar por completo a janela e colocar o que sugeri anteriormente: uma divisória em PVC para fazer tipo parede. Assim não há transparências nem risco de vidros a partirem-se...

    Mas se o vizinho não tiver interesse nenhum em mexer naquilo, acho que só restava eu reforçar ou melhorar do meu lado. Qualquer tipo de obstáculo para impedir ideias menos simpáticas do vizinho.

    Além disto, a minha ideia era colocar janelas térmicas eficientes, logo, será obrigatório alterar ou acrescentar alguma coisa naquela divisória... caso contrário, o efeito térmico das janelas perde-se por ter ali uma "fuga".

    Mas, para segurança... janela com grade? Janela com vidro reforçado?
  3.  # 4

    Fale com o seu vizinho pode ser que cheguem a alguma conclusão
    no entanto já que vai substituir essa caixilharia da marquise por algo mais eficiente em termos termicos, poderia ficar bem fazer essa divisória com o vizinho em pladur com isolamento entre as placas, ficando o resultado final em algo liso e semelhante a uma parede normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HomelessAndroid
 
0.0122 seg. NEW