Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Procurei no fórum informações sobre este tópico mas não encontrei, pelo que passo a descrever a minha dúvida esperando que me possam aconselhar.

    Estou a remodelar uma casa e o aquecimento da água iria ser feito exclusivamente pelos termoacumuladores elétricos (os cilindros). No entanto, suponho que esta solução, apesar de simples, pode representar grandes gastos energéticos.
    Neste pressuposto, estava a pensar em alternativas:
    1- Usar um termossifão (aqui a dúvida é se a energia solar não é suficiente, terei que recorrer a um sistema alternativo, ie recorrer à energia elétrica, certo ?)
    2- Usar painéis solares para compensar os gastos energéticos da solução exclusiva com cilindro elétricos.
    Qual a melhor opção ? quais as vantagens e desvantagens de cada uma ? (manutenção, custos, etc) Alguém me pode ajudar ?
    • RMPG
    • 25 outubro 2020

     # 2

    Boa noite
    Olhe nao sou entendido na materia, mas a mimnha experiencia diz-me que a segunda opção que coloca seja interessante

    Eu tinha unicamente aquecimento a gas. entretento ha cerca de 1o anos coloquei paineis solares e optei por colocoar resistencia eletrica no mesmos... sinceramente nunca a utilizo, pois vivo no alentejo distrito de evora e a maior parte do ano tenho agua quente apenas nos paineis, como tenho gas canalizado e mantenho o esquentador, uma ou outra vez que pretendo usar agua quente e o painel nao aqueceu o suficiente, venho a torneira da agua do esquentafor abro e voilá.. agua a sair quentinha.. resultado , poupo gas,, tenho esse trabalho exporadico emalguns dias de inverno.., poupo luz pois nao utilizo a resistencia do painel pois teria que ter por exemplo um relogio a ligar a mesma para ter a agua quente ás x horas para aquecer 300 lt de agua mas com trabalho por turnos e umas vezes uso mais agua de dia outtra vezes de noite , optei por esta #meia # solução, se fosse hoje que fosse fazer uma instalação , nao punha gas em casa, compraria os paineis solares que acho que sao uma excelente opçºao e em apoio teria um cilintro agora destes ditos inteligentes ai com uns 80 lts para na eventualidade de a agua do painel nao estar quente apenas aquecer uma quantidade mais peqeuna de agua a um valor mais baixo, mas ha aqui entendido na materia certamente.
  2.  # 3

    Colocado por: RMPGpoupo luz pois nao utilizo a resistencia do painel pois teria que ter por exemplo um relogio a ligar a mesma para ter a agua quente ás x horas para aquecer 300 lt de agua mas com trabalho por turnos e umas vezes uso mais agua de dia outtra vezes de noite , optei por esta #meia # solução


    Tenho também painéis com resistência e gás como apoio, embora quase nunca use o gás. Inicialmente tinha apenas um disjuntor para liga/desligar a resistência mas pedi depois a um eletricista para por um temporizador ao lado. É uma coisa simples de se fazer. Quando vejo que o tempo está mau vários dias seguidos, ligo a resistência.
    Hoje, por exemplo, que está um lindo dia de chuva, é provável que à tarde a água não esteja suficientemente quente. Mas é Domingo, logo a luz está barata e posso por manualmente a aquecer. Aos dias de semana uso o programador se pensar que vai ser necessário.
 
0.0081 seg. NEW