Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, recorro mais uma vez à vossa preciosa ajuda no tema aquecimento da casa, pois apesar de já ter lido várias discussões sobre este assunto ainda estou bastante confusa.

    Cenário:
    Vivo numa moradia na zona do alto Alentejo com temperaturas no Inverno entre os 0° e os 10°. A moradia localiza-se num monte isolado, é térrea e tem cerca de 200m². Tem atualmente na sala uma lareira de boca aberta (que consome muita lenha, aquece pouco ou nada e em dias de vento entra muito fumo), aquecimento central com radiadores nos quartos, wc's, cozinha e sala e 2 ventiloconvetores na sala. O aquecimento central e águas quentes é feito por uma caldeira a gás propano, que no inverno com o aquecimento central fica caríssimo.
    Tenho bastante sol e acesso a lenha gratuita, e trabalho em casa.


    Soluções que já vi para aquecimento e AQS:

    A - Recuperador calor a água ligado ao aquecimento central, com apoio de painel solar térmico

    B - Bomba de calor ligado ao aquecimento central, com painéis solares fotovoltaicos


    Questões:

    1 - Qual a solução mais vantajosa/económica a longo prazo para aquecimento e AQS?

    2 - No caso da solução A, como a casa fica aquecida quando estamos a dormir até acordarmos, sem ninguém a alimentar o recuperador?

    3 - No caso da solução A, se estiver um dia inteiro fora e chegar a casa às 23h num dia que não houve sol, e se precisar de tomar de imediato um banho de água quente como faço?

    4 - No caso da solução B, quais os custos mensais, aproximadamente, de eletricidade?

    Agradeço desde já toda a vossa ajuda e opiniões
  2.  # 2

    Colocado por: martininaB - Bomba de calor ligado ao aquecimento central, com painéis solares fotovoltaicos
    esta solução para aquecimento tem muito que se diga pois quando mais vai precisar de o usar é quando tem menos exposição solar ou então tem uma quantidade enorme de painéis ligados com baterias para fazer armazenamento e mesmo assim nada é garantido.

    pessoalmente e contra mim falo não considero isto como solução eficiente e financeiramente racional
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesesta solução para aquecimento tem muito que se diga pois quando mais vai precisar de o usar é quando tem menos exposição solar ou então tem uma quantidade enorme de painéis ligados com baterias para fazer armazenamento e mesmo assim nada é garantido.

    pessoalmente e contra mim falo não considero isto como solução eficiente e financeiramente racional


    Pois, eu também sou um bocado dessa opinião, para além de que tenho acesso gratuito a lenha. Mas já contactei duas empresas e sugerem-me sempre a Bomba da Calor. Portanto não sei se não estou a ver o cenário todo, ou se isto é só conversa de profissional a querer vender o que lhe convém.
  4.  # 4

    Se tem acesso a madeira gratuita e está por casa, eu escolheria o recuperador a água. A única queixa ou vá, a única coisa que me aborrece é limpar o vidro, que fica super escuro num ápice, de resto, gostamos.
    • SrR
    • 26 outubro 2020

     # 5

    Uma caldeira a lenha e ja nao suja o vidro
  5.  # 6

    Colocado por: Ana_DadoSe tem acesso a madeira gratuita e está por casa, eu escolheria o recuperador a água. A única queixa ou vá, a única coisa que me aborrece é limpar o vidro, que fica super escuro num ápice, de resto, gostamos.


    O seu recuperador está ligado a um sistema de aquecimento central? Caso afirmativo, pode me dizer se de manhã ainda tem a casa com uma temperatura agradável e ainda conseguem duas pessoas tomar banho de água quente (tendo em conta que ninguém esteve a alimentar recuperador durante a noite)?
  6.  # 7

    Colocado por: SrRUma caldeira a lenha e ja nao suja o vidro


    Acho que isso acabava por me dar mais trabalho e prazer, pois prefiro estar a alimentar um recuperador que está na sala onde eu estou, do que ter de ir á rua alimentar uma caldeira que teria de ficar fora de casa. Com o plus de ver o fogo que é sempre agradável.

    Acho que não me importo de limpar o vidro, não deve ser muito demorado.
  7.  # 8

    Sim, sim está ligado ao aquecimento central, mas não ao aquecimento de águas, para isso usamos esquentador.
    No outro dia a casa ainda está quentinha sim, mas colocamos a ultima madeira sempre por volta da meia-noite, no entanto, por si só não é garantido que seja igual para todas as casas, tudo depende do isolamento desta.
    • SrR
    • 26 outubro 2020

     # 9

    Colocado por: martinina
    Acho que não me importo de limpar o vidro, não deve ser muito demorado.
    um panito e um bocado de cinza limpa bem
 
0.0141 seg. NEW