Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: DR1982isto é Verdade

    É mas não deveria ser.
    Hoje em Portugal, se eu não for um simples servente, tenho colocação em qualquer empresa.
  2.  # 82

    Colocado por: zedasilva
    É mas não deveria ser.
    Hoje em Portugal, se eu não for um simples servente, tenho colocação em qualquer empresa.
    Pois tem,
    Mas por vezes estes patos bravos trabalham com pessoal que por várias razões ate bem legais estão, ate porque ganham mais ao dia e ao negro, é complicado!
    Trabalho ha, mas empresas a pagar bem com boas condições nao ha assim tantas, com o boom da construção surgiram patos bravos debaixo de todas as pedras!
  3.  # 83

    Contra ordenações imputáveis ao Dono de obra por incumprimento das regras de segurança.
    Estas são só algumas, depois ainda há as graves e as leves

    Contra ordenações muito graves
    artigo 25º DL 273/2003 de 29 de Outubro

    A violação dos nºs 1 e 2 conjugados com o nº4 do artigo 5º
    Ou seja a não existência de PSS.
    A violação dos nºs 1 e 2 do artigo 6º e do artigo 7º
    O PSS deve ser elaborado de acordo com o especificado no DL 273/2003 e não um copy paste de outras
    obras.


    A violação dos nºs 1 e 2 do artigo 9º
    O dono de obra é obrigado a nomear um Coordenador de segurança quer para a fase de projeto quer para a
    fase de obra.


    A violação do nº 1 e da primeira parte do nº 3 do artigo 12º
    O PSS elaborado em fase de projeto deve ser objeto de adaptação por parte da entidade executante. O Dono
    de obra é obrigado a dar conhecimento por escrito do PSS a todos os subempreiteiros presentes na obra.


    A violação do nº 2 e da segunda parte do nº 4 do artigo 13º
    O dono de obra não deve permitir que o empreiteiro inicie qualquer trabalho sem que o PSS esteja aprovado
    pelo Coordenador de segurança.


    A violação dos nºs 1, 2 e 4 do artigo 16º
    O Dono de obra é obrigado a elaborar ou mandar elaborar a compilação técnica.
  4.  # 84

    Colocado por: DR1982com o boom da construção surgiram patos bravos debaixo de todas as pedras!

    Verdade e infelizmente estes novos PATOS BRAVOS têm cada vez mais formação e "sabem-nas fazer"
    Se dantes ainda era fácil eu responsabilizar um pato bravo, hoje eles são mais esguios que uma enguia.
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 85

    Colocado por: zedasilvaContra ordenações imputáveis ao Dono de obra por incumprimento das regras de segurança.
    Estas são só algumas, depois ainda há asgravese asleves

    Contra ordenações muito graves
    artigo 25º DL 273/2003 de 29 de Outubro

    A violação dos nºs 1 e 2 conjugados com o nº4 do artigo 5º
    Ou seja a não existência de PSS.
    A violação dos nºs 1 e 2 do artigo 6º e do artigo 7º
    O PSS deve ser elaborado de acordo com o especificado no DL 273/2003 e não um copy paste de outras
    obras.


    A violação dos nºs 1 e 2 do artigo 9º
    O dono de obra é obrigado a nomear um Coordenador de segurança quer para a fase de projeto quer para a
    fase de obra.


    A violação do nº 1 e da primeira parte do nº 3 do artigo 12º
    O PSS elaborado em fase de projeto deve ser objeto de adaptação por parte da entidade executante. O Dono
    de obra é obrigado a dar conhecimento por escrito do PSS a todos os subempreiteiros presentes na obra.


    A violação do nº 2 e da segunda parte do nº 4 do artigo 13º
    O dono de obra não deve permitir que o empreiteiro inicie qualquer trabalho sem que o PSS esteja aprovado
    pelo Coordenador de segurança.


    A violação dos nºs 1, 2 e 4 do artigo 16º
    O Dono de obra é obrigado a elaborar ou mandar elaborar a compilação técnica.


    Obrigada pelo alerta. Efectivamente não tinha conhecimento deste tipo de procedimentos pois não sou da área. Falarei com o empreiteiro.
  6.  # 86

    Colocado por: catiamsoaresFalarei com o empreiteiro.

    Não tem que falar com o empreiteiro.
    Tem que responsabilizar o seu coordenador de segurança e o seu fiscal. São eles que têm a obrigação de a informar das suas responsabilidades.
    São eles que têm a obrigação de a alertar para as consequências que podem advir ao DO no caso de um acidente.
    É para isso que lhes está a pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catiamsoares
  7.  # 87

    e será que existe coordenador de segurança e fiscal neste processo?
  8.  # 88

    Colocado por: marco1e será que existe coordenador de segurança e fiscal neste processo?

    Provavelmente sim mas é daqueles que apenas assinam os termos
  9.  # 89

    E porque sera que isto ainda acontece? Montar um andaime em condições requer material
    E tempo, isso reflete-se no orçamento obrigatoriamente!
    Concordam com este comentário: ricat
  10.  # 90

    Colocado por: zedasilva
    Não tem que falar com o empreiteiro.
    Tem que responsabilizar o seu coordenador de segurança e o seu fiscal. São eles que têm a obrigação de a informar das suas responsabilidades.
    São eles que têm a obrigação de a alertar para as consequências que podem advir ao DO no caso de um acidente.
    É para isso que lhes está a pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:catiamsoares


    O que pode o DO fazer para obrigar o empreiteiro a cumprir essas normas?
  11.  # 91

    Colocado por: NTORION

    O que pode o DO fazer para obrigar o empreiteiro a cumprir essas normas?

    Desde aplicar coimas por cada infração até rescindir o contrato.
    Não está em causa fazer o empreiteiro cumprir mas sim evitar que ele próprio (DO) seja penalizado pela irresponsabilidade do empreiteiro
  12.  # 92

    Colocado por: zedasilva
    Desde aplicar coimas por cada infração até rescindir o contrato.
    Não está em causa fazer o empreiteiro cumprir mas sim evitar que ele próprio (DO) seja penalizado pela irresponsabilidade do empreiteiro


    Aiai o DO aplicar coimas ao empreiteiro? E ser enrabu a obra toda... Eu fartei-me de pedir, em certos dias várias vezes ao dia... o orçamento contempla isso...
    Única coisa q me defende é o contrato referir q eventuais coimas que me sejam passadas por esse incumprimento do empreiteiro lhe são debitadas.
    Tem o WC, que já é mais q em 90% das obras.
    Concordam com este comentário: ricat
  13.  # 93

    Colocado por: NTORION

    Aiai o DO aplicar coimas ao empreiteiro? É ser enrabu a obra toda... Eu fartei-me de pedir, em certos dias várias vezes ao dia... Tem o WC, que já é mais q em 90% das obras.

    Os DO só são enrabus por falta de to na tes
    Enquanto forem subserviêntes aos técnicos, aos empreiteiros e ao diabo a sete as coisas não mudam.
    Quando forem sentar o c u no mocho porque morreu um homem na sua obra e eles não fizeram rigorosamente nada se calhar começam a pensar que deveria ter sido diferente.
    Há pouco disse que esta semana tinham sido 3. Afinal parece que foram 4.a meio da tarde foi mais um.
  14.  # 94

    Peço desculpa à autora do tópico estar a desvirtuar me do mesmo mas há duas semanas um amigo meu publicava no facebook a foto duma obra em lisboa onde previa que as coisas não iriam acabar bem.
      60973380-04D5-4C95-83E0-E0EB33AE734B.jpeg
  15.  # 95

    Ele inclusive filmou um dos senhores da fotografia a trabalhar e até metia impressão. Claramente sabíamos qual iria ser o desfecho.
      FB4B8D12-2045-4801-8886-D62C13034545.jpeg
  16.  # 96

    E ontem aconteceu um acidente onde alguém morreu.
      EC4681D9-7C55-4D41-9996-69EA05E3277F.jpeg
  17.  # 97

    Colocado por: Raquel AE ontem aconteceu um acidente onde alguém morreu.
      EC4681D9-7C55-4D41-9996-69EA05E3277F.jpeg


    Não é a mesma obra.
  18.  # 98

    De certeza que é a mesma e isto será as traseiras , onde esse famoso elevador matou alguém !
  19.  # 99

    >


    Não é a mesma obra.


    É a mesma obra. O meu amigo vive em frente e todos os dias comentava que iria acontecer um acidente. Se tirou fotos de perspectivas diferentes já não sei.
  20.  # 100

    Este acidente do elevador foi apenas um dos mortais que houve nesta semana.
    Este boom da construcao veio trazer de novo a irresponsabilidade e ganância de muito Pato Bravo.
    Infelizmente para os DO estes novos Patos Bravos já são bastante instruídos e sabem como e quando devem se pôr ao fresco.
 
0.0337 seg. NEW