Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    O preço/hora é que ninguém consegue dar. O orçamento dos arquitectos é mais obscuro que um orçamento de um empreiteiro por valor global.
  2.  # 82

    Colocado por: rjmsilvaO preço/hora é que ninguém consegue dar.

    O Pedro Barradas já disse várias vezes que cobra 45€/h para alguns serviços.
    Para fazer projetos ninguém trabalha à hora.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 83

    Colocado por: rjmsilvaO preço/hora é que ninguém consegue dar.

    Tive projectos que não ganhei sequer 3€/hora.... outros, mais "simples", no entanto suis generis, cerca de 200€/h (pena serem tão raros)

    PS: fora aqueles... que ainda tive prejuizo, caloteiros e aproveitadores.
    Concordam com este comentário: antonylemos, RRoxx
  4.  # 84

    Colocado por: rjmsilvaO preço/hora é que ninguém consegue dar. O orçamento dos arquitectos é mais obscuro que um orçamento de um empreiteiro por valor global.


    Paga a formação, software, impostos, criatividade e nome/marca

    Um Souto moura não é necessariamente melhor que outros
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  5.  # 85

    Por isso é que anteriormente tinha dados preços de referencia que normalmente são praticados para projetos de licenciamento.

    Um dia partilho dois projetos de aguas e esgotos para a mesma obra, em que foi solicitado o mesmo em ambos. E diferença de 5€ entre ambos.

    Mas o meu objetivo com as publicações que fiz neste tópico era chamar à atenção, das diferenças enormes de preços, pois muitas vezes existem projeto de 8000/10000€ em que o custo dos projetos de especialidade tem um custo de 2000/2500€. Esses valores são depois algumas vezes inflacionados pelos Gabinetes de arquitetura que muitas vezes apresentam a proposta final.

    Desta forma, tal e qual como na altura da construção não é aconselhável ter o fiscal do lado do empreiteiro, também os projetos de especialidade deviam ser solicitados separadamente pelo DO.

    Colocado por: marco1por vezes estes casos pessoais acabam por ser/ dar informação distorcida ao comum dos DO
    nem vou pela qualidade desses projetos pois nem os conheço mas á partida isso são preços enganadores e irrealistas, só mesmo para algo mesmo básico, que não é o seu caso pelos vistos pois foram um desconto que lhe fizeram esses colaboradores.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, NTORION, ricardo.rodrigues, fredcunha, Pedro_Rof
  6.  # 86

    Colocado por: BigmouseDesta forma, tal e qual como na altura da construção não é aconselhável ter o fiscal do lado do empreiteiro, também os projetos de especialidade deviam ser solicitados separadamente pelo DO.


    Esta é que é uma grande verdade.
    A não ser que o gabinete tb tenha a engenharia,nesse caso já poderá fazer sentido.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Olim
  7.  # 87

    Colocado por: Bigmouse, também os projetos de especialidade deviam ser solicitados separadamente pelo DO.


    Não costumo fazer isso - forneço pacote global. Não me opondo a isso, desde que eu seja o coordenador de projectos. Nesse caso, os honorários serão revistos, já que a parcela relativa à coordenação de projectos está, nas minhas propostas incluída no projecto de arquitectura. Não sabendo que equipa sairá na rifa... É sempre um tiro no escuro.
    Concordam com este comentário: DVilar
  8.  # 88

    Bigmouse

    embora ache que o forum é livre, mas penso que está a debitar coisas que não são da sua área, a fazer certas afirmações... e a induzir em erro.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  9.  # 89

    Colocado por: RicardoPorto

    Paga a formação, software, impostos, criatividade e nome/marca

    Um Souto moura não é necessariamente melhor que outros
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Isso é inerente a todas as atividades.

    O preço que o profissional cobra pelos seus serviços deve refletir isso. Ninguém trabalha para aquecer ou por caridade.
  10.  # 90

    Como assim não são da minha área? Pode indicar onde induzi em erro alguém?

    Acha que o que estou aqui a dizer não é o que se passar! Posso afirmar que já tivemos acesso a valores de outras propostas que... Tanto para mais como para menos.
    Por exemplo, projectos ited a 50 ou 60€, fichas electrotécnica a 250€ (quando aquilo demora 10 min a preencher).

    Tenho bem a noção dos preços que são praticados, e tambem que todos os dias somos "pressionados" a baixar preços, mas depois a solicitar que projectos de licenciamento sejam como execução.

    Colocado por: marco1Bigmouse

    embora ache que o forum é livre, mas penso que está a debitar coisas que não são da sua área, a fazer certas afirmações... e a induzir em erro.
  11.  # 91

    Eu concordo que o coordenador de projetos seja o Arquitecto, pois será a pessoa que terá mais envolvido com o mesmo e com o DO. Qualquer alteração ou pormenor de projeto ele terá a noção das implicações que terá nas especialidades muitas vezes já concluídas.

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não costumo fazer isso - forneço pacote global. Não me opondo a isso, desde que eu seja o coordenador de projectos. Nesse caso, os honorários serão revistos, já que a parcela relativa à coordenação de projectos está, nas minhas propostas incluída no projecto de arquitectura. Não sabendo que equipa sairá na rifa... É sempre um tiro no escuro.
  12.  # 92

    Colocado por: BigmouseEu concordo que o coordenador de projetos seja o Arquitecto, pois será a pessoa que terá mais envolvido com o mesmo e com o DO. Qualquer alteração ou pormenor de projeto ele terá a noção das implicações que terá nas especialidades muitas vezes já concluídas.

    Não é uma questão de se concordar. não tem de ser o arquiteto, até porque há arquitectos que, sejamos francos, não tem competencia para coordenar especialidades. deverá ser um tecnico com capacidade para tal, escolhido da equipa técnica de projecto.
  13.  # 93

    Colocado por: Bigmouse(quando aquilo demora 10 min a preencher).

    não tem a ver com o tempo que se demora a executar, mas com o tempo e custos que se teve para poder executar.
    isto é uma discussão que não faz muito sentido, cada arquiteto, engenheiro, pede o que acha que deve pedir...depois ou aceitam ou não aceitam, simples assim..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 94

    É tal e qual o sentido que faz discutir os 5k,8k ou 10k por projectos, que muitas vezes dissem ser de execução e só tem coisas para encher chouriço. É também como a discucao dos 1000€/m2 para construcao.


    Cada um aceita o que quer, mas será sempre a diferença entre ser "enrabu" e o ser "comido de cebolada".

    Ate ver fui o único que descrevi os preços médios (para a minha área geográfica tendo como exemplo a minha obra).
  15.  # 95

    Colocado por: riscosisto é uma discussão que não faz muito sentido, cada arquiteto, engenheiro, pede o que acha que deve pedir...depois ou aceitam ou não aceitam, simples assim..


    Mas temos que fazer um MQ para o empreiteiro não nos comer de cebola, já os "canudos" podem pedir o que lhes apetecer. Tá aqui uma lógica. Olha para o que eu digo e não para o que eu faço.
  16.  # 96

    Assim como o DO tem liberdade de procurar o mais barato ou a forma que entender para não se sentir enganado pelos "canudos".

    Cada um na sua função, tenta fazer o seu melhor. Os projectistas chico espertos vão tentar xular o mais possível fazendo o menos possível, os empreiteiros chico espertos, idem...and so on.
  17.  # 97

    Colocado por: BigmouseCada um aceita o que quer, mas será sempre a diferença entre ser "enrabu" e o ser "comido de cebolada".

    É a sua opinião..
  18.  # 98

    Colocado por: rjmsilvaMas temos que fazer um MQ para o empreiteiro não nos comer de cebola

    tem?? não tem, faz como quer...se quer um concelho à borla, deve ter. Sabe que os concelhos por exemplo em advocacia custam 50euros, por cada 30minutos.
  19.  # 99

    Colocado por: rjmsilvajá os "canudos" podem pedir o que lhes apetecer.

    Se quiser contratar-me para analise das propostas recebidas, bem como a discussão e preparação prévia do caderno de encargos para o pedido de elaboração dos projectos necessários. Cá estarei ;)
  20.  # 100

    Claro que sim, nada mais do que isso. tal como tudo por aqui o é

    Colocado por: riscos
    É a sua opinião..
 
0.0326 seg. NEW