Iniciar sessão ou registar-se
    • Wind
    • 2 novembro 2020

# 1

Boa tarde

Estou a remodelar uma casa em Granito dos anos 50 e necessito de refazer o piso Térreo.

Esta casa está a uma cota ligeiramente inferior à rua e ao terreno envolvente. É uma casa isolada, com beirado à portuguesa (sem caleira), o que vai colocar água ao redor da casa e logo poderei ter muitos problemas de capilaridade/infiltrações,... O exterior, dreno e impermebilaização, poderá ser um tópico futuro.

Estive a pesquizar e li a informação disponivel no fórum, nomedamente o tópico: "Boas práticas - fundações" - https://forumdacasa.com/discussion/53555/boas-praticas-fundacoes/

No entanto e dado algumas limitações da minha remodelação, por exemplo, ser dificil escavar mais de 40cm (devido a poder colocar em risco as fundações da casa ,pedras de granito) e por não ser da área, gostaria de perguntar/confirmar uma solução apresentada no tópico atrás referido, mas adaptado à minha realidade, nomeadamente aos cerca de 43cm maximo que disponho:

0-terreno natural
    1-Geotextil - Impersep 150 (?)
    2-Brita (10cm)
    3-Impersep 150
    4-Tela Pitonada
    5- Massame armado com 15 cm
    6-Primário tipo Imperkote
    7-impermeabilizaçao em tela, tipo polyster 40
    8- impersep150
    9- betonilha (base do pavimento)
    • Wind
    • 2 novembro 2020

# 2

O topico ficou incompleto... Enviei antes de terminar e depois não consigo editar, porque passou 30m...

Deveria ter ficado assim:

Boa tarde

Estou a remodelar uma casa em Granito dos anos 50 e necessito de refazer o piso Térreo.

Esta casa está a uma cota ligeiramente inferior à rua e ao terreno envolvente. É uma casa isolada, com beirado à portuguesa (sem caleira), o que vai colocar água ao redor da casa e logo poderei ter muitos problemas de capilaridade/infiltrações,... O exterior, dreno e impermebilaização, poderá ser um tópico futuro.

Estive a pesquizar e li a informação disponivel no fórum, nomedamente o tópico: "Boas práticas - fundações" - https://forumdacasa.com/discussion/53555/boas-praticas-fundacoes/

No entanto e dado algumas limitações da minha remodelação, por exemplo, ser dificil escavar mais de 40cm (devido a poder colocar em risco as fundações da casa ,pedras de granito) e por não ser da área, gostaria de perguntar/confirmar uma solução apresentada no tópico atrás referido, mas adaptado à minha realidade, nomeadamente aos cerca de 43cm maximo que disponho:

0-terreno natural
    2-Brita (10cm)
    3-Impersep 150
    4-Tela Pitonada
    5- Massame armado com 15 cm
    6-Primário tipo Imperkote
    7-impermeabilizaçao em tela, tipo polyster 40
    8- impersep150
    9-PRH (7/8 cm)
    10- Base do pavimento
    11-Piso flutuante laminado de freixo.

O que acham?

Incialmente estava previsto um desvão sanitário, em vigotas, mas devido à limitação dos cerca de 43cm e tb aos problemas que poderia ter, estou a ponderar esta alteração.

As fundações e pilares, ambos em granito devem ser impermeabilizados com "IMPERALUM-IMPERPLAS ALU 30" e primário. O exterior está em análise tb, mas "Sikatop Igol P" e lamina drenante,...

Em anexo coloco alguns fotos da escavação.

Obrigado,
      122813491_677707663157346_3723651122876082712_n.jpg
      123080800_3731170026915172_2509616589906230962_n.jpg
    • Wind
    • 2 novembro 2020

# 3

Na camada:

Devo colocar tb dreno à volta da casa, no interior?

Adiciono mais uma foto.
      WhatsApp Image 2020-11-02 at 17.34.22.jpeg
  1.  # 4

isso está escorado porque razão?
    • Wind
    • 2 novembro 2020 editado

# 5

As escoras são apenas por precaução. Fui eu que solicitei.

Tb estiveram a partir algumas paredes interiores no piso de cima.

Tem uma laje armada entre pisos, que está bem, vai ser mantida e não quis correr riscos.
    • Wind
    • 3 novembro 2020

# 6

Boa tarde

Algum comentário? Podem ajudar?

Sei que é um tema já falado por diversas vezes, mas neste caso tenho algumas limitações especificas, não poder escavar mais de cerca de 40cm, paredes e pilares de granito...

Tenho vários "ingredientes" para podermos ter problemas de condensações, infiltrações, capilaridade... Temos, o beirado a colocar agua à volta da casa, uma cinta de pedras mais larga e que vai ficar visivel e mais salientes por fora em cerca de um metro de altura à volta da casa (Foto anexa), a casa mais baixa que a envolvente, nomeadamente a rua...

Deixo novamente as camadas, adicionei o Flormate e completei com mais alguns detalhes

Piso terreo:

0 - Terreno natural Compactado
    1 - pintura asfáltica - flintkote ou similar em todos os pilares (até ao nivel de cota base de pavimento), fundações visiveis e paredes exteriores até 2m de altura (vamos fazer uma segunda parede interior em tijolo térmico com caixa de ar)
    2 - Impersep 150 (Geotextil-Camada Separadora) e dreno no perimetro interior a escoar para o dreno exterior da casa.
    3 - Brita (13cm)
    4 - Impersep 150 (Geotextil-Camada Separadora)
    5 - Tela pitonada com dobra das paredes e pilares
    6 - Massame armado com 15 cm ( com espaçadores para não furar a tela pitonada)
    7 - Primario tipo Imperkote
    8 - Impermeabilizaçao em tela, tipo polyster 40 ( esta deve rodar e seguir até ?? Altura)
    9 - Flormate XPS 5cm
    10 -Impersep150
    11 -Anonimo18072022A Hidráulico - PRH (7/8 cm)
    12 -Base Pavimento e Piso flutuante laminado de freixo.

O que acham? Faz sentido?

Desde já agradeço os comentários.
      IMG_5838.JPG
    • Wind
    • 4 novembro 2020 editado

# 7

Bom dia

Algum comentário ao que coloquei atrás? O que acham?

Desculpem insistir, mas o empreiteiro está em obra e tenho de avançar.

Em projecto tinha um desvão sanitário, mas com dimensões que não são possiveis de fazer em obra e o empreiteiro tb continua a falar em desvão sanitário, com um caixa quase sem ventilação e com pouquissa altura..

Obrigado,

0.0119 seg. NEW