Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    as vigotas estão apoiadas nas paredes em ambas as extremidades.
  2.  # 62

    Colocado por: nunos7
    Não se dá mangueiradas dentro de casa :)
    Pois...! Depois acontecem coisas. Água com eletricidade, costuma dar milagre😏
  3.  # 63

    Aqui há tempos refiz uma adega/loja à qual foi acrescentada uma cozinha regional de apoio. Na zona do lagar, prensa e restante parafernália dedicada à vinha, manteve-se pedra à vista, bem como na zona da cozinha, lareira e zona do fumeiro.
    Já na zona da matança, desmancha e onde se fazem os enchidos foi tudo dobrado em Pladur idrofugo (placa dupla sobreposta na paredes) e forrado a azulejo até 1,50m pois ali lava-se à séria. A despensa e arrumos de apoio tiveram o mesmo tratamento.

    Portanto o dogma do Pladur em zonas de lavagem, é só mesmo para quem não quer perceber.
    O mais importante foi refazer toda a instalação elétrica pelo exterior e com mecanismos blindados/estanques.
  4.  # 64

    quero deixar bem claro que somos pessoas conscientes para o perigo da água com electricidade!! o incêndio não teve nada a ver com água nem nunca tão pouco atirámos água para as tomadas ou seja lá o elétrico que for!!
    lavamos aquela sala à mangueirada pelo chão e contra a porta e janelas, bem longe das tomadas, candeeiros e afins!!

    pois colocar azulejo ali queria eu, mas os pais não querem.

    ... e eu não percebo qual é o fascínio pelo pladur... é porque fica mais barato? é porque é mais levezinho? é ecológicamente mais sustentável? os empreiteiros ganham comissão? é mais fácil de transportar?... expliquem-se! se posso ter paredes-paredes, porque é que devo optar por paredes-pladur?
  5.  # 65

    soube agora que vamos precisar de forrar os peitoris e ombreiras de 3 janelas, no interior.
    anteriormente, as ombreiras estavam forradas a madeira com um perfil a toda a volta. os peitoris ficavam escondidos por esse perfil e estão cheios de buracos. não sei quem foi o habilidoso que fez o serviço, há bem mais de 30 anos, mas cortou cada peitoril de forma tão tosca, que agora se tem de forrar. trocar de peitoris seria bom, mas não é solução para agora.

    o Sr. que anda a fazer a recuperação chegou há um bocado com uma chapa metálica como opção. não me parece que seja a melhor opção para forrar pelo interior, não gostei nada da ideia.

    quais são as opções, excluindo, desde já, madeira, pedra e chapas metálicas? as caixas de estores também terão de ser forradas. pvc? aglomerado de cortiça? silestone?...
  6.  # 66

    PVC é uma boa solução. Já vi amostras e gostei. Não vi ainda aplicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  7.  # 67

    actualizando um pouco o que já foi feito, seguem algumas fotos de como ficaram o tecto e as paredes depois de lavadas com jacto de água.
      20201127_110418.jpg
      20201124_121944.jpg
      20201124_122049.jpg
  8.  # 68

    as paredes já levaram a primeira demão com primário diluído... o tempo não tem ajudado a nada, nem pela temperatura, nem pela humidade... :(

    os caixilhos já estão encomendados também. serão de alumínio com corte térmico. os estores também.
      20201127_110408.jpg
  9.  # 69

    entretanto fui ver à Casa Peixoto o que existe e surgiu-me a ideia de azulejo... o problema é que não têm com 1,5m para que não se façam emendas.
    o silestone tem preço para esquecer.
    entretanto olhei para uma mesa em vidro e deu-me a ideia de forrar em vidro e assim pode ser com a medida que se precisar, com os perfis em vidro e tudo!
    acho que fui boa idiota! :D
  10.  # 70

    Já que está numa de inventar, tem também o Kerlite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  11.  # 71

    Colocado por: rjmsilvaJá que está numa de inventar, tem também o Kerlite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:m.aur.eira


    agradeço-lhe imenso!! realmente esse de 1x3m dava.
    mas também enquanto estava a falar com o funcionário sobre os azulejos, lembrei-me que, ao cortar a peça, vai ficar em talho vivo, por assim dizer, o que faz com que se tenha de aplicar um perfil, metálico ou plástico. mas encontrar um perfil em T com 3-4cm qu dê para cobrir o peitoril não vai ser fácil... pelo menos, eles não tinham. e também acho que fica assim um bocadinho foleiro, não sei...
    •  
      GMCQ
    • 3 fevereiro 2021 editado

     # 72

    Colocado por: m.aur.eiraactualizando um pouco o que já foi feito, seguem algumas fotos de como ficaram o tecto e as paredes depois de lavadas com jacto de água.
      20201127_110418.jpg
      20201124_121944.jpg
      20201124_122049.jpg


    Já está com outro aspeto!

    Agora é aprender com os erros! E seguir em frente, pensar na sua segurança e a dos seus pais e fazer para q isso aconteça, pense no seguro e se puder os detetores de fumo que também poderão ser uma mais valia!!

    Eu tb teria usado o jato de água, isolava as tomadas (se me lembrasse no meio daquilo tudo!) e seguia para bingo, se não nc mais saía daí. Nunca passei por situação semelhante, mas limpar uma divisão inteira com as paredes todas negras de fumo com uma esfregona/panos/esfregões e lixiva, não sei... Usou o mais prático e o mais rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  12.  # 73

    Colocado por: GMCQ

    Já está com outro aspeto!

    Agora é aprender com os erros! E seguir em frente, pensar na sua segurança e a dos seus pais e fazer para q isso aconteça, pense no seguro e se puder os detetores de fumo que também poderão ser uma mais valia!!

    Eu tb teria usado o jato de água, isolava as tomadas (se me lembrasse no meio daquilo tudo!) e seguia para bingo, se não nc mais saía daí. Nunca passei por situação semelhante, mas limpar uma divisão inteira com as paredes todas negras de fumo com uma esfregona/panos/esfregões e lixiva, não sei... Usou o mais prático e o mais rápido.

    obrigada pelas suas palavras! :)
    sim, foi e continua a ser muito trabalhoso... é que não é só nessa divisão, o fumo espalhou-se pela casa toda, é preciso limpar tudo, por fora e por dentro de armários e todos os objectos dentro deles, paredes, tectos... mas aos poucos, vai-se lá. a verdade é que também passo algum tempo aqui no fórum, que a energia e ânimo não dão para mais.
    os livros ainda estão por limpar... fiquei de ir falar com alguém num museu que recupera livros, no início de janeiro, mas a pandemia adiou essa parte.

    a energia está cortada nesta divisão, o electricista colocou caixas novas de tomadas, apenas.

    nem me fale dos pais... chega a um ponto em que os papéis se invertem e a fase de viragem não é fácil, não. e mudar mentalidades, nem se fala...
 
0.0240 seg. NEW