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  1.  # 1

    Olá a todos,

    Há já vários anos que não vinha até este fórum.

    Versão TL;DR: Eletrofechadura que ao receber 12V +/- 3A abre, mas com 12V +/- 1A não abre. Como resolvo isto?

    Versão mais longa:

    Tenho um portão pequeno com uma daquelas eletrofechaduras de 12V e quero abrir com um controlador touch, mas embora este envie 12V, parece não enviar corrente suficiente pois envia menos de 1A e se eu ligar diretamente aos cabos de 12V que alimentam o painel (esses, com cerca de 3A) ai já ativa.

    Este é o painel: Painel controlador

    Este é o diagrama: Diagrama

    A forma como isto está ligado do painel ao portão é: Black + Yellow (NO). Já testei com o Purple (NC) que não faria sentido sequer, mas também não deu.

    A título de curiosidade (e porque isso pode estar a influenciar alguma coisa) tenho um controlador que é o que envia a corrente para o painel e o qual tenho ligado ao meu sistema de domótica para abrir o portão. Ou seja, consegui o que supostamente é mais complexo, que foi colocar o portão a abrir na APP, mas o que supostamente devia ser básico, não está a funcionar! :D

    Este é o controlador: Controlador

    E pronto, este é o desafio. Não sou eletricista, portanto não faço ideia como resolver. A malta que me instalou os portões também não sabe e o eletricista também não conseguiu ajudar. Também já tive um Eng. Eletrotécnico a olhar para aquilo e também não me conseguiu ajudar.

    Portanto, estou a recorrer aqui à ajuda do pessoal do Fórum da Casa pois pode ser que já alguém se tenha deparado com uma situação semelhante. :)



    Um bocadinho de mais "blá blá blá" para quem se quiser entreter:

    Com o passar do tempo já muita coisa mudou, a minha empresa (MAIDOT) cresceu, somos atualmente 14, e estou a iniciar dois novos projetos, um deles na área de IoT e IA.

    A título de curiosidade, terminou a construção da minha casa no final do ano passado e tenho toda a casa totalmente automatizada por mim. Desde o básico (luzes) até aos portões, cortinas, brisas solares, estores, rega, aquecimento, câmeras (com interpretação programada para reconhecimento de caras, matriculas, etc.), sensores de: movimento, proximidade, localização (para os veículos), temperatura, humidade (solo e ar), chuva, vento, luminosidade, gás, fumo, água, etc...

    Tudo isto, obviamente, com várias regras pelo meio para tudo funcionar o mais automaticamente possível. Absolutamente tudo controlado através de um só software e numa só aplicação.

    E, claro, tipicamente com as "Alexas e Googles" da vida. :)

    Bom, mas isto será tema para outro tópico se um dia tiver tempo de vos mostrar algumas coisas a funcionar, porque bem sei que quem gosta desta área, gosta depois de ver outros projetos tal como eu.

    Algumas destas coisas, para as conseguir, tive que criar o hardware e programar. Foi um projeto que fui fazendo no (pouco) tempo livre ao longo de quase 4 anos.
  2.  # 2

    Assumindo que o controlador está ao pé da fechadura eléctrica e do módulo de abertura com código, pelo que consigo perceber, alimente a testa eléctrica com os 12 V da saída do controlador e ligue à fechadura no terminal NO. Ligue o COM ao negativo do controlador.

    Se não funcionar mande umas fotos da instalação.

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  3.  # 3

    Obrigado antes de mais pela ajuda.

    Portanto, para ver se eu entendi a sua sugestão. Na sua opinião a ligação seria então desta forma:

    Fechadura 12V <> 12V Controlador
    Fechadura GND <> NO Painel
    Painel COM <> GND Controlador

    Será que é isto ou percebi mal?
  4.  # 4

    Isso.

    Pelo que percebi, a sua ligação também não estaria correcta como a fez.

    Pode usar os terminais do teclado, uma vez que a alimentação vem do controlador (RED e BLACK)

    Ou seja: RED - GREY || YELLOW - FECHADURA +12 || FECHADURA - BLACK

    Nesta configuração, conforme poderá perceber abaixo, o contacto NC estará sempre energizado sempre que a porta não tenha sinal de abrir. Caso não queira esta config, faça:

    RED - YELLOW || GREY - FECHADURA || FECHADURA - BLACK

    Veja se consegue perceber como um relé funciona através da ilustração abaixo (os terminais NC e NO são sempre com o relé em repouso, quando o energiza, a coisa inverte-se. Os coil terminals serão o que é controlado pelo teclado.

    Veja também na literatura, qual é o máximo de corrente que o relé suporta e a corrente necessária para a fechadura abrir. Penso que não deverá ter problemas.

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
      NC RELAY.jpg
  5.  # 5

    Agradeço mais uma vez imenso a ajuda, mas infelizmente nenhuma das soluções funcionou. :(

    Será realmente devido à corrente ser baixa quando vem do painel?

    É que eu não vejo outra hipótese. É que ao medir com um multímetro ele efetivamente envia 12V, ao medir a corrente é que vejo que aparentemente envia menos do que quando ligo diretamente ao que vem do controlador.

    Já não sei mais o que fazer...
  6.  # 6

    Só se usar um relé externo para fazer isso, controlado pela fechadura.

    Já mediu os contactos NO - COM - NC com o multímetro para ver se estão correctos conforme a literatura?

    Ponha lá fotos de como isso está feito, SFF.
  7.  # 7

    Não consigo tirar foto ao multímetro pois ao "disparar" a leitura aparece e desaparece muito rápido. Só agora que estou a escrever isto me lembrei que podia ter retardado o tempo de ativação no painel, mas no fundo os valores são os que já indiquei acima.

    Em termos da forma como está ligado (temporariamente enquanto não acerto com o esquema) é da seguinte forma:

    Esquema

    E a eletrofechadura é tipica:

    Eletrofechadura
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro M.F.LimaSerá realmente devido à corrente ser baixa quando vem do painel?


    Nestas coisas por vezes é preciso ir por exclusão de partes e validar os factos primeiro.


    1) se usar a fonte de alimentação para actuar directamente a eletrofechadura funciona?
    1a) repetir o mesmo teste, mas a alimentar o teclado ao mesmo tempo (só para verificar se a corrente chega para os 2 equipamentos)

    Se isto funcionar, é uma questão de ligar a eletrofechadura da mesma forma, mas fazendo passar o circuito pelo NO do teclado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro M.F.Lima
  9.  # 9

    hangas agradeço a dica mas isso foi o que já desde o início testei e funciona.

    Ou seja, só quando dou a ordem pelo painel é que não funciona.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro M.F.LimaOu seja, só quando dou a ordem pelo painel é que não funciona.


    E testando continuidade com um multimetro, no NC/Comum? fecha o concacto?

    Se sim, a unica coisa que estou a ver é o tamanho do pulso que o teclado gera quando abre.
    Pode estar a fechar o circuito, mas não por tempo suficiente para que a fechadura actue. Há um tempo minimo em que a corrente tem que estar presente, e sendo algo electromecanico deve ser de uma duração consideravelmente maior que num sistema digital.


    Pode portanto não ser uma questão de corrente, mas da duração do duty cycle.
  11.  # 11

    Sim, fecha. Começo mesmo a achar que é falta de potencia.

    Ainda hoje por acaso ia ali um conhecido a passar e disse-me que ele também teve um problema semelhante, mas com o motor do portão. Teve que ser colocado lá um relé para aquilo ter força.

    Será que tenho que colocar aqui um relé para aumentar a potencia ou assim?

    Se sim, como posso fazer isso?
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro M.F.LimaSim, fecha. Começo mesmo a achar que é falta de potencia.


    Alguma coisa não bate certo então. Se a mesma fonte de alimentação consegue actuar a fechadura manualmente, e não o consegue fazer quando esse circuito e gerido pelo relé interno, alguma coisa nesse circuito tem que estar a consumir esse "potencia".

    Ou os fios são muito longos e com uma secção pequena ao ponto de causar uma queda de tensão no circuito real, e no teste manual usou um fios mais curtos. Ou então o rele não é mesmo um relé mecanico de contacto seco, mas sim um semi-condutor cujo driver não consegue debitar a corrente necessária.

    Mas sim, se calhar o melhor é usar o "rele" do teclado para actuar um relé de contacto seco com a sua própria fonte de alimentação.


    Já agora, o teclado tem interface Weigand? Os pinos D0 e D1 são o bus de dados Weigand? (deduzo que sim pela designação WG)
    Nesse ainda é usar uma fechadura com interface weigand e fazer-lhe chegar o sinal desses pinos, pois só assim consegue garantir mais alguma segurança contra intrusão. Melhor ainda é Weigand encriptado se for suportado. Mas se o intruso souber o que isso é provavelmente não será impedimento, mas pelo menos impede o curioso de shuntar dois fios e abrir-lhe o portão.
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  13.  # 13

    Relativamente à questão da segurança, estava a procura de um video do LockPickingLawer que mostra as fragilidades desses sistemas RFID mais simples, e por coincidencia reparei que ele usa um controlador/power supply igual à sua.


    https://www.youtube.com/watch?v=ANsipsS7IK8
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  14.  # 14

    Muito obrigado por toda a ajuda antes de mais.

    Quanto à questão da segurança, honestamente para o sítio onde esta cancela está não me preocupa muito.

    Efetivamente foi algo que já me disseram, o facto dos fios serem demasiado finos podem efetivamente perder potencia e parece-me mesmo ser o caso.

    Já agora, o relé que preciso, será algo deste género? https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=324_517_964&products_id=083-0067
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro M.F.LimaJá agora, o relé que preciso, será algo deste género?


    A olhar para as specs, esse servirá; bobine de 12V e contacto seco até 5A (a 220VAC), o que dará perfeitamente para 3 mesmo em DC. Embora esse seja relá seja desenhado para soldar numa PCB isso não será um problema se preferir soldar directamente.
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  16.  # 16

    Acabei por comprar este relé numa loja aqui da zona: https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=083-0014

    Infelizmente, não deu certo... o painel parece que continua a não ter força suficiente nem sequer para o relé.

    Mas já pensei numa alternativa! Vou passar cabos diretamente do painel para o controlador e assim o controlador nas entradas CONTROL + e - apenas necessita de 5V a 24V para ativar, o que em principio nesse caso significa que a fraca potencia que vem do painel será suficiente.

    A ver vamos! :)
  17.  # 17

    Permitam-me que expresse o meu orgulho em ter encontrado a solução para um problema que tanta gente já me tentou ajudar, mas sem sucesso.

    Vou então resumir o que tive que fazer após tantas e tantas tentativas falhadas.

    Versão TL;DR
    1. Abrir painel e trocar jumper da posição 2-3 para 1-2
    2. Ligar YELLOW e COM do painel a GND e PUSH do controlador (aqui não existe polaridade, é só para fazer contacto seco)
    3. Ligar NO e GND do controlador à elétrofechadura

    Versão longa
    Do lado do controlador, passei o cabo que tinha ligado no push (que na verdade nem fazia nada lá, aquilo apenas funcionava com o equipamento que tenho ligado para funcionar com a domótica porque também esse cabo lá estava encostado) e coloquei esses cabos no NO.

    Assim, quer eu abrisse através da domótica ou quer ativasse o controlador, iria ser enviada corrente para o portão.

    Ou seja, esse cabo deixou de ser neutro para passar a ter corrente, que vai para o portão.

    Depois o neutro do portão, liguei simplesmente ao GND do controlador.

    Passei depois dois cabos adicionais onde inicialmente estava a tentar mandar algum sinal para as entradas CONTROL + e - no controlador, mas algo de estranho aconteceu pois o cabo YELLOW no painel, que devia ser NO, estava a fazer as vezes do PURPLE, que é NC.

    Quando testava o NC, nem sequer dava...

    Depois de ler o manual pela 36543 vez, reparei num ponto em que, embora mal traduzido do chinês, referia qualquer coisa sobre ligar 1 e 2 ou ligar 2 e 3, para ter o modo "COM NO NC switch quantity output signal" ou "COM e NO normais" (qualquer coisa do género) respetivamente.

    Ora, após algum tempo a puxar pela cabeça, lembrei-me que aquilo podia ser algum jumper dentro do painel! Desmontei et voila, estava lá efetivamente um jumper.

    Troquei o jumper da posição 2 e 3 para 1 e 2, testei... nada!

    Mas depois reparei que os nomes dos cabos estavam todos seguidos, será que aquilo significava que eles fariam de contactos secos entre eles?

    Lá fui rapidamente buscar o multímetro, testei, e finalmente sim, estava bem encaminhado.

    Depois foi só ligar no painel COM e YELLOW aos GND e PUSH do controlador, e ao colocar o código no painel fecha então o circuito, ativa o PUSH no controlador e consequentemente o NO também, que envia então a corrente para o portão, ativando finalmente a elétrofechadura.
 
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