Iniciar sessão ou registar-se
    • Roccel
    • 7 novembro 2020 editado

     # 1

    Boa noite,gostaria de ajuda para o seguinte.

    Comprei OSB para fazer tampo de mesa escritório.
    A placa trás uma espécie de "capa", que não considero suficiente para poder usar, por isso gostaria de aplicar verniz de preferência incolor e mate, e começa aí as minhas dúvidas.
    Vou ter de pintar dentro da marquise, por isso preferia um verniz aquoso, no entanto surgiu dúvida se tenho de eliminar essa capa ou se posso aplicar directamente o verniz.

    Gostaria de saber que verniz aconselham ou que tratamento devo aplicar( se necessário lixar que lixa aconselham)

    Obrigada

    Editado para questionar opção de aplicar opção de resina epóxi.
  1.  # 2

    Para fazer um tampo de escritório...
    O que eu faria: mantinha o OSB como está e comprava um tampo de vidro para colocar por cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Roccel
  2.  # 3

    Colocado por: Vítor MagalhãesPara fazer um tampo de escritório...
    O que eu faria: mantinha o OSB como está e comprava um tampo de vidro para colocar por cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Roccel



    Vítor Magalhães, agradeço a sugestão mas não queria vidro.
    A ideia inicial era manter a peça assim em bruto, no entanto sinto falta de reforçar a "capa" que a peça trás mas que não percebo o que seja, e com medo que possa repelir o que possa colocar.
    Confesso que tb não queria algo que implique fazer muita poeira/sujidade visto ter de tratar da placa dentro de casa(marquise).
  3.  # 4

    Coloque fotos
  4.  # 5

    Tem de lixar o osb com uma lixa de grão 80 para retirar a camada protetora que traz de origem e de seguida é só envernizar com um verniz aquoso matt ou em alternativa olear com um óleo apropriado. Um bom hardwax oil faria maravilhas e tem resistência suficiente para o pretendido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, Roccel
  5.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoColoque fotos


    não tenho fotos neste momento comigo, mas confirmei com o meu marido e é OSB3, não sei se poderá ajudar
  6.  # 7

    Colocado por: Joao DiasTem de lixar o osb com uma lixa de grão 80 para retirar a camada protetora que traz de origem e de seguida é só envernizar com um verniz aquoso matt ou em alternativa olear com um óleo apropriado. Um bom hardwax oil faria maravilhas e tem resistência suficiente para o pretendido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz,Roccel


    João Dias, Muito obrigada pela ajuda.

    Já percebi que não me livro de ter de lixar...
    Ontem quando andei a pesquisar vi realmente um óleo para madeiras, na altura vi da cin o Lasur Super Satinado, no entanto não consigo perceber se será a melhor opção. Aconselha algum em especifico?
    Esse hardwax oil ( vou pesquisar também) que menciona é o mesmo tipo de produto que o óleo da cin? mais uma vez aconselha alguma marca?
    Deverei lixar entre demãos? se sim que tipo de lixa? 400 ou acima?

    Obrigada pela atenção.
  7.  # 8

    Colocado por: Roccel

    João Dias, Muito obrigada pela ajuda.

    Já percebi que não me livro de ter de lixar...
    Ontem quando andei a pesquisar vi realmente um óleo para madeiras, na altura vi da cin o Lasur Super Satinado, no entanto não consigo perceber se será a melhor opção. Aconselha algum em especifico?
    Esse hardwax oil ( vou pesquisar também) que menciona é o mesmo tipo de produto que o óleo da cin? mais uma vez aconselha alguma marca?
    Deverei lixar entre demãos? se sim que tipo de lixa? 400 ou acima?

    Obrigada pela atenção.

    Ahhhh pois tem de lixar tem. Era bom que não desse trabalho não era :)
    Sim, deve despolir entre demãos. Pode fazê-lo com uma ,lixa grão 220 ou 240.
    Quanto ao óleo, o que eu estou a sugerir não tem nada a ver com o que mencionou. Os Hardwax de marcas de uso estritamente profissional como os que eu uso são muito caros. Se for da zona de Lisboa se quiser eu dou-lhe um bocadinho para dar no tampo e problema resolvido. É escusado estar a gastar dinheiro em 2,5lts de óleo que se calhar nunca mais vai usar.
    Se for de fora de Lisboa... lixou-se :)
  8.  # 9

    Aproveitando este tópico...

    Qual foi o resultado? Tenho intencao de fazer um tampo para a minha secretaria de trabalho (o q tenho de momento do Ikea começo a notar que está a ficar curvo).

    Agora as minhas dúvidas sao, 9mm será suficiente para uma superficie a aguentar com 2 monitores, portatil, algumas coisas em cima do tampo mais teclado e o apoio q se faz insconscientemente enquanto se tecla?

    De momento tenho 1 tampo de 150x75 sobre 2 cavaletes, com distancia entre eles de uns 65cm para entrar a cadeira, e pretendo trocar por OSB 160x70.

    Tenho receio de deixar o tampo em bruto por causa de possiveis farpas, pq de resto é para ter o minimo em cima do tampo para trabalhar
  9.  # 10

    Mete de 15mm
    • RSS
    • 26 janeiro 2021 editado

     # 11

    OSB é giro, mas para tampos de mesa/secretária ou são bem lixados e envernizados ou estragam a roupa toda!!! Principalmente no rebordo de contacto com o utilizador.
    Experiência própria...

    Ah e mesmo 15mm para 1.5m é pouco! Se ficar só nas pontas vai empenar com o tempo.
  10.  # 12

    A ideia é tentar ficar o mais central possivel, com cerca d 65cm de entrada para a cadeira.

    Tambem pensei nos rebordos em bruto poderem estragar a roupa.

    Duas placas de 15mm fazendo 30mm?
  11.  # 13

    Colocado por: RSSAh e mesmo 15mm para 1.5m é pouco! Se ficar só nas pontas vai empenar com o tempo.

    O vão é de 60... mas eu não faria menos de 70cm livre. atenção aos pés do cavalete, se calhar vai ter de aumentar o vão livre.
    Vai usar cadeira com rodas?
  12.  # 14

    Sim, cadeira com rodas.

    De momento tenho tampo de 150, o cavalete apoia a uns 15/20cm do fim do tampo em ambos os lados.
    • RSS
    • 26 janeiro 2021

     # 15

    No escritório tenho uma secretária com 1.7m efeito cascata e um cavalete de madeira e tem duas placas de 15 coladas e aparafusadas!

    A princípio tinha lixado e colocado cera, mas depois teve de ser toda lixada e envernizada, porque dava cabo da roupa...
  13.  # 16

    Ao ler esta discussão surgiu-me uma dúvida.
    E se o projeto DIY em OSB (mesa, estante, armário, etc...) for para permanecer num sótão relativamente húmido, há necessidade de um tratamento prévio com um produto tipo Xilofene?
    Ou o OSB já é "pré-tratado" e basta um verniz aquoso matt como referido para o proteger da humidade?
  14.  # 17

    Xilofene é essencialmente para evitar o ataque por fungos e xilofagos.

    O OSB, é resistente à humidade,... Compre OSB3.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  15.  # 18

    Tirando o Leroy, aconselham algum local onde comprar as placas? Zona de Sintra.
    No site do Leroy nao encontro se sao OSB3 ou outro.
  16.  # 19

    no GOOGLE, escreva OSB3 e pesquise...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
  17.  # 20

    Expliquei-me mal.
    Esses fungos e xilófagos não atacam habitualmente o OSB, mesmo que seja um OSB3?
    Um verniz aquoso aumentará a durabilidade de um OSB a servir de pavimento por ex, ou não é essa a sua principal função?
 
0.0215 seg. NEW