Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: espt350w a 30kw existe controlo prévio, é necessária a comunicação prévia
    comunicação prévia não é igual a controle previo.

    Até porque a mera comunicação não tem caráter suspensivo ao contrário do controle de projectos.
    • espt
    • 4 setembro 2021

     # 62

    Não é igual, mas é um controlo prévio (que diria todos fazem após a instalação e não previamente).

    Sem controlo nenhum só até 350W; eu acho que não perceber isso é tentar arranjar "defeitos/lacunas" na lei onde elas não existem, mas façam como quiserem.
  2.  # 63

    Colocado por: Nortenho

    A cada 15 minutos é feita a medição do consumido a partir da rede e do injetado na rede a partir do sistema fotovoltaico. É calculada a diferença e o resultado é o que é considerado na faturação do seu comercializador de eletricidade.

    Dito de outro modo:
    1) sem netmetering em quartos de hora: tem de gastar no exato segundo a energia que está a produzir com os painéis para usufruir dela.

    2) com netmetering em quartos de hora: pode gastar mais nos primeiros minutos de cada quarto de hora, que se houver produção que compense isso nos últimos minutos desse mesmo quarto de hora, poderá não ter consumo a pagar nesses 15 minutos.

    Imagine que às 13h00 o céu está super nublado (logo produção mais reduzida), liga o seu microondas para aquecer algo até às 13h07 (que desliga a essa hora) e daí até às 13h15 o céu está limpo e o seu sistema solar a produzir no máximo possível.
    Portanto enquanto está a usar o microondas (13h00 - 13h07), vai estar a usar maioritariamente energia da rede porque os painéis não estão a produzir que chegue e depois de desligar o microondas (13h07 - 13h15) vai desperdiçar energia produzida pelos painéis porque não está a usá-la.

    Sem a medição em quartos de hora vai acabar por desperdiçar uma boa parte da produção das 13h07 às 13h15 porque não estava com grandes consumos nesse intervalo.
    Se tiver medição em quartos de hora, como às 13h15 é feita a conta "consumido - produzido" desse período de 15 minutos, a produção em excesso das 13h07 às 13h15 vai compensar o consumo da rede que teve de fazer das 13h00 às 13h07.

    Para consumos contínuos, sinceramente não há grande vantagem da medição em quartos de hora. É por isso que há algumas iniciativas para que essa medição contemple períodos mais alargados na expectativa de apanhar mais variação de consumo e produção dentro desse período. Assim seria possível aproveitar mais o excedente gerado sem ter de optar pela revenda.
    Alguns idealistas falam em ciclos de 24h (que permitia compensar o consumo durante a noite com algum excesso de produção gerado durante o dia), mas aí com jeito muitos de nós passávamos a ter fatura com consumos perto de zero e isso não interessa aos comercializadores :)



    É mais ou menos isto :)


    Muito bem explicado fiqueiva entender!

    Fazia todo sentido essa intervalor ser no minimo 12h mas o ideal seria 24h.
    Era top e toda a produção seria bem usada.

    Obg pela explicação.
    • BL4
    • 15 dezembro 2021

     # 64

    Boa tarde,

    Hoje em conversa com a E-redes descobri uma situação que para mim era desconhecida e por isso gostaria de saber se mais alguem se encontra com o mesmo problema.

    Após ter instalado paineis solares (no ano passado) e de uma longa saga para a E-redes instalar o novo contador bidirecional hoje e após receber uma fatura com acertos por parte do forneceder de eletriciadade fiquei a saber (em conversa telefonica com a E-resdes) que ao contrario do que a lei diz a E-redes ainda não está a comunicar diretamente as leituras aos fornecedores de energia no caso dos clientes com paineis solares instalados. Pelo que me explicaram o contador (no meu caso o PRIME ZIV 5CTME2C47730 - PLC) está a contabilizar todo o consumo à rede e não a fazer o calculo de 15 em 15 minutos, isto porque (segundo a e-redes) ainda não migraram os clientes para uma nova aplicação que está em desenvolvimento e que fará esses calculo de forma automática. Por essa razão desde agosto as únicas leituras reportadas ao meu operador foram a 6/8 e a 26/11 não me sabendo dizer (a própria E-redes) se os valores reportados são os reais (calculados em peridos de 15 em 15 minutos) ou os consumos brutos à rede. Também me disseram para eu não dar leituras ao operador pois os valores apresentados no contador (vazio, cheias e ponta) não são os reais, mas sim os brutos de consumo à rede.

    Confesso que estou achar toda esta situação muito estranha, ainda para mais porque não me sabem dizer quando é que a tal aplicação está pronta de forma a resolverem este problema.

    Há aqui mais alguem nesta situação?
    Concordam com este comentário: GHoltremann
  3.  # 65

    Ontem recebi o tão falado e-mail. As minhas leituras já aparecem no E-redes. Tem registos diários desde 15 de setembro.
    Mas sempre tive , pela aplicação da EDP.
  4.  # 66

    Bom dia pessoal!
    Já agora, alguém consegue colocar uma foto ou indicar onde posso visualizar esses contadores bidirecionais autoconsumo, com leitura de 15 em 15min.
    Amanhã vão fazer a instalação na minha habitação e queria comprovar se é realmente o pretendido.

    Cumprimentos,
  5.  # 67

  6.  # 68

    Colocado por: Pedro BarradasVeja se ajuda:
    https://www.e-redes.pt/sites/eredes/files/2021-03/Contadores_Site_E_REDES_2021_02.pdf

    e o site da e-redes:
    https://www.e-redes.pt/pt-pt/redes-do-futuro/redes-inteligentes/equipamento-de-medicao-inteligente
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Liberato_


    Muito Obrigado!
    Pelo que percebi, provavelmente terá que ser um GPRS para comunicação e gestão consumos bidirecionais!
    ;-)
  7.  # 69

    Conclusão, somos ou não obrigados a mudar de contador? Eles enviam a carta para mudar e pagar, mas ainda não li nenhuma lei que refira isso...
  8.  # 70

    A lei actual já não envolve custos para o utilizador

    Colocado por: miguelteixeira86mudar e pagar
  9.  # 71

    Colocado por: rjmpiresA lei actual já não envolve custos para o utilizador



    Onde viu essa informação?
  10.  # 72

    Colocado por: miguelteixeira86

    Onde viu essa informação?

    Já alguém aqui partilhou isso, até acho que foi neste tópico.
    Acho que foi no tópico do autoconsumo.
  11.  # 73

    • RMDR
    • 11 agosto 2023

     # 74

    Boa tarde.
    Sabem-me dizer se este contador já é bi-direcional? Caso pretenda vender os excedentes de produção FV já está adaptado?
      20210322_190651.jpg
  12.  # 75

    Em princípio sim, desde que tenha na parte de baixo equipamento para comunicar os saldos de 15min, já que a comunicação por PLC não parece estar ativa.
 
0.0250 seg. NEW