Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Eu e a minha namorada fizemos o pedido de proposta de crédito habitação em três bancos, para obter um empréstimo de 130.000€.
    O contrato CPCV está assinado e a escritura está acordada para Janeiro com o proprietário. O contrato CPCV tem uma cláusula de anulação do contrato e devolução do sinal caso pelo menos 3 bancos não aprovem o Crédito Habitação.

    O que acontece é que eu tenho um emprego estável, efetivo, e com um salário razoável. Por sua vez a minha namorada recebe o ordenado mínimo e já foi informada que poderá ser despedida em Janeiro (empresa de turismo em situação crítica).

    O que aconselham numa situação destas? Informar o banco desta situação de despedimento iminente no início do empréstimo?
    Acham que irão recusar o crédito? Caso não informe o banco, acham que o crédito poderá ser aceite? Não sei se o banco tem em conta a situação volátil de certos empregos como restauração, turismo, etc, nesta época.
  2.  # 2

    Mas já tem as cartas de aprovação do empréstimo? Válidas até quando?
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteMas já tem as cartas de aprovação do empréstimo? Válidas até quando?

    Ainda não temos qualquer pré-aprovação.
    As propostas foram submetidas esta semana que passou.
  4.  # 4

    Então fez CPCV, provavelmente com 10% de sinal e nem sabe se lhe aprovam empréstimo?
  5.  # 5

    Colocado por: VarejoteEntão fez CPCV, provavelmente com 10% de sinal e nem sabe se lhe aprovam empréstimo?

    Conforme referi no primeiro post, existe uma cláusula bancária que anula o contrato caso não se tenha aprovação bancária para o crédito.
  6.  # 6

    Peço desculpa, mas assinaram o CPCV sem uma pré-aprovação do crédito?
    Têm alguma clausula no CPCV, caso o credito não seja aprovado o sinal pago seja devolvido?
  7.  # 7

    Colocado por: cesarvieira
    Conforme referi no primeiro post, existe uma cláusula bancária que anula o contrato caso não se tenha aprovação bancária para o crédito.


    Ok, menos mal.
    Mas a primeira coisa a fazer numa aquisiçao de casa, é ter uma pré-aprovação do crédito habitação...
    Espero que corra tudo bem e consigam!
  8.  # 8

    Colocado por: LiliaM9

    Ok, menos mal.
    Mas a primeira coisa a fazer numa aquisiçao de casa, é ter uma pré-aprovação do crédito habitação...
    Espero que corra tudo bem e consigam!

    Obrigado :)
    Mas acha que devíamos alertar os bancos desta situação? Ou será melhor não informar e esperar que seja aceite?

    Não sei até que ponto os bancos avaliam este tipo de setores de trabalho em crise.
  9.  # 9

    Colocado por: cesarvieira
    Obrigado :)
    Mas acha que devíamos alertar os bancos desta situação? Ou será melhor não informar e esperar que seja aceite?

    Não sei até que ponto os bancos avaliam este tipo de setores de trabalho em crise.


    Recebeu alguma informação oficial?
    Ou é algo que está em cima da mesa e pode ou não acontecer?

    No caso de acontecer, conseguem suportar o custo sem precisarem de "vender um rim"?

    Se é apenas um se, eu não diria nada, mas avaliaria bem os custos. Apesar de os juros estarem baixos, nas simulações que fizeram vocês conseguem ver qual seria o valor máximo a pagar se a taxa de juro disparar.
    Existe um proverbio antigo que diz:
    Quem de vocês, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem o suficiente para a completar?
  10.  # 10

    Não vejo benefício em avisar o banco.

    Devem ponderar se é boa ideia avançar com o crédito nessa situação, mas não vejo porque dar ao banco a possibilidade de decidir por vós.
  11.  # 11

    Colocado por: ferreiraj125Não vejo benefício em avisar o banco.

    Devem ponderar se é boa ideia avançar com o crédito nessa situação, mas não vejo porque dar ao banco a possibilidade de decidir por vós.

    O único benefício na minha óptica seria antecipar eventuais problemas na data da escritura, mas também não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ana1991
  12.  # 12

    Colocado por: cesarvieira
    O único benefício na minha óptica seria antecipar eventuais problemas na data da escritura, mas também não sei.


    Nenhum banco lhe vai perguntar no dia da escritura se continua ou não empregado.
    Eu não vejo motivos para informar o banco para já. Só tem de ver se vão conseguir pagar ou não o empréstimo...
    Concordam com este comentário: Varejote
  13.  # 13

    Quais são exactamente os seus rendimentos?

    É obrigatório dar conhecimento ao banco da alteração de situação profissional antes da escritura.
  14.  # 14

    Colocado por: GambinoQuais são exactamente os seus rendimentos?

    É obrigatório dar conhecimento ao banco da alteração de situação profissional antes da escritura.

    1050€ líquidos.
    Não sei se o banco aceitará o empréstimo apenas em meu nome, não se ultrapassará o mínimo da DSTI.
  15.  # 15

    Colocado por: cesarvieira
    1050€ líquidos.
    Não sei se o banco aceitará o empréstimo apenas em meu nome, não se ultrapassará o mínimo da DSTI.


    Aceita. Mas cuidado com a sua situação.
  16.  # 16

    Colocado por: GambinoQuais são exactamente os seus rendimentos?

    É obrigatório dar conhecimento ao banco da alteração de situação profissional antes da escritura.


    Mas se a escritura está marcada para janeiro e o possível despedimento será em janeiro, não adianta informar nada ao banco até que o despedimento seja uma coisa real.
    Neste momento é só uma suposição, certo cesarvieira?

    Se o despedimento for posterior à data da escritura, o que vai fazer?
    Quando tiver a certeza do que vai acontecer, aconselhe-se com o seu banco.

    Faz bem em precaver-se, mas acho que não há razão ainda para informar nada ao banco, a menos que não queira que o credito seja aprovado e então aí, força! Avise o banco e receba a devolução do sinal...
  17.  # 17

    Colocado por: cesarvieiraMas acha que devíamos alertar os bancos desta situação? Ou será melhor não informar e esperar que seja aceite?
    Têm condições de suportar o empréstimo se ela ficar desempregada? Se sim, não tem de informar nada, formalmente a sua namorada tem contrato de trabalho.
    Concordam com este comentário: Nelhas
  18.  # 18

    Colocado por: GambinoQuais são exactamente os seus rendimentos?

    É obrigatório dar conhecimento ao banco da alteração de situação profissional antes da escritura.


    A questão é que ainda não é oficial, pelo que para todos os efeitos ainda não aconteceu.
    • Nelhas
    • 9 novembro 2020 editado

     # 19

    Colocado por: LiliaM9mas assinaram o CPCV sem uma pré-aprovação do crédito?


    Podem assinar, visto que a pré-aprovação é uma coisa que vale, deixa ver, ZERO.
    O CPCV só têm de possuir SEMPRE a clausula de não validade mediante não aprovação.
    Os Foristas não devem tomar nenhum tipo de decisão baseada em nenhuma pré-aprovação do que seja.

    A pré-aprovação têm a mesma validade legal de eu entrar no banco e pedir dados para um crédito habitação.


    Uma pré aprovação é um indicador de que o Banco pode emprestar mediante o conhecimento de 2 ou 3 premissas, no meio de 10 ou 15 para a concessão de um crédito habitação.
    -não façam nada baseados nisso.



    Colocado por: LiliaM9Mas se a escritura está marcada para janeiro e o possível despedimento será em janeiro, não adianta informar nada ao banco até que o despedimento seja uma coisa real.


    Completamente.
    A questão neste momento passa por o forista saber, conforme foi dito aqui, se consegue suportar a situação , até a namorada voltar a ter trabalho ou rendimentos.
  19.  # 20

    Será que o user não estará interessado em abortar o negócio sem perder o sinal, visto estar com um futuro incerto?
    É informar o banco e/ou contactar outros 3 com o mesmo tipo de informações.

    Já agora, a clausula que obriga à rejeição por 3 bancos é ridícula.

    Se omitir essa informação ao banco e conseguir assim obter empréstimo, pondere bem o risco que irá correr. Uma taxa de esforço elevada não é uma situação confortável.
    Por alguma razão o banco não concederia crédito nessas condições...

    Quanto ao vencimento líquido, serão aproximadamente 14/12 desse valor + reembolso de IRS (assumindo que não tem outros rendimentos).
    Concordam com este comentário: Nelhas
 
0.0204 seg. NEW