Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Primeira coisa a fazer é pensar se isso incomoda mesmo? Se sim, em que sentido?
    Segunda coisa a fazer, falar com a vizinha em caso de necessidade.
    Na minha opinião não vejo isso como um problema para comprar um guerra com vizinhos. Acaba por ter mais privacidade e proteção ao vento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro, zed, casinhaDaAvo
  2.  # 2

    Não vejo grandes problemas, tirando as que passam para o seu lado, que pode arrancar ou cortar legalmente, até acaba por ter canas de boa qualidade(são mais resistentes que as outras) para no futuro se quiser horta, usar nos tomateiros, feijoes..
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Pedro Barradas, jfsmoreira
  3.  # 3

    sempre é melhor que ter um acaniçal das "nossas" canas. é muito mais limpo.
  4.  # 4

    eu até faria mais, continuava com a ideia do bambuzal, em toda a traseira do terreno.
    Que uso vai dar ao terreno?
  5.  # 5

    ok. não faria mal se fosse um lote com o jardim para uma moradia.
  6.  # 6

    pessoas de idade tem a suas...
    Relato de um asituaão passa ontem:
    Um senhor já com uns 80 anos veio aqui ao escritório ( já cá tinha estado, mas eu disse-lhe que não tinha empo para ir ao local). e tinha de ir ver a casa e tinha porque tinha, quer alterar o telhado, para ficar em condições para os filhos, etc...
    Chego lá... afinal a idea do senhor... o sotão, o sota tem telha va, está impecavel, mas como nas pontas junto ao beirado , tem somente 40cm de elevação, queria aumentar toda a casa para quando for necessário limpar aquelas zonas ( fechadas pois existe ainda umas paredes que delimitam a zona acima dos 1.50m de altura) não ter de se egachar para limapr...
    Eppá. eu não acho acho issso normal, e convencer o senhor... de não fazer nada!!? ( nem podia, pois emtendo um projecto na camara o sotao passaria a estar com altura habitável e ultrapassava a area bruta de construção máxima permitida... alem de ficar um acasa cabeçudoa, ou então era fazer 1º andar...
    e ainda, "mas o vixzinho do lado fez o 1º andar à pouco tem, ele pode e eu não!?"... ( o pouco tempo já faz uns 10 anos... ou mais)
    Sinceramente, é preciso muita paciencia... estas pessoas quando metem uma coisa na cabeça, é complicado.
    ;)
  7.  # 7

    Imcaet, nesse caso a unica coisa que poderá fazer é como referiu o ktm33 lá atrás, ou seja, aparar os ramos que forem para o seu lado do terreno. Para isso não necessita de autorização da vizinha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Supostamente as raízes do bambu são tão profundas como a altura da cana, mesmo q pudesses contratar uma máquina das pequenas, para abrir uma vala com mais de um metro de profundidade, cortar todas as raízes dos bambus q estiverem já do teu lado, colocar uma tela pitonada (o Zé agradece), e voltar a tapar a vala, pode não resolver a 100% o problema de elas continuarem a atravessar para o teu terreno...
  9.  # 9

    Arranje alguma coisa soalheira para essa zona da horta. Ervas aromáticas, morangos, sei lá.
    • smst
    • 12 novembro 2020

     # 10

    Às vezes compram-se guerras desnecessárias, você viu o terreno antes de o comprar e não se preocupou com a sombra e agora é que se preocupa, quando muito pode aparar os bambus que estiverem a pender para o seu terreno. Faz-me lembrar aquelas pessoas que compram um lote junto a um pinhal existente há anos, constroem casa e depois o pinhal está a incomodá-los.
    Existem culturas que não querem sol directo, deixe essa zona para isso. Já agora essas muralhas também fazem sombra às plantações.
  10.  # 11

    Colocado por: Anonimo0602Caros utilizadores do FdC,
    Comprei recentemente moradia com terreno na parte posterior.
    No fundo deste, existe uma faixa de bambus/canas com +10m de altura plantados há muitos anos pela proprietária do terreno vizinho, que por sinal é uma pessoa muito complicada de se lidar.
    Sei que a anterior proprietária da agora minha casa já teve diversas chatices com ela por causa destas canas.
    Foram plantados a menos de meio metro do muro delimitador, e alguns bambus já estão inclusive a invadir o meu terreno e a nascer/crescer nele.
    Gostaria que me informassem se existe alguma legislação que proíba a sua plantação junto a muros/terrenos vizinhos, ou que limite a altura dos bambus.
    Muito obrigado.
      IMG_20201103_165459.jpg


    Olá! Este foi um assunto que há 10 anos li tudo que havia para ler na internet. Posso aconselhar-te um pouco mas deixo-te um projeto aqui em cima que está especializado em bamboos, vende para construção, arquitetura e jardinagem - https://www.facebook.com/Bambuilding20/

    A partir do momento que o bamboo já está no teu terreno, todos os anos pode avançar 2-3 metros e irá começar a crescer tal como está no outro lado, uma vez que os rizomas são iguais. Se queres ver-te livre disso podes instalar uma barreira de rizoma, cavando uma vala e cortando tudo que é raiz perto do muro, com uma profundidade de 60cm. Dificilmente o bamboo perfura mais do que meio metro, e o seu comportamento é igual ao de uma graminacea, ou seja, não é uma avore.

    Essas canas parecem-me um phylosctachys vivax, são excelentes e poderão engrossar até aos 12cm, dá para tutores da horta de boa qualidade e até para efeitos de decoração.

    Se não as queres no teu jardim, só lá vais mesmo com barreira de rizoma. Se até gostavas de ter 50cm desde o muro com bamboo, instala a barreira de rizoma pós esses 50cm, mas instala o mais rapido possível que senão isso só sairá com extremo trabalho manual ou retro escavadora. Até com herbicida forte é complicado eliminar.
  11.  # 12

    Colocado por: nunos7Supostamente as raízes do bambu são tão profundas como a altura da cana, mesmo q pudesses contratar uma máquina das pequenas, para abrir uma vala com mais de um metro de profundidade, cortar todas as raízes dos bambus q estiverem já do teu lado, colocar uma tela pitonada (o Zé agradece), e voltar a tapar a vala, pode não resolver a 100% o problema de elas continuarem a atravessar para o teu terreno...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo0602


    Não sei se te safas com a tela pitonada, as raiem iam passar quando se sobrepusessem as telas. Root barrier é o mais indicado.

    Isso das raiares furarem a mesma altura que a cana não tem fundamento. Há canas de bamboo com 20 metros de de altura. Se há algo sobre o bambu, é que as suas raízes são superficiais.
  12.  # 13

    Colocado por: Anonimo0602
    Tipo isto, feito com tela pitonada?
      IMG_20201112_232653.jpg


    É tipo isso, feito com isso! A tela pitonada não te vai safar!

    https://www.professionalplastics.com/pt/BAMBOOBARRIERFILM.html
  13.  # 14

    E já agora, o custo de aplicação disso devia ser imputado à vizinha, porque ela é que devia ser responsável por conter os Bamboos dela. São muito bonitos e tal, mas não tens de levar com eles no teu jardim!
  14.  # 15

  15.  # 16

    eu arranjava um panda...
  16.  # 17

    Colocado por: m.aur.eiraeu arranjava um panda...


    ahahahah
  17.  # 18

    Se n for muito longe n me importava de ir apanhar uns... tem rebentos do seu lado?
  18.  # 19

    Aproveita agora que são pequenos para colocares a barreira de rizoma porque depois só com retrô escavadora.
  19.  # 20

    Colocado por: Anonimo0602
    Tenho, mas ainda são muito pequenos para alimentar um panda, mesmo uma cria :-)


    Lool, eu n tenho pandas.... mas gosto da sebe que fazem, tenho alguns entre a cozinha e a parte de cultivo, e queria mais uns para por perto dos animais pelo abrigo e proteção, os meus desenvolvem-se muito lentamente, deve ter a ver com o tipo de solo.
 
0.0234 seg. NEW