Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Olá.
    Não duvidando do que diz, alerto-o que ter "um levantamento rigoroso" não lhe dá razão em coisa alguma. O topografo faz o desenho por onde lhe indicaram. Se a antiga proprietária indicar ao topografo um limite incorrecto, não é o facto do desenho ser rigoroso que lhe dá garantia de alguma coisa.

    Não duvido do que afirma, mas convém saber ao que vai e que argumentos usa. A area presente no levantamento é a mesma da sua caderneta predial?
    Mesmo estes documentos raramente batem certo com a realidade.

    Se existem vestígios no local, fotografe-os antes que o seu vizinho os destrua. (Vestigíos = algum marco, arranque de muro ou fundação, como são as pontas esquerda e direita desse limite, os arranques, etc.)
    Pela planta PDM da sua Câmara, não consegue averiguar isso? Há câmaras com plantas em formato dxf onde é fácil medir isso. Que câmara é?
  2.  # 102

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá.
    Não duvidando do que diz, alerto-o que ter "um levantamento rigoroso" não lhe dá razão em coisa alguma. O topografo faz o desenho por onde lhe indicaram. Se a antiga proprietária indicar ao topografo um limite incorrecto, não é o facto do desenho ser rigoroso que lhe dá garantia de alguma coisa.

    Não duvido do que afirma, mas convém saber ao que vai e que argumentos usa. A area presente no levantamento é a mesma da sua caderneta predial?
    Mesmo estes documentos raramente batem certo com a realidade.

    Se existem vestígios no local, fotografe-os antes que o seu vizinho os destrua. (Vestigíos = algum marco, arranque de muro ou fundação, como são as pontas esquerda e direita desse limite, os arranques, etc.)
    Pela planta PDM da sua Câmara, não consegue averiguar isso? Há câmaras com plantas em formato dxf onde é fácil medir isso. Que câmara é?


    O topógrafo não faz um levantamento com dados oficiais?
  3.  # 103

    Colocado por: OvelheiroO topógrafo não faz um levantamento com dados oficiais?

    se houver e lhe for pedido, faz.. depende da situação, mesmo dados "oficiais", têm alguns erros. então os das campanhas de cadastro rusticos de 1950... é que a precisão não é a mesmaa de actualmente... mesmo assim, foram belissimas campanhas...
  4.  # 104

    não, o topografo faz o levantamento rigoroso por onde lhe dizem ser

    não é com base num documento que diz por exemplo 632 m2 que ele "ajeita" o levantamento

    em suma um topografo não é um solicitador para fazer pesquisa sobre propriedades e seus limites
  5.  # 105

    Nos rusticos pode ser pedido a lista de coordenadas dos pontos da propriedade à DGT. mas.. somente onde haja esse cadastro feito.
  6.  # 106

    No meu caso, o topografo fez o levantamento de acordo com as coordenadas da DGT, e não difere muito dos marcos existentes.
  7.  # 107

    Colocado por: OvelheiroO topógrafo não faz um levantamento com dados oficiais?


    Não.
    Se nem a Câmara sabe bem quais são os limites... E nas finanças/conservatória as áreas raramente batem certo porque a malta queria era pagar menos impostos.

    Quando os limites são dúbios, o melhor é juntar os dois vizinhos e chegarem a um consenso com base nos vestígios presentes no local. Marcar fisicamente o limite (vedação), fazer um lev. Topográfico e retificar as áreas (obrigatório se a diferença fôr maior a 10/20%).
  8.  # 108

    Colocado por: N Miguel OliveiraQuando os limites são dúbios, o melhor é juntar os dois vizinhos e chegarem a um consenso com base nos vestígios presentes no local.
    Diria que se o vizinho ao fazer o muro teve de desmanchar parte da escada da casa do prédio ao lado, será indicativo que se calhar a extrema não era por ali.

    Por outro lado se a antiga proprietária antes de vender, mandou fazer o levantamento topográfico de ambos os terrenos, e com base nisso corrigiu as áreas, suponho que o vizinho ao alterar a extrema, vai ter uma área superior à registrada no registro predial, não?
  9.  # 109

    Colocado por: HAL_9000Diria que se o vizinho ao fazer o muro teve de desmanchar parte da escada da casa do prédio ao lado, será indicativo que se calhar a extrema não era por ali.

    Por outro lado se a antiga proprietária antes de vender, mandou fazer o levantamento topográfico de ambos os terrenos, e com base nisso corrigiu as áreas, suponho que o vizinho ao alterar a extrema, vai ter uma área superior à registrada no registro predial, não?


    Não sei HAL, confesso que não li o tópico todo.
    Apenas alertei que "pedir e ter um levantamento topográfico rigoroso vale o que vale".
    Se já houve retificação de áreas, já existia um lev. topográfico então.
    Se esse levantamento topográfico está correcto ou não, não sei.

    Se eu tiver um terreno, e lhe fizer uma retificação de áreas com base num levantamento topográfico em que "como" uma parte do terreno vizinho (abandonado por exemplo), tanto a caderneta, como a certidão, como o lev. topográfico dirão o mesmo, mas isso não significa que seja uma verdade absoluta. Se ninguém reclama e os vestígios desaparecem, para o proprietário vizinho tornar-se-á mais complicado alegar (no futuro) que aquilo lhe pertence.

    Se o limite surgiu fruto de algum destaque (divisão de um terreno), então o anterior proprietário terá a documentação dos dois terrenos. Nesse caso, não estou a ver qual é o drama. O user que peça o levantamento topográfico do terreno do vizinho à antiga proprietária e apresente queixa. Por cordialidade, apresente os dois levantamentos topográficos com a indicação de onde está a ser construído o muro.
  10.  # 110

    Colocado por: N Miguel OliveiraO user que peça o levantamento topográfico do terreno do vizinho à antiga proprietária e apresente queixa. Por cordialidade, apresente os dois levantamentos topográficos com a indicação de onde está a ser construído o muro.
    Tendo em conta o descrito no tópico, este conselho do N Miguel Oliveira, parece-me de facto o mais acertado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 111

    Colocado por: HAL_9000Tendo em conta o descrito no tópico, este conselho do N Miguel Oliveira, parece-me de facto o mais acertado.


    Se houve um destaque, e existem elementos como casas, escadas, etc. é muito fácil averiguar onde está o erro.
    O user, por acaso não quer partilhar aqui o levantamento topográfico que tem?
  12.  # 112

    Já pensou chamar a antiga proprietária e conversarem os 3 no local? Pode ser que isso resolva o problema.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Leao91, lmcaet
  13.  # 113

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Não sei HAL, confesso que não li o tópico todo.
    Apenas alertei que "pedir e ter um levantamento topográfico rigoroso vale o que vale".
    Se já houve retificação de áreas, já existia um lev. topográfico então.
    Se esse levantamento topográfico está correcto ou não, não sei.

    Se eu tiver um terreno, e lhe fizer uma retificação de áreas com base num levantamento topográfico em que "como" uma parte do terreno vizinho (abandonado por exemplo), tanto a caderneta, como a certidão, como o lev. topográfico dirão o mesmo, mas isso não significa que seja uma verdade absoluta. Se ninguém reclama e os vestígios desaparecem, para o proprietário vizinho tornar-se-á mais complicado alegar (no futuro) que aquilo lhe pertence.

    Se o limite surgiu fruto de algum destaque (divisão de um terreno), então o anterior proprietário terá a documentação dos dois terrenos. Nesse caso, não estou a ver qual é o drama. O user que peça o levantamento topográfico do terreno do vizinho à antiga proprietária e apresente queixa. Por cordialidade, apresente os dois levantamentos topográficos com a indicação de onde está a ser construído o muro.


    Boa tarde é exatamente isso o terreno do vizinho foi buscar uma área ao meu terreno (quando ainda eram da mesma proprietária) e com isso foram retificadas as áreas nas finanças com plantas á escala 1:1000 (penso que tenha sido esta escala, plantas em folhas A1), onde é perfeitamente identificável os limites do terreno e ainda existe o facto da destruição da escada, onde no levantamento constava na totalidade na minha propriedade e o vizinho na construção do muro destruiu degraus.
  14.  # 114

    Colocado por: DonaRuteJá pensou chamar a antiga proprietária e conversarem os 3 no local? Pode ser que isso resolva o problema.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,Leao91,lmcaet

    Sim como já mencionei anteriormente penso que realmente a proprietária disse que a divisão seria mais ao menos ali ao meu vizinho, mas eu para não ficar com o mais ao menos solicitei o que me enviasse o levantamento topográfico para que ficasse com certezas das áreas, e ela enviou-me para ficar eu ficar a conhecer os limites da propriedade que ia adquirir, porque acho que não é a olho no local que se vai definir limites de uma propriedade com 3000M2, uns centímetros aqui e outros acolá vai fazer com que fique com uma propriedade de 3300 ou de 2700, se for roubar terreno aos vizinho ou se os vizinhos roubarem terreno.
  15.  # 115

    Você anda aqui a enrolar o croquete, mas já devia ter percebido que ninguém o pode ajudar.
    Concordam com este comentário: R3volution
  16.  # 116

    Colocado por: fabiooliveiraenviasse o levantamento topográfico para que ficasse com certezas das áreas, e ela enviou-me para ficar eu ficar a conhecer os limites da propriedade que ia adquirir,


    E então qual é o problema?
    Chame lá a Sra e que se explique.
    Ou ela não pode?

    Porque se houve destaque, a caderneta do terreno do seu vizinho estará actualizada também, o levantamento topográfico que originou o destaque terá os dois terrenos e o limite bem definido.
  17.  # 117

    Colocado por: HAL_9000Diria que se o vizinho ao fazer o muro teve de desmanchar parte da escada da casa do prédio ao lado, será indicativo que se calhar a extrema não era por ali.

    Por outro lado se a antiga proprietária antes de vender, mandou fazer o levantamento topográfico de ambos os terrenos, e com base nisso corrigiu as áreas, suponho que o vizinho ao alterar a extrema, vai ter uma área superior à registrada no registro predial, não?


    Correcto
  18.  # 118

    Colocado por: fabiooliveirabuscar uma área ao meu terreno (quando ainda eram da mesma proprietária) e com isso foram retificadas


    ?
    As áreas foram retificadas como afinal?

    No levantamento que lhe deram a si, a area bate certo com a sua caderneta predial?
    Não lhe forneceram esse levantamento em formato digital? Porque nem sempre a área que aparece na legenda corresponde exactamente á area do poligono que delimita a propriedade...
  19.  # 119

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    ?
    As áreas foram retificadas como afinal?

    No levantamento que lhe deram a si, a area bate certo com a sua caderneta predial?
    Não lhe forneceram esse levantamento em formato digital? Porque nem sempre a área que aparece na legenda corresponde exactamente á area do poligono que delimita a propriedade...

    A proprietária tinha dois terrenos mas o limite de um era completamente encostado á casa que era o do meu vizinho e foi acordado ceder um bocado de terreno para que o limite não ficasse encostado á casa e num espaço de +-5 metros entre escadas exteriores das casas ficou dividido +- 3.5m para o meu vizinho e 2.5m para mim, mas no local onde está a construir o muro eu apenas fiquei com 1.2metros.
    Sim tenho o levantamento em formato digital, mas foram impressas plantas para serem entregues nas finanças.
    Sim a área do levantamento bate certo com a da caderneta assim como da certidão, alem do levantamento existem plantas onde é possivel ver perfeitamente que as escadas não sofrem quaquer alteração.
  20.  # 120

    Colocado por: fabiooliveiraSim tenho o levantamento em formato digital, mas foram impressas plantas para serem entregues nas finanças.
    Sim a área do levantamento bate certo com a da caderneta assim como da certidão.


    Imprima isso, marque a lápis o traçado do muro que está a ser construído e apresente queixa.

    Se fosse eu, antes disso, deixava uma cópia com o vizinho (ou no correio caso se recuse a recebê-lo).
    Se no dia seguinte a obra continuasse, acabava aqui a cordialidade e apresentaria queixa ou chamaria as autoridades.
    Senão, o muro ia abaixo "por acidente".
 
0.0311 seg. NEW