Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um imóvel livre de hipotecas que pretendo vender metade ao meu namorado através de recurso ao crédito, ou seja, o apartamento vale 300k e pretendemos os dois pedir um empréstimo de 150k ao banco para aquisição do imóvel, fazendo nova escritura do imóvel em nome dos dois.
    É possível eu vender e voltar a comprar metade do mesmo com recurso ao crédito?
    O objetivo do dinheiro da venda com recurso ao crédito é garantir a aquisição um outro apartamento para o meu filho.
    Em caso de separação e posterior venda do imóvel, o meu namorado (comproprietário) terá direto a metade do valor após liquidação do crédito, certo?
    Aguardo comentários ou sugestões.
    Obrigada.
  2.  # 2

    Em relação ao apartamento inicial. Já se encontra pago? Ou há um crédito associado?
  3.  # 3

    A obtenção desses 150k para o 2o apartamento pode sair mais cara do que se pudesse pensar por causa do apuramento das mais valias, visto que esse 2o apartamento não será habitação própria permanente de XM_santos.

    Salvo melhor opinião:
    A operação a realizar para uma poupança substancial talvez fosse um pouco mais complexa e envolvesse 2 vendas.
    Vender metade do apartamento ao filho e ficar como HPP. Em seguida ele vende essa metade para comprar a sua própria HPP e quem quer comprar a casa inicial faz um crédito para comprar essa metade.
  4.  # 4

    Ou então fazer uma doação de metade indivisa do apartamento inicial, pois o filho pode não ter condições para obter um empréstimo.
  5.  # 5

    Não sei se o banco aceitará o negócio dessa forma. Não será mais fácil pedirem crédito para o novo apartamento que pertendem comprar para o filho?
  6.  # 6

    Colocado por: XM_SantosO objetivo do dinheiro da venda com recurso ao crédito é garantir a aquisição um outro apartamento para o meu filho.


    Minha nossa senhora, é com cada esquema...

    Obviamente que não pode.

    O crédito de habitação tem as suas benesses de forma a que as pessoas consigam um crédito com uma taxa de juro baixa, para adquirir a sua própria habitação principal com um esforço relativamente baixo.

    Isso é pedir crédito de habitação para a aquisição de uma habitação secundária, que implica algumas condições, uma das quais ter algum capital de lado para uma entrada inicial.
    • smst
    • 14 novembro 2020

     # 7

    E não será mais simples você doar 50% desse apartamento ao seu namorado e os dois em conjunto fazerem um crédito à habitação para comprar um novo apartamento?
  7.  # 8

    Colocado por: smstE não será mais simples você doar 50% desse apartamento ao seu namorado e os dois em conjunto fazerem um crédito à habitação para comprar um novo apartamento?

    Peço desculpa,

    1-mas XM_Santos não veio cá esclarecer...assim não podemos ajudar muito.

    2-Essa opção, não se consubstancia em nenhum capital pronto para investir.

    3-dessa forma o namorado ficava como titular nas 2 casas...
  8.  # 9

    Colocado por: PalhavaOu então fazer uma doação de metade indivisa do apartamento inicial, pois o filho pode não ter condições para obter um empréstimo.

    Se doasse ao filho 1/2 do apartamento, ele depois podia vender essa metade ao namorado, obtendo os benefícios de vender 1/2 de HPP comprando em seguida outra HPP.

    No entanto se houver algum crédito a decorrer para o apartamento inicial a margem financeira poderá não ser assim tão grande e tudo dependerá de aprovação pelo banco.
  9.  # 10

    Para uma "operação" desta natureza tem de se informar o fisco da doação do apartamento final(150k) ao filho de alguma forma?
    Ou basta comprar colocando no nome do filho?
 
0.0142 seg. NEW