Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: CMartinOlá DR, não sei se se refere ao caso do meu exemplo. Mas, para nos situarmos melhor, o apartamento tem 65m2. A sala (estar, jantar e cozinha) que me lembre ou não chega aos 20m2, ou quanto muito, tem os 20.
    Formas de vida. O espaço chega. A ilha chega. No fundo, não falta nada.
    La esta, nesse caso esta muito bem!
    Em moradia nova ja nao diria O mesmo.
    •  
      CMartin
    • 18 novembro 2020 editado

     # 62

    rjm e DR, e todos, na minha opinião, há demasiados constrangimentos nos pensamentos sobre o habitar no fórum, as casas e, mais ainda, as casas e os hábitos dos outros, que não são os nossos, e, talvez, por essa razão, nos parecem estranhos. São opções das pessoas, de todos nós.
    Quem vive quase um dia a dia pelo mundo, vive de forma diferente e tem necessidades e hábitos diferentes de quem, por exemplo, vive uma vida numa casa num sítio fixo.
    Há que saber aceitar estas diferenças, de vidas, de gostos, de hábitos e de necessidades. As pessoas já não são as que julgamos sempre ser, e muito menos ao nosso espelho. Aceitemos isso, apenas, nos outros, e dos outros, para connosco. Nada é de estranhar ! 😊 Saem do hábito, deshabitem, deshabituem e repensem com frescura o que cabe a cada um, cada um é livre de saber😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  2.  # 63

    Colocado por: rjmpires
    Mais estranho ainda é ser uma placa de indução e não uma a gás


    Eu prefiro a placa de indução mas... Não sou cozinheiro profissional.
    Lido com muitos cozinheiros e não conheço 1 que abdique de ter placa a gás em casa.
    • DR1982
    • 18 novembro 2020 editado

     # 64

    Compreendo perfeitamente o que diz, em parte concordo, alias nao ha muito tempo admiti que é muito facil dar mos opinião com base no nosso gosto/vivência, e que como é óbvio todos temos gostos e habitos diferentes.

    Neste caso em específico a ilha que publicou é suficiente, serve, e com as limitações de espaço que falou ate acho que esteja muito bem, ainda assim nao deixa de ser uma ilha acanhada, com pouco espaço entre a placa e lava louça, acho qur havendo possibilidade para qualquer pessoa Que cozinhe preferia uma ilha maior
    •  
      CMartin
    • 18 novembro 2020 editado

     # 65

    Colocado por: Ajnt1985Lido com muitos cozinheiros

    Não é cozinheiro o senhor em causa.
    •  
      CMartin
    • 18 novembro 2020 editado

     # 66

    Colocado por: DR1982Compreendo perfeitamente o que diz, em parte concordo, alias nao ha muito tempo admiti que é muito facil dar mos opinião com base no nosso gosto/vivência, e que como é óbvio todos temos gostos e habitos diferentes.

    No fundo, é isto, sim, o que eu penso também, sempre, e, cada vez mais me deparo com a convivência com esta realidade, deixei, por isso, de tentar compreender sempre os pedidos que por vezes nos fazem à luz da minha realidade ou da minha preferência. Apenas, agora, faço por abraçá-la, a realidade dos outros, e ir buscar a eles, a esses inusitados, inspiração para o programa.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 67

    Colocado por: DR1982Compreendo perfeitamente o que diz, em parte concordo, alias nao ha muito tempo admiti que é muito facil dar mos opinião com base no nosso gosto/vivência, e que como é óbvio todos temos gostos e habitos diferentes.


    E muitas das vezes nem se trata de gostar ou não gostar.
    Dadas certas circunstâncias, afeiçoamos-nos à casa onde vivemos e tomamos isso como o correcto, o usual, o ideal... mais pela força do hábito do que propriamente pela qualidade da coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin
  4.  # 68

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E muitas das vezes nem se trata de gostar ou não gostar.
    Dadas certas circunstâncias, afeiçoamos-nos à casa onde vivemos e tomamos isso como o correcto, o usual, o ideal... mais pela força do hábito do que propriamente pela qualidade da coisa.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,CMartin
    Sim, eu como ja vivi em muitaas casas acho que ja consigo ter uma ideia melhor daquilo que gosto!
    Embora fossem casas miniatura na maior parte das vezes, com cozinhas a condizer, se calhar por isso é que tenho algum trauma com falta de espaço na zona de cozinhar :)
  5.  # 69

    Colocado por: CMartinCom mestrado em culinária 😊 Um cozinheiro gourmet de mão cheia.


    Colocado por: CMartin
    Não é cozinheiro o senhor em causa.

    Mas é ou não é? 😂



    Colocado por: Ajnt1985

    Eu prefiro a placa de indução mas... Não sou cozinheiro profissional.
    Lido com muitos cozinheiros e não conheço 1 que abdique de ter placa a gás em casa.

    Usei durante estes últimos 8 anos usei placa a gás, mas já estava farto de limpar os bicos a gás.

    Colocado por: CMartinHá que saber aceitar estas diferenças, de vidas, de gostos, de hábitos e de necessidades

    Claro que sim, e é por isso que muitas pessoas vêm ao fórum, para saber as escolhas de pessoas com os mesmos hábitos ou tentar perceber se as suas escolhas serão as corretas.
    O que é certo para uns pode não ser o certo para outros.
    O que não falta é situações em que alguém mete a sua planta da casa e há 20 comentários a dizer.. "vire a casa a sul" ou "não meta os quartos a norte".. e por aí fora.
    Há ideias pré concebidas em todo lado devido às vivências de cada um, é natural no ser humano.
    •  
      CMartin
    • 18 novembro 2020 editado

     # 70

    Pode-se ter mestrado de culinária, ser "cozinheiro" de mão cheia, ou por cozinhar gourmet.
    E, não ser cozinheiro per se. E ou não ser cozinheiro profissional.
    Por gosto, por hobby, por vocação. Para espairecer. É o caso.
  6.  # 71

    Colocado por: rjmpiresClaro que sim, e é por isso que muitas pessoas vêm ao fórum, para saber as escolhas de pessoas com os mesmos hábitos ou tentar perceber se as suas escolhas serão as corretas.

    Sim, na procura nem sempre mas por vezes de uma validação, do certo e do errado.
    •  
      CMartin
    • 18 novembro 2020 editado

     # 72

    Colocado por: rjmpiresO que é certo para uns pode não ser o certo para outros.
    O que não falta é situações em que alguém mete a sua planta da casa e há 20 comentários a dizer.. "vire a casa a sul" ou "não meta os quartos a norte".. e por aí fora.
    Há ideias pré concebidas em todo lado devido às vivências de cada um, é natural no ser humano.

    "Carregamos" demasiado, nos outros e no preenchimento das nossas expectativas pessoais, talvez por vezes profissionais, nas casas dos outros, e, depois, muitas vezes, acabamos por lhes incutir um mal estar com as nossas supostas certezas, que, se formos fazer triagens, muito pouca razão terão de ser. Não sei se é humano. Vou reservar-me o direito de duvidar, de se ter tantas certezas, sempre.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 73

    Colocado por: CMartinNão sei se é humano.

    Para o bem e para o mal.
  8.  # 74

    Colocado por: rjmpires
    Para o bem e para o mal.

    Ninguém nos indigitou. Temos escolha.
  9.  # 75

    Colocado por: CMartin
    Ninguém nos indigitou. Temos escolha.

    Escolhas pessoais sim, mas estava a generalizar à "amostra do fórum"
  10.  # 76

    Colocado por: DR1982eu como ja vivi em muitaas casas acho que ja consigo ter uma ideia melhor daquilo que gosto!


    Ora nem mais. Por vezes basta pensar-se um pouco nas coisas, mas se se teve a oportunidade de experimentar coisas diferentes ao longo da vida, melhor ainda.

    O "saber" não ocupa lugar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  11.  # 77

    Colocado por: Ajnt1985Lido com muitos cozinheiros e não conheço 1 que abdique de ter placa a gás em casa.

    Tal como se mencionou acima (e na cozinha tb se é muito "religioso" por alguns temas), o hábito é uma grande força (para além do factor "destaque").

    Wok só funciona com gas. Para o resto, sinceramente, não estou a ver. Especialmente em ambiente doméstico e pessoal, onde os cuidados e fragilidade de uma placa de indução não são grande factor, já a limpeza sim, por exemplo.

    Mais vezes do que não, é como ter uma máquina fotográfica profissional e tirar fotos em P :)

    Colocado por: rjmpiresClaro que sim, e é por isso que muitas pessoas vêm ao fórum, para saber as escolhas de pessoas com os mesmos hábitos ou tentar perceber se as suas escolhas serão as corretas.
    O que é certo para uns pode não ser o certo para outros.

    Precisamente. O fórum serve para partilharmos as nossas experiências e assim passar outros pontos de vista. Não devemos esperar que cada um execute uma análise imparcial, distante e suficientemente abrangente para se determinar como regra ou metodologia.

    "Eu gosto assim" seguido de uma fundamentação é uma ferramenta muito útil para quem quiser e tiver interesse em ler e interpretar. Às vezes adequa-se ao nosso caso e é uma ideia nova interessante, outras vezes é uma ideia que já tivemos e muitas vezes é uma ideia que não se adequa ou não gostamos.
    A partilha de ideias é isso mesmo.

    A organização da cozinha, independentemente da experiência e locais onde já se viveu, pode ser bem fundamentado numa questão funcional. Depois parte para o gosto individual.

    Ter a placa e cuba na ilha é uma questão de gosto pessoal. Mais importante é a posição e sequencia destes elementos e o respectivo espaço entre eles.

    Usar um portátil na ilha para enviar um email ou teclar no fórum :), ou os miúdos novinhos estudarem ali não me faz confusão. Nem sempre será necessário sacrificar a cuba e placa para isso, mas se assim for, embora eu não o fizesse, percebo o racional.

    Quando o DO está devidamente informado e teve oportunidade de pensar em várias alternativas e pontos de vista, o assunto está fechado, excepto, talvez, se forem opções de tal forma bizarras que possam comprometer a valorização do imóvel... o que me parece rebuscado na disposição de uma cozinha :)
    Concordam com este comentário: SCCorreia, rjmpires, desofiapedro, ricardo.rodrigues
  12.  # 78

    Colocado por: pguilhermeQuando o DO está devidamente informado e teve oportunidade de pensar em várias alternativas e pontos de vista, o assunto está fechado, excepto, talvez, se forem opções de tal forma bizarras que possam comprometer a valorização do imóvel... o que me parece rebuscado na disposição de uma cozinha :)


    Muito BEM!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  13.  # 79

    Colocado por: pguilherme
    Tal como se mencionou acima (e na cozinha tb se é muito "religioso" por alguns temas), o hábito é uma grande força (para além do factor "destaque").

    Wok só funciona com gas. Para o resto, sinceramente, não estou a ver. Especialmente em ambiente doméstico e pessoal, onde os cuidados e fragilidade de uma placa de indução não são grande factor, já a limpeza sim, por exemplo.

    Mais vezes do que não, é como ter uma máquina fotográfica profissional e tirar fotos em P :)


    Penso que o bico a gás tem mais potência calorífica que a indução mas até pode ser por estarem tão habituados a trabalhar com gás mas se falares com cozinheiros todos te dizem que preferem a gás.

    Eu pela limpeza e até pela parte estética prefiro indução.
  14.  # 80

    Colocado por: Ajnt1985

    Penso que o bico a gás tem mais potência calorífica que a indução mas até pode ser por estarem tão habituados a trabalhar com gás mas se falares com cozinheiros todos te dizem que preferem a gás.

    Eu pela limpeza e até pela parte estética prefiro indução.

    Por vezes não se trata de potência mas sim de modelação, a chama permite coisas que a indução não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
 
0.0334 seg. NEW