Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: rjmpires
    Por vezes não se trata de potência mas sim de modelação, a chama permite coisas que a indução não.


    É a mesma visão que tenho, acho que permite uma maior versatilidade a quem faz cozinha profissional, principalmente quando em larga escala, mas é uma visão e vale o que vale, cada profissional de cozinha dps terá a sua experiência/preferência. Eu gosto de cozinhar a gás, mas tenho placa de indução por ser prático na limpeza e mais seguro.
  2.  # 82

    eu, já não quero outra coisa... A indução/ hi-light, para mim, e cozinheiro de recreio, as desvantagens destas são sempre inferiores às desvantagens que vejo no Gás.

    Pelo que o gás já ficou preterido à muito tempo. Não menos verdade que dependendo do tipo de cozinha que se pratica habitualmente, não ter gás pode ser complicado.

    Por isso é que as coisas são afinadas caso a caso.
  3.  # 83

    Eu também tenho indução agora, e confesso que ainda não me adaptei muito bem a alguns pratos, estufados por exemplo, ainda não consegui deixar com aquela cor bonita e molhinho grosso, irrita-me, fica sempre com água a mais, porque com gás muitas vezes cozinhava sem a tampa da panela e agora não pode ser, o que faz com que a água não se evapore.
  4.  # 84

    O que mais me irrita na indução é ao levantar da placa a frigideira/tacho ela automaticamente desliga aquele bico.. há certos preparos que gosto de fazer e que o fazia com a frigideira inclinada ou só para cozinhar numa ponta ou coisa parecida.. só me apetece chamar nomes à placa.
  5.  # 85

    Colocado por: Ana_Dadoagora não pode ser,

    Então porquê!? deixe a tampa entre aberta e meta numa potencia baixa... de modo a que mantenha o borbulhar.
  6.  # 86

    Colocado por: Pedro Barradas
    Então porquê!? deixe a tampa entre aberta e meta numa potencia baixa... de modo a que mantenha o borbulhar.


    Lá está, a tampa tem de estar lá, senão fico com o exaustor cheio de gotas do vapor, com gás isso não acontecia.
    Eu faço isso, mas não consigo que o molho engrosse, porque estão sempre a cair as gotas da tampa para dentro da panela, ou então eu é que sou naba. :D
  7.  # 87

    Colocado por: Ana_DadoEu faço isso, mas não consigo que o molho engrosse,

    uns pozinhos de espessante = farinha de trigo ou maizena. deve também , rever a quantidade de liquido... pois se calhar tem de reduzir. Sim, é verdade evapora muito menos, as paredes dos tachos não aquecem como no gás..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Dado
  8.  # 88

    Colocado por: rjmpiresPor vezes não se trata de potência mas sim de modelação, a chama permite coisas que a indução não.

    Pode elaborar ou exemplificar?
  9.  # 89

    Colocado por: rjmpiresO que mais me irrita na indução é ao levantar da placa a frigideira/tacho ela automaticamente desliga aquele bico.

    Desliga ou fica a piscar em forma de alerta? Nas que tenho operador, alertam durante um pouco (1 min, talvez 2, mas não mais) antes de cortarem energia.

    O evitar agitar a frigideira ao arrasta-la para frente e para trás é um hábito, sem dúvida. Pode riscar a placa ou assim. Não costumo ter grande cuidado, mas evito estes movimentos mais agressivos. Agora, mesmo em gás, levanto a frigideira quando quero abanar.

    Tb não se pode mexer continuamente, pois perde o aquecimento... mas normalmente não passo muito tempo neste movimento.

    Colocado por: Ana_DadoEu também tenho indução agora, e confesso que ainda não me adaptei muito bem a alguns pratos, estufados por exemplo, ainda não consegui deixar com aquela cor bonita e molhinho grosso, irrita-me, fica sempre com água a mais, porque com gás muitas vezes cozinhava sem a tampa da panela e agora não pode ser, o que faz com que a água não se evapore.

    Uma das grandes vantagens de gas é que não é preciso conhecer a placa para se ter noção da energia a ser aplicada, basta olhar para a chama. Com placa, é preciso conhecer um pouco... saber se está demasiado forte ou demasiado fraco. Mas com indução é quase instantaneo dá para conhecer o aparelho rapidamente. Já as vitrocerâmicas detesto... :(
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  10.  # 90

    Colocado por: pguilherme
    Pode elaborar ou exemplificar?

    Controlo ilimitado da chama e da temperatura tal como do formato e material do recipiente em que vai cozinhar.
    Reduzir certos molhos na indução fica difícil.
      Screenshot_20201119_114442_com.google.android.youtube_1.jpg
  11.  # 91

    Colocado por: pguilhermeJá as vitrocerâmicas detesto... :(

    eu tenho uma vtro faz 17 anos... ainda não avariou, é utilizada praticamente todos os dias ao almoço e ao jantar... vinha do gás. e custou uns 2 meses a afinar a coisa. Mas com indução é relamente melhor, em particular o BOOSter, que a minha não tem possibilidade. e mais segurança.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  12.  # 92

    Colocado por: rjmpiresReduzir certos molhos na indução fica difícil.

    Era mais isto que procurava :)

    Nunca me deparei com essa dificuldade.
    Faço basting sem grande problema, omelette francesa, etc.
    A redução é a evaporação do conteúdo de água, pelo que uma maior superfície até é benéfico.

    Que reduções ou molhos costuma encontrar dificuldade?
    Concordam com este comentário: ACPCastro
  13.  # 93

    Por exemplo se for fazer ameijoas à bulhao pato e quiser reduzir sem ter que retirar as ameijoas na frigideira não consigo.

    Tudo o que envolva inclinar o recipiente não funciona.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  14.  # 94

    Colocado por: Pedro Barradas
    eu tenho uma vtro faz 17 anos... ainda não avariou, é utilizada praticamente todos os dias ao almoço e ao jantar... vinha do gás. e custou uns 2 meses a afinar a coisa. Mas com indução é relamente melhor, em particular o BOOSter, que a minha não tem possibilidade. e mais segurança.
    Concordam com este comentário:pguilherme

    Sem dúvida!
    A vitroceramica tem uma grande inércia. Demora a aquecer e a arrefecer. Se por exemplo tiver algo a ferver, desligo a energia e tiro a panela.... já com aquilo desligado, se voltar a colocar a panela no "bico", volta a fervedura! Afinações são muito difíceis!

    Já com indução é instantâneo, tanto o aquecimento como o arrefecimento, o boost para arrancar é espectáculo! E no fim, como a superficie só fica quente pela condução do próprio tacho, arrefece muito rapidamente o que é mais seguro tanto para adultos como crianças.
    Os ajustes durante a confeção são imediatamente visíveis, o que ajuda imenso a perceber se estamos num nível que queremos.
  15.  # 95

    Colocado por: rjmpiresPor exemplo se for fazer ameijoas à bulhao pato e quiser reduzir sem ter que retirar as ameijoas na frigideira não consigo.

    Tudo o que envolva inclinar o recipiente não funciona.
    Concordam com este comentário:pguilherme

    Bem visto!
    De facto é prático não ter que reservar as ameijoas para reduzir o molho. Em ambiente de restauração um passo a mais e sujar outro elemento (caso pretenda voltar a adicionar as ameijoas para levar à temperatura final), é de facto uma grande desvantagem.
    Em casa não me faz grande diferença esse passo a mais. Com a rapidez da indução, a redução é rápida e pode colocar logo as ameijoas no prato e verter o molho logo já reduzido logo a seguir :)
    Concordam com este comentário: rjmpires
  16.  # 96

    Quando vos leio chego à conclusão que tenho de tirar um curso para aprender a cozinhar com indução! 😂
  17.  # 97

    Nada disso!! É muito fácil e prático!
    Como comecei com vitroceramica, achava que era tudo o mesmo, mas não podia estar mais enganado! Gosto mesmo muito. Inicialmente tinha previsto um bico de gas para a casa nova, mas nesta fase confesso que estou indeciso.
    Já uma chapa, lá terá de ser :)
  18.  # 98

    Colocado por: Ana_DadoQuando vos leio chego à conclusão que tenho de tirar um curso para aprender a cozinhar com indução! 😂


    Pratique mais... A prática leva à perfeição!
  19.  # 99

    Ou então fico-me pelos cozidos que saem sempre bem e têm a sua componente saudável. Isso de molhos no ponto tem cara de que engorda. 😂
  20.  # 100

    Colocado por: Ana_DadoQuando vos leio chego à conclusão que tenho de tirar um curso para aprender a cozinhar com indução! 😂

    Não precisa, as grandes vantagens da indução é a segurança, rapidez, eficiência e limpeza.
    Aquelas questões que eu estava a levantar são "pormenores" de alguém que cozinhou muitos anos num fogão a gás!
    É certo que há sempre uma curva de aprendizagem ao trocar de tecnologias, mas vale a pena a troca.
    A culinária do dia a dia fica mais fácil e prática.

    Também não faço camarões flambé todos dias.. mas que dá espetáculo isso dá, agora tenho de usar o maçarico, o espetáculo perde um pouco a piada 😁
 
0.0318 seg. NEW