Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: RoguA diferença é que a mistura do tout venant com cimento vai ter de ser feita fora do caminho (isto porque o tractor com a fresa não consegue aceder ao caminho). A mistura é feita no topo do caminho, e depois rapidamente espalhada pelo caminho com uma camioneta basculante, nivelada e depois cilindrada.

    Eu já calculava...


    Depois diga mais coisas e obrigado também.
    Concordam com este comentário: Rogu
  2.  # 42

    Quem é que vai executar?
    • Rogu
    • 8 dezembro 2020

     # 43

    Colocado por: barbeiroQuem é que vai executar?


    Uma empresa de terraplanagens...
  3.  # 44

    Colocado por: Rogu

    Uma empresa de terraplanagens...
  4.  # 45

    Olá pode mencionar o nome da empresa, também estou em desespero. Obrigado
    • Rogu
    • 5 fevereiro 2021

     # 46

    Colocado por: ImsgfOlá pode mencionar o nome da empresa, também estou em desespero. Obrigado


    Em que zona está?
    • Rogu
    • 5 fevereiro 2021

     # 47

    É complicado. Já tenho uma empresa de terraplanagens local que me deu um orçamento, mas ainda não executei o caminho. Não me parece que esta empresa se desloque até Silves.
    Fiz um descritivo o melhor que pude sintetizando informação de varias fontes, e consegui obter um bom orçamento. Mas penso que o método constructivo que preconizo não esteja afinado o suficiente para o recomendar. Por esta razão também não avancei ainda com a execução do caminho.

    A conclusão a que cheguei é que a melhor solução é contactar uma empresa de Engenharia de vias de circulação que faça um projecto, em articulação com uma empresa local de terraplanagens. Assim concilia o saber empírico local, com a técnica cientifica de engenheiros. Sai um pouco mais caro mas é forma de garantir que funciona.

    SE me enviar o seu telefone posso ligar-lhe e explicar-lhe um pouco mais sobre o assunto.
  5.  # 48

    os romanos usavam cal
    Concordam com este comentário: vicmorais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
    • Rogu
    • 5 fevereiro 2021 editado

     # 49

    Abaixo segue o descritivo que fiz para a realização do caminho.
    Como disse acima penso que o método constructivo que preconizo não esteja afinado o suficiente para o recomendar.
    É o melhor que consegui fazer de uma forma empírica.

    A melhor solução é contactar uma empresa de Engenharia de vias de circulação que faça um projecto, em articulação com uma empresa local de terraplanagens. Assim concilia o saber empírico local, com a técnica cientifica de engenheiros. Sai um pouco mais caro mas é forma de garantir que funciona.


    Orçamento para beneficiação de caminho existente

    Orçamento referente a obra de pequena beneficiação de caminho existente.

    Resumo
    A obra visa permitir o acesso de automóveis ligeiros para passageiros,assim como de pequenas carrinhas de transportes de materiais no âmbito da reabilitação da habitação existente no terreno em questão. O processo a utilizar garante uma solução semi-permeável garantindo o respeito da legislação em vigor no âmbito da REN.

    Metodologia Geral
    O caminho existente será revestido com uma camada de tout-venant semi-estabilizado com cerca de 4% de cimento, e água, garantindo assim a infiltração das águas no solo, e possibilitando um acesso seguro à habitação. A espessura da camada de tout venat será de cerca de 10 cm.

    Dada a forte inclinação do caminho (12% nos troços mais acentuados) esta solução permite, sendo semi-permeável, uma resistência à erosão hídrica, e à erosão causada pelo trânsito automóvel, garantindo suficiente tração e aderência para uma segura circulação automóvel.

    Este orçamento inclui:

    -Raspagem do caminho, para melhorar o nivelamento, pendentes de escoamento de águas, e características da superfície do caminho, eliminando as ervas e matéria orgânica existentes. Preparando assim a base para aplicação do tout-venant e tout-venant estabilizado;

    -Ligeira terraplanagem do terreno, junto da habitação existente de forma a criar uma zona plana de estacionamento e manobra de inversão de marcha para automóveis ligeiros, e pequenas carrinhas de transportes de materiais, conforme desenhos em anexo;

    -Ligeiras terraplanagens ao longo do caminho para garantir sempre uma zona de circulação com 3 metros de largura, e uma zona para o cruzamento de 2 viaturas a meio do caminho com cerca de 5,3 metros de largura, conforme desenhos em anexo;

    -Reparação das valetas existentes de forma a garantir um perfeito escoamento das águas pluviais, prevenindo assim a erosão hídrica do caminho, conforme desenhos em anexo;

    -Criação de novas valetas de escoamento de águas nos troços de caminho alterados, conforme desenhos;

    -Aplicação de um tubo de escoamento de águas subterrâneo ao nível da curva do caminho;

    -Aplicação de tout venant estabilizado com cimento, com cerca de 10cm de espessura, nas zonas mais inclinadas do caminho, conforme indicado nos desenhos em anexo. As zonas mais inclinadas têm cerca de 335m2 e 80m2, perfazendo um total de 415m2;

    -Aplicação de tout-venant com cerca de 10cm de espessura, nas zonas menos inclinadas do caminho, conforme indicado nos desenhos em anexo. As zonas mais inclinadas têm cerca de 196m2 e 125m2, perfazendo um total de 321m2;

    -O processo construtivo para a realização de tout venat estabilizado é o seguinte:

    »O teor de cimento ronda os 4% em peso seco do tout venant;
    »O teor de água rondará os 20 a 30 mil litros de água;
    »O teor da mistura deverá ser aferido no início da obra conforme as condicionantes desta e tipos de materiais utilizados;
    »Será realizado um pequeno trecho experimental com dimensão suficiente para aferição de funcionamento do processo construtivo;

    »A mistura entre o tout-venant, o cimento e uma pequena proporção de água, será feita numa betoneira misturadora e vertida rapidamente sobre o caminho, antes do início do processo de cura. Este processo deverá ser feito com tempo seco;
    »Passagem de uma motoniveladora de forma nivelar o caminho, realizando correctamente as pendentes de evacuação de águas, assim como as valetas, e outros acabamentos;
    »Especial atenção deverá ser dada às bermas do caminho de forma a não obstruir as valetas existentes, e os remates do caminho não esboroarem;
    »Passagens de um cilindro vibratório de alta potência de 10 ou 20 toneladas para compactar bem o caminho;
    »Realizar cerca de 10 passagens de rega com água;
    »Deixar o piso sem utilização durante 22 dias para que a cura do cimento seja efectuada;

    -Nos restantes troços com pouca inclinação a aplicação de tout venat não estabilizado com cimento, será o processo normal, com devida compactação através de cilindro vibratório de alta potência. Especial atenção será dada ao remate de articulação entre os 2 tipos de pavimento;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  6.  # 50

    Rogu como está a obra?? Felizmente recomendaram me está discussão, era mesmo o que precisava. Acho que encontrei uma boa solução para o meu problema:)
    • Rogu
    • 12 abril 2021

     # 51

    Colocado por: vicmoraisRogu como está a obra?? Felizmente recomendaram me está discussão, era mesmo o que precisava. Acho que encontrei uma boa solução para o meu problema:)


    Caro Vic Morais,
    Ainda não iniciem a obra...ainda não sei quando a vou fazer.

    Quer partilhar aqui no fórum qual foi a boa solução que encontrou?
    Pode ser útil para outros que tenham este problema.

    Obrigado
  7.  # 52

    Encontrei aqui no seu topico, eu tinha acabado de abrir o https://forumdacasa.com/comments.php?DiscussionID=78519 com um problema semelhante quando fui direcionado para aqui. Sem duvida que o tout venant com cimento, me parece uma boa solução. Seguido deste toopico ainda passou a fazer mais sentido https://forumdacasa.com/discussion/3006/1/tout-venant/.

    Eu no meu caso só não mesmo descaracterizar o monte criando ali um caminho acimentado. Por isso primeiro vou bater bem o caminho e criar declive para as bordas de forma a permitir que a agua escorra para a valeta e vamos ver como é que corre. Se correr mal a seguir vou fazer tambem o que está a tentar. Qme fizer primeiro partilha o resultado
    • Rogu
    • 12 abril 2021

     # 53

    Ok Vic Morais,
    Sim assim que realizar a obra partilharei aqui o resultado e comentários.
    Tenha cuidado que o solo tem de ficar permeável senão poderá ter problemas com CCDR Alentejo...
  8.  # 54

    Colocado por: RoguOk Vic Morais,
    Sim assim que realizar a obra partilharei aqui o resultado e comentários.
    Tenha cuidado que o solo tem de ficar permeável senão poderá ter problemas com CCDR Alentejo...


    Nem eu quero de outra forma, por mim era o mais natural possivel. Mas sei que no inverno vai ser impossivel subir aquilo sem lama como está
  9.  # 55

    Rogu no entanto ja pensei em fazer também tipo esta imagem.
    Colocar so grelha de enrelvamente de betão no sitio das rodas duas linhas, sem ser cimentada por directamente na terra, com a ajuda do tout venat, é impermiavel, a grelha não é muito cara e resolve o problema dos carros subirem.
      Capture.PNG
    • Rogu
    • 12 abril 2021

     # 56

    Pois isso depende da área que tem de pavimentar.
    Se for uma área pequena é uma óptima solução.
    Veja bem o que é preciso para "calçar" bem as grelhas de enrelvamento. Ligue para a Artebel que eles explicam-lhe como fazer.
    Essas grelhas enrelvamento custam cerca de 5€/m2 s/IVA, mais mão de obra, serão mais 5€/m2, no total cerca de 11€/m2.

    Se for uma área muito grande o tout venat misturado com cimento sai mais barato...

    Pois a grelha de enrelvamento num caminho inclinado tem de ser bem fixa com lancis laterias e transversais...
 
0.0251 seg. NEW