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    • Rogu
    • há 5 dias editado

     # 1

    Pretendo remodelar um caminho de acesso a uma casa no campo.
    O caminho é muito inclinado, o que torna muito complicado o acesso com um automóvel normal.

    A base do caminho foi aberta com uma maquina à já alguns anos, num terreno xistoso da serra Algarvia, constituindo uma boa base rígida para o caminho. (Lajes de xisto e brita de xisto)

    Qual acham a melhor solução em termos de qualidade/preço para pavimentar este caminho:

    -Massame Armado
    qual a espessura
    qual a dimensão das armadura
    preços?

    -Asflato sobre brita
    Que tipo de brita, que espessura
    Que tipo de asfalto?
    preços?

    O caminho tem 135 x 3metros= 405m2
    Obrigado pela vossa atenção...
      20201102_120417.jpg
  1.  # 2

    Seja betão seja asfalto não pode fazer isso sem projeto.

    Em betão conte com 25€/m2 para 15cm espessura e precisa de um cilindro para compactar isso

    Para ficar bem servido e gastar metade uma caixa de 20cm de tour venant e geotextil bem compactado não carece de projeto
    • Rogu
    • há 5 dias editado

     # 3

    Obrigado Ricardo.
    Pois, como o betão ou o asfalto vão impermeabilizar o solo é necessário um projecto de licenciamento junto da Câmara Municipal, é isso?

    Já tinha pensado nessa solução do tout-venant, mas tenho receio que as chuvas arrastem o tout-venat pelo caminho abaixo, e que os automóveis derrapem ao subirem... :(

    O Ricardo aconselha uma camada de 20cm de tout venat sobre geotextil, correcto? Acha que se aguenta?
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hucruz
  2.  # 4

    Se o terreno por baixo for duro aguenta.

    Geotextil a sério de 400gr/m2

    Já fiz isso num parque de estacionamento usado por uma centena de carros todos os dias e ainda lá está
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu
    • Imsgf
    • há 4 dias editado

     # 5

    Rogu, já encontrou alguma solução que consiga partilhar, tenho o mesmo problema. Obrigado
    • Rogu
    • há 3 dias editado

     # 6

    Colocado por: RicardoPortoSe o terreno por baixo for duro aguenta.

    Geotextil a sério de 400gr/m2

    Já fiz isso num parque de estacionamento usado por uma centena de carros todos os dias e ainda lá está
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rogu

    Caro Ricardo Porto, será que me pode dar uma ajuda com o projecto?
    Essa sugestão do tout venant com geotextil por baixo era o ideal, isto no meu caso pois realmente não me convem impermeabilizar o solo.
    Mas como o terreno tem bastante pendente, cerca de 12°, tenho receio que as chuvas acabem por levar o tout venat, e que os carros derrapem ao subir...

    Sugeriram-me também tout-venat caldeado. Que é tout venant misturado com argammasa de cal, que também é permeável... O caldeamento agarra o tout venant...
  3.  # 7

    Colocado por: ImsgfRogu, já encontrou alguma solução que consiga partilhar, tenho o mesmo problema. Obrigado


    Caro Imsgf,
    Ainda não encontrei uma solução definitiva, continuo a investigar. Não é fácil. Assim que encontra algo partilharei aqui. Se quiser trocar impressões sobre o assunto envie-me o seu telefone por mensagem...
  4.  # 8

    Colocado por: Rogu
    Caro Ricardo Porto, será que me pode dar uma ajuda com o projecto?
    Essa sugestão do tout venant com geotextil por baixo era o ideal, isto no meu caso pois realmente não me convem impermeabilizar o solo.
    Mas como o terreno tem bastante pendente, cerca de 12°, tenho receio que as chuvas acabem por levar o tout venat, e que os carros derrapem ao subir...

    Sugeriram-me também tout-venat caldeado. Que é tout venant misturado com argammasa de cal, que também é permeável... O caldeamento agarra o tout venant...


    Se tem pendente o melhor é fazer um solo-cimento.

    Mistura o tour venant em cordão com cimento em pó e água com fartura a compactar. Fica barato uma cisterna dos bombeiros

    http://www.ippatrimonio.pt/sites/default/files/cet/15-01_jan_2009.pdf
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 9

    Mas o terreno onde está o caminho pertence a quem?
  6.  # 10

    Colocado por: ParamonteMas o terreno onde está o caminho pertence a quem?

    pelo descrito é dentro da propriedade
  7.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoSe tem pendente o melhor é fazer um solo-cimento.

    Mistura o tour venant em cordão com cimento em pó e água com fartura a compactar. Fica barato uma cisterna dos bombeiros

    http://www.ippatrimonio.pt/sites/default/files/cet/15-01_jan_2009.pdf


    concordo, e não se esqueça do mais importnate as valetas para recolha e encaminhamento das aguas( em particular das barreiras adjacentes) e as pendentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu
  8.  # 12

    Veja lá se isso não precisa de parecer da icnf ou da ren
  9.  # 13

    Colocado por: callinasVeja lá se isso não precisa de parecer da icnf ou da ren


    Se o caminho for impermeável precisa de parecer da REN e Câmara Municipal, se for permeável pode ser considerado um pequeno melhoramento...
    Uma coisa é refazer o caminho com betão ou asfalto outra é, deitar uma camada de tout venant por cima para melhorar o caminho...
    Obrigado pelos vossos comentários e apoio...
  10.  # 14

    Colocado por: RicardoPorto

    Se tem pendente o melhor é fazer um solo-cimento.

    Mistura o tour venant em cordão com cimento em pó e água com fartura a compactar. Fica barato uma cisterna dos bombeiros

    http://www.ippatrimonio.pt/sites/default/files/cet/15-01_jan_2009.pdf
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Muito obrigado pelo apoio Ricardo Porto,
    E essa Mistura de tout venant em cordão com cimento em pó e água, é permeável ou impermeável?
    uma cisterna dos bombeiros? Não percebo...
  11.  # 15

    Permeável. Porque vai precisar de 20 ou 30 mil litros de água..
    • Rogu
    • há 2 dias editado

     # 16

    Colocado por: RicardoPortoPermeável. Porque vai precisar de 20 ou 30 mil litros de água..


    Ricardo desculpe a minha ignorância...não tenho nenhuma experiencia neste tipo de processos.

    Resumindo, a solução seria:
    -Tout-venant misturado com cimento e água.
    Qual seria a proporção? 4 sacas de cimento por cada m3 de tout-venant, e que quantidade de água?
    A mistura seria feita em betoneira e depois vertida no solo? Ou espalha-se o tout-venant no solo e depois deita-se o cimento e agua por cima?
    É necessário compactação com cilindro? em que momento?
    Qual a quantidade necessária de tout-venat, cimento e água por cada m2 de caminho?
    Qual a altura total necessária? 5cm? 10 cm?

    A introdução de uma malha sol tipo CQ 30 //150 Ø3mm poderia ajudar a tornar a solução mais resistente?

    -Esta solução pode ser considerada permeável? isto para efeitos das autoridades competentes (Câmara e CCDR) considerarem esta solução, uma solução "permeável" que não carece de licenciamento?

    Será que me poderia depois ajudar a fazer uma memoria descritiva, caderno de encargos ou medições para eu pedir preço a empreiteiros? Isso seria remunerado, claro.

    Muito obrigado pela atenção dispensada
  12.  # 17

    Colocado por: RoguA introdução de uma malha sol tipo CQ 30 //150 Ø3mm poderia ajudar a tornar a solução mais resistente?
    não invente!!!

    Que raio. arranje um empreiteiro habituado a fazer manutenção de caminhos rurais.
  13.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradasnão invente!!!

    Que raio. arranje um empreiteiro habituado a fazer manutenção de caminhos rurais.


    Pedro tem toda a razão, estou a tentar inventar.
    Já falei com duas empresas de terraplanagens, uma delas que costuma fazer a manutenção dos caminhos municipais. Não me conseguiram dar resposta. Sugeriram-me massame armado, ou "tout-venant caldeado", só tout venant dizem que se vai com as chuvas. Mas não me conseguiram dizer se as soluções são permeáveis ou não, se são legais face à CCDR ou não.

    Já falei também com um engenheiro, que me sugeriu tout-venant misturado com cimento, à proporção de 4 sacas de 25kg de cimento, por cada m3 de tout-venant, com 10cm de espessura, e armado com uma malha sol CQ 30 //150 Ø3mm.
    Mas também não me soube dizer se isto é considerado permeável ou não. Apenas que é semipermeável...

    Está difícil :( e tenho de arranjar uma solução rápida,help!
  14.  # 19

    Alguem sabe a quem posso recorrer?

    Um engenheiro de estradas e caminhos, uma empresa profissional de caminhos?

    Aqui na zona de Tavira há pouca coisa... :(
  15.  # 20

    procure por empresas de terraplenagens/ terraplanagens... dÊ um avolta nas redondezas e veja se há pessoal com máquinas?
    Na Junta de freguesia... há sempre contactos.
    Numa casa de materiais de construção, pergunte contactos de pessoal que faça movimentações de terras e terraplenagens...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu