Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Quero retirar um telhado de um anexo, daquelas placas cinzento escuro, com cerca de 25 anos.
    Como sei se tem amianto? Que precauções devo ter?
    Obrigado
  2.  # 2

    Pode colocar fotos?
  3.  # 3

    Se forem chapas de fibrocimento com 25 anos é provável que contenham amianto.
    Deve elaborar ou mandar elaborar, um Plano de trabalhos que será submetido à ACT e aguardar pela respetiva autorização de trabalhos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: zalleBoas,

    Quero retirar um telhado de um anexo, daquelas placas cinzento escuro, com cerca de 25 anos.
    Como sei se tem amianto? Que precauções devo ter?
    Obrigado

    Tente saber se a sua Camara Municipal faz a recolha desse tipo de material primeiro (aqui na minha zona fazem).
    Use uma máscara apropriada e óculos de proteção, não parta as telhas e tenha o máximo de cuidado para evitar a libertação de poeiras.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmpiresaqui na minha zona fazem)

    Aceitam o material sem haver um Plano de retirada e a autorização da ACT?
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpiresUse uma máscara apropriada e óculos de proteção, não parta as telhas e tenha o máximo de cuidado para evitar a libertação de poeiras.

    Humedecer as telhas antes, para prevenir libertação de particulas.

    Mas:

    Colocado por: zedasilvaDeve elaborar ou mandar elaborar, um Plano de trabalhos que será submetido à ACT e aguardar pela respetiva autorização de trabalhos.
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Aceitam o material sem haver um Plano de retirada e a autorização da ACT?

    Não encontrei essa informação no site da minha CM, mas tem aqui o que diz na de Setúbal.
    Pelo texto dá a entender que nas obras que o Zé frequenta o trato é diferente.

    "A Câmara Municipal de Setúbal recolhe os MCA em obras particulares que não careçam de licenciamento ou comunicação prévia, nos termos do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação. É, no entanto, imprescindível que estejam selados e identificados como Materiais Contendo Amianto de modo a que se possa fazer o transporte de modo seguro e legal."
  8.  # 8

    mais vale assim do que exigirem tudo e mais umas botas e o material é deixado aí em qq lado!!! Assim sempre é encaminhado!
    Concordam com este comentário: SS1128, rjmpires
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradasmais vale assim do que exigirem tudo e mais umas botas e o material é deixado aí em qq lado!!! Assim sempre é encaminhado!
    Concordam com este comentário:SS1128,rjmpires

    Nos últimos anos foi feito um esforço pela CM e pelas Juntas de Freguesia para acabar com os entulhos perto dos baldes do lixo, é um recurso que beneficia todos.
  10.  # 10

    Malta, isto vem em boa altura!
    O amianto pode ser utilizado em quê?
    Como posso saber se o prédio onde estou tem amianto?
    No googlemaps o telhado é telha normal, laranja. Deduzo que não haja nas telhas... Mas e no resto? Poderá haver amianto algures por aqui?
  11.  # 11

    Oh pá não stresses com isso.

    Colocado por: casinhaDaAvoComo posso saber se o prédio onde estou tem amianto?



    Pesquisa aqui no forum que exitem topicos sobre o assunto.
    •  
      RRoxx
    • 23 novembro 2020 editado

     # 12

    desde telhas a condutas de água...

    Se o seu telhado estiver estável é deixa-lo estar e recobrir as telhas para evitar a deterioração (sendo cor de laranja não deverá ter amianto, que eu conheça a lusalite e os outros fabricantes não produziam telhas coloridas), isto para não ter de dar um rim ao ACT e á APA.

    Caso tenha a sorte da sua CM ser como a do rjmpires, é aproveitar e remover. Se o custo compensar, claro.
  12.  # 13

    Colocado por: RRoxxdesde telhas a condutas de água...

    Passando por isolamentos termicos em HVAC, incorporação de fibras em mosaicos de linóleo...etc..
  13.  # 14

    Aqui está a foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
      Screenshot_20201123-234933_Gallery.jpg
    •  
      RRoxx
    • 24 novembro 2020

     # 15

    Isso tem todo o ar de lusalite envelhecida.

    Em teoria só pode ser removida por pessoal com formação específica, após projecto e comunicação ao act e á apa, que eles próprios elaboram.

    Mas com esta da cm Setúbal, provavelmente deveria informar-se na cm do seu município.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 16

    zalle, quantos m2 são no total para retirar?
  15.  # 17

    sendo de data aproximada a 1995, é muito provável que contenham fibras de amianto.
    Pode pintar as chapas com um encapsulante... mas antes tem de as lavar.
 
0.0163 seg. NEW