Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Adquiri uma casa no Alentejo, com mais de 100 anos, em que as paredes são em terra, com várias fileira de pedras.
    Na remodelação e quando se estava a efetuar os roços para a instalação elétrica, o reboco (penso que em massa de cal, começou a abrir e saía facilmente. Por sugestão descaram-se as paredes todas e ficaram em bruto (terra).

    Qual a melhor solução para as reparar/reboco, uma vez que me disseram que o cimento não agarra:

    1. Colocar uma rede/malha de arame/vidro diretamente na parede (em terra e com irregularidades), salpicar a rede com chupisco para este tipo de material, sendo o reboco feito com cal hidráulica, também para este material;

    2. Forrar as paredes a Pladur hidrofago,

    Apresento estas soluções, não por ser um profissional nesta matéria, mas por pesquisas efetuadas.

    Agradeço que me elucidem quanto a esta intervenção e qual a melhor solução, se uma das apresentadas, ou outra que considerem mais eficaz.

    Muito obrigado

    Ricardo Barata
      IMG_20201122_180516.jpg
      IMG_20201122_180529.jpg
      IMG_20201122_180616.jpg
  2.  # 2

    Argamassas de cal, não precisa de pregagens algumas.

    Tem da SECIL esquemas apropriados ( reabilita cal) com argamassas compatíveis e pre-doseadas.
    Depois na tinta, atenção idealmente tintas de silicatos.
  3.  # 3

    isso chama-se paredes em taipa. e tam ai também algumas paredes divisórias em tijolo burro.

    Aconselho-o a usar uma argamssa especial pelo mneos nos 1 m, devido aos salitre e humidades. tem lá também da SECIL.

    O revestimento de pavimento, se conseguir não meter pavimentos vidrados era melhor, pois isso precisa de respirar e evaporar.
  4.  # 4

    Sr. Pedro Barradas,
    Obrigado pela sua pronta resposta.

    Não sei se fiz bem picar toda a parede...

    Então aconselha a não colocar a malha ou rede, nem o chupisco. Só a massa de cal?

    Poderia indicar-me o nome exato do produto, pois já vi vários, e os passos a fazer no respeita a intervenção da parede.

    Quando diz massa especial a 1m a que se refere?

    O pavimento será em baldosas, rústico alentejano.

    Desculpe as minhas questões, mas não percebo nada.

    Obrigado, uma vez mais
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo18072022CReboco térmico, regulariza, melhora o isolamento térmico, não arde, boa permeabilidade ao vapor de água, totalmente mineral, etc.
    https://boramit.pt/

    è tambem uma opção! e retarda o aparecimento de salitres!!
  6.  # 6

    Colocado por: BaratixPoderia indicar-me o nome exato do produto, pois já vi vários, e os passos a fazer no respeita a intervenção da parede.


    Há vários depende da situação em concreto, somente analizando in loco.

    Mas por exemplo


    Encasque e regularização e remendos sobre outros rebocos antigos à base de cal, em particular em zonas com problemas de sais. pelo menso numa faixa de 1.00m de altura( não podem chapiscar a parede com cimento, senão dão cabo de tudo novamente).
    REABILITA CAL MP
    ARGAMASSA MACROPOROSA PARA ACUMULAÇÃO DE SAIS À BASE EXCLUSIVAMENTE DE CAL HIDRÁULICA NATURAL
    https://secilpro.com/produtos/nossos_produtos/argamassas/reabilitacao/reabilita-cal-mp

    e
    Encasque e regularização e remendos sobre outros rebocos antigos à base de cal, nas restantes zonas acima da faixa de 1.00m de altura( não podem chapiscar a parede com cimento, senão dão cabo de tudo novamente). ( usar a rede de malha de vidro 40x40mm- REABILITA REDE AR 160 )
    REABILITA CAL CS
    Argamassa para a estabilização e homogeneização de alvenarias antigas à base de Cal Hidráulica Natural (NHL).
    https://secilpro.com/produtos/nossos_produtos/argamassas/reabilitacao/reabilita-cal-cs


    para acabamento do reboco, argamssa areada fina.
    REABILITA CAL AC
    Argamassa de acabamento à base de Cal Hidráulica Natural (NHL) para sistemas de reabilitação de alvenarias antigas.
    https://secilpro.com/produtos/solucoes_construtivas/solucoes-de-cal-nhl/paredes/reabilita-cal-ac#produto
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 23 novembro 2020

     # 7

    Eu fazia uma pregagem geral com rede de fibra para criar rugosidade/promover aderencia e utilizava argamassas de cal tipo Kerakoll biocalce/ seciltek reabilita Cal ou diasen Diathonite (só para dar alguns exemplos).

    Mas ha imensas opções de argamassas especificas para esas intervençoes. Alternativamente de modo tradicional uma argamassa de cal hidraulica com tratamento da base.
    Concordam com este comentário: Somar
  7.  # 8

    Então não seria necessário um chapisco para aderir a parede. Basta a cal hidráulica, tipo seciltek.
  8.  # 9

    Então não seria necessário um chapisco para aderir a parede. Basta a cal hidráulica, tipo seciltek.
  9.  # 10

    Se chapisca com cimento lixa isso tudo, tem de humedecer o suporte... antes de utilizar as argamassas e sendo de cal devem ser bem apertadas.

    Senão use a solução do BORAMIT. informe-se como é o esquema. De qq maneira já tem aí lajes em vigotas e betão...
  10.  # 11

    Solução Boramit para o ganho vs qualidade é deitar dinheiro fora.

    Use a solução da SecilTek e fica muito bem servido e com mais € nos bolsos.
  11.  # 12

    Sr. Álvaro Pereira,
    O Seciltek pode ser aplicado diretamente na parede, basta para o reboco, ou tem de entre a parede e o este produto uma malha, em tela de vidro ou em ferro galvanizado, tipo rede, ou tem de levar outro produto para aderir.

    Isto porque me disseram que não havia produtos que ligassem com a terra, daí ter falado no chapisco.

    Muito obrigado
  12.  # 13

    pode ler aqui mais info..
    Tem muita literatura.( veja a bibilografia no final deste PDF)
    https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/5814853/FARIA_LIMA_2018_Rebocos_de_Terra_ARGUMENTUM_prova.pdf
  13.  # 14

    Colocado por: BaratixIsto porque me disseram que não havia produtos que ligassem com a terra,

    Portanto, durante séculos as argamassas de cal e de barro, tiveram que levar algum produto especial...
  14.  # 15

    Colocado por: BaratixQual a melhor solução para as reparar/reboco, uma vez que me disseram que o cimento não agarra:
    todo reboco deve ser à base de cal. nunca cimento.

    a sécil por acaso tem uma linha de soluções para este tipo de construção. felizmente viram que nem tudo se resolve com cimento
  15.  # 16

    Coloque é uma rede galinheiro de dupla torção nesse reboco
  16.  # 17

    Sendo assim, posso colocar a rede de galinheiro dupla, molhar e aplicar produto com cal hidráulica (tipo webercal Clássic, ou o Seciltek (qual o melhor qualidade preço) ou tenho de preencher com um tipo de cal e outro para o reboco. Desculpem a minha insistência, mas indiquem os passos todas a dar, considerando o estado da parede, como demonstram as fotografias. É que a secil tem vários produtos e não sei se a sua aplicação obedece a uma sequência.

    Fiz a maior borrada ter retirado todo o reboco, já percebi que sim.

    Muito obrigado pelos Vossos ensinamentos.
  17.  # 18

    Leia a literatura dos links e do esquema que descrevi. Se quiser.
  18.  # 19

    Colocado por: Baratixmas indiquem os passos todas a dar, considerando o estado da parede, como demonstram as fotografias
    a parede está em excelente estado de conservação.

    Colocado por: BaratixFiz a maior borrada ter retirado todo o reboco, já percebi que sim.
    nem por isso... no entanto, podia ter aproveitado esse reboco e voltado a aplicar o mesmo. bastando depois aplicar um reboco de acabamento mais fino
    Concordam com este comentário: RRoxx, Pedro Barradas
    •  
      RRoxx
    • 24 novembro 2020

     # 20

    Colocado por: RicardoPortoColoque é uma rede galinheiro de dupla torção nesse reboco


    A rede de galinheiro é para fazer capoeiras. Um rede de fibra fixa mecanicamente é mais salubre e durável que ter um metal galvanizado a ser constantemente atacado pelos revestimentos. As argamassas de cal e as terras são altamente porosas.
 
0.0210 seg. NEW