Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola boas a todos, venho solicitar aqui algumas dicas serias sobre condominio?

    Nao sou um perito na area,mas tenho alguns conhecimentos....mas agradecia a ajuda e experiencia

    No meio condominio somos somente 6, imaginem se fossemos mais? temos umas quotas baixas , O administrador que esta ha frente a 6 anos, porque ninguem se disponibilizou, uns por ausencia, outros por pouco interesse?
    O proprio Adm pessoa limitada, ja colocou o lugar diversas vezes ha disposicao, existe um dilema, pois as contas anuais e mensais nao eram apresentadas desde ha 6 anos por escrito, facto esse que ja foi solicitado nas assembleias.Tivemos uma assembleia na semana passada, e foi decidido que em Janeiro se ira decidir por uma novo adm ou uma agencia.

    Caso seja proposto o filho do actual, pois embora nao residente, tem o credito habitacao em seu nome, pode perante a lei por maioria ser eleito?

    Porque ate me apercebi da conveniencia para alguns.....eu como ainda estou ausente....

    Por sinal nesta ultima assembleia, na semana passada o filho apresentou as contas de 2019, mas deu sempre como entrada os valores normais de receita do condominio, mas na realidade eu sei que havia diversos meses em atraso, e esse facto ja lhe manisfestei, pois valores virtuais nao estou de acordo, ate lhe escrevi, que seria preferivel, apresentar mensalmente - 20,00 Fraccao X, mesmo que depois fosse liquidado, mas nao me respondeu, pois penso ser legitimo todos saberem que deve ou como estao as contas?

    Eu ja tinha proposto uma agencia, pelo menos por 12 meses para ver como seria a gestao, pois aqui o que esta em causa sao 2 condominos, que apresentam as quotas sempre em atraso 4,5,6 meses desde ha 2 anos e sempre que eu insisto para uma reuniao anual, fazem a liquidacao total ou parcial das quotas antes.Porque em agosto, conduzi a ata , e mencionei os montantes em divida e nomes com prazos, sei que criei inimigos....Pois tenho uma conduta muita correcta e sou apologista de fazer bem e depressa....entretanto decidi oferecer em outubro um video sensor e luz de presenca na entrada, depois de falar com a actual Adm, e tratei da sua instalacao imediata(esta semana), despesas que o condominio me liquidou.

    E normal ou correcto o meu vizinho e advogado que e sempre um dos prevaricadores por desleixo como ele diz, nao ter mencionada na ata que um benevolo ofereceu o tal sensor? A dita acta ainda nao foi assinada, tambem nao quero os louros para mim.Mas penso sempre em melhorar a nossa qualidade, Como temos um Video-porteiro e intercomunicadores com 19 anos e a camara nao funciona em condicoes, ja propus uma renovacao dos mesmos, mas embora exista dinheiro em caixa, nao existe interesse em gastar 2.000 euros ????, bom nao teria de ser a cores e podia ser menos, mas o meu vizinho ilustre advogado, ate nem lhe interessa o video porteiro, pois nao tem vida social.

    Obrigado
  2.  # 2

    Caso seja proposto o filho do actual, pois embora nao residente, tem o credito habitacao em seu nome, pode perante a lei por maioria ser eleito?


    O administrador não precisa de ser condóminos nem residente. Será nomeado pela assembleia.

    Artigo 1435.° - Administrador
    1- O administrador é eleito e exonerado pela assembleia.

    2- Se a assembleia não eleger administrador, será este nomeado pelo tribunal a requerimento de qualquer dos condóminos.

    3- O administrador pode ser exonerado pelo tribunal, a requerimento de qualquer condómino, quando se mostre que praticou irregularidades ou agiu com negligência no exercício das suas funções.

    4- O cargo de administrador é remunerável, e tanto pode ser desempenhado por um dos condóminos como por terceiro; o período de funções é, salvo disposição em contrário, de um ano, renovável.

    5- O administrador mantém-se em funções até que seja eleito ou nomeado o seu sucessor.


    Por sinal nesta ultima assembleia, na semana passada o filho apresentou as contas de 2019, mas deu sempre como entrada os valores normais de receita do condominio, mas na realidade eu sei que havia diversos meses em atraso, e esse facto ja lhe manisfestei, pois valores virtuais nao estou de acordo, ate lhe escrevi, que seria preferivel, apresentar mensalmente - 20,00 Fraccao X, mesmo que depois fosse liquidado, mas nao me respondeu, pois penso ser legitimo todos saberem que deve ou como estao as contas?


    A realização e apresentação das contas não é para qualquer um. Exige-se um mínimo de conhecimentos contabilísticos que poderão não estar acessíveis ao administrador.
  3.  # 3

    Sim , agradeco os comentarios, mas e ou nao legitimo divulgar mensalmente as fraccoes em negativo...quando nos foi apresentado as contas referentes ao ano de 2019, refiro me ao saldo contas de condominio, sempre o mesmo montante, quando eu sei que as ditas fraccoes estavam em divida meses...Tenho ou nao o direito de pedir a pessoa que na tabela Excel, apresente Fraccao X - 20,00 mes janeiro, repito nunca se aplicou coimas ou juros.Nao estou a falar em colocar na vitrine da entrada os nomes e quotas em atraso..ainda nao se chegou a isso....Mas sei que existe como disse uma conveniencia para seja eleito o filho, pois sabem se fosse eu o adm, estaria em cima das pessoas, nao iria obrigar, ou entrar em conflito,mas seguramente mencionava isso?

    Ponto 2, nao se deve mencionar nas atas que tal e tal equipamento foi instalado por a, b , ou c, para que conste oficialmente.
  4.  # 4

    ...mas e ou nao legitimo divulgar mensalmente as fraccoes em negativo...


    Legítimo será. No meu condomínio só se faz essa divulgação anualmente aquando da apresentação das contas.

    Você poderá pedir ao administrador para incluir essa informação mas ele é livre em não a aceitar, salvo se for a Assembleia a deliberar nesse sentido.
  5.  # 5

    Colocado por: laranasentretanto decidi oferecer em outubro um video sensor e luz de presenca na entrada, depois de falar com a actual Adm, e tratei da sua instalacao imediata(esta semana), despesas que o condominio me liquidou.
    Ofereceu o que?
    Proponha-se para administrador depois pode fazer o que quiser porque os aeus vizinhos não se vão queixar de nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  6.  # 6

    Boas, para o Borabora

    Aqui a questao e exactamente essa, e que em janeiro irei falar...mas parece me que a pessoa que fez o balancete nao esta muito interessada...porque ele sabe que existem 2 que se atrasam meses, mas irei lutar por isso, pois gosto das coisas correctas, e nao deviam omitir mensalmente que esta em débito, deve 1,2,3 meses ok, que esteja mencionado, que pague depois , tudo bem, nesse mes tal..e tal fraccao pagou x meses?

    O problema e que quando estou la, eu trato das coisas na hora e mando reparar com conhecimento do Adm, enfim isto e desgastante....para mudar o trinco manual para eléctrico e um tema.....por 30.00/ 40.00 e uma dor de cabeca...e so o Adm, me pode dar carta verde....O video porteiro tem 19 anos, preto e branco, obsoleto, para convencer esta gente, uma carga de trabalhos, e somos so 6, com quotas baixas, imagine se fossemos 20?
    Parece me que nao querem que as coisas se reparem, nem querem uma empresa , existe muita hipocrisia e conveniencia, e como Presidi no verao passado uma assembleia, e mencionei os nomes e montantes em divida, criei inimigos.....e que aonde esta o mal...em muitos prédios e comum fixarem no hall as quotas em divida, quem cala consente.Se calhar tenho uma visao diferente,mas e a minha maneira de ser, gosto hoje,agora, nao manana?nao e facil
 
0.0147 seg. NEW